Buscar

Aula 1 PRIMEIROS SOCORROS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
PROFª DRª ADRIANA AP. DELLOIAGONO DE PAULA
*
O que significa?
Refere-se ao atendimento prestado a uma vítima de um acidente ou mal súbito. Consiste num primeiro atendimento até que o socorro avançado esteja no local. 
É a ação de que cada cidadão dentro de suas limitações possa ajudar ao outro.
Define-se primeiros socorros como atendimento imediato providenciado à pessoa doente ou ferida e que pode ser realizado pela população em geral.
*
Emergência: Todo caso de emergência vai requerer uma medida imediata, da qual a vida do indivíduo irá depender. As verdadeiras emergências são de ordem vascular (hemorragias), cardiorespiratórias (edema pulmonar agudo, síncope cardíaca), gástricas (torção do estômago, obstrução esofágica) ou neurológicas (comoção cerebral, coma, convulsões), situações que podem, todas elas, levar a um estado de choque, o qual também se verifica nas insolações, internações, nas alergias e nos politraumatismos. 
Urgência: são casos de menor gravidade, mas que devem ser socorridos a tempo para que o indivíduo não tenha complicações mais graves. Exemplo: vômito ou diarréia intensos, ausência de urina por mais de 24hs, convulsão e outros.
*
O SBV é definido como sendo a abordagem inicial da vítima, realizada por leigos capacitados ou profissionais da saúde.
O suporte básico vida (SBV) inclui etapas de socorro à vítima em situação de emergência que represente risco à vida e, em sua maioria, esse atendimento pode ser iniciado no ambiente pré-hospitalar.
Em situações de emergência, a avaliação da vítima e seu atendimento devem ser realizados de forma rápida, objetiva e eficaz, proporcionando aumento da sobrevida e a redução de seqüelas.
*
SEMPRE EXISTIU?
	A preocupação com o manejo de pacientes com trauma tem origem nos 	períodos de guerra, no século XVIII, em que o objetivo implicava apenas o transporte até os hospitais de campanha, sem preocupação com o tratamento durante o trajeto.
	Já as primeiras descrições de serviços não militares de atendimento à vítima de trauma iniciaram no século XX, porém também objetivavam apenas o transporte para o nível hospitalar.
	 Durante a segunda Guerra Mundial, ocorreu a disseminação dos serviços de atendimento à vítima politraumatizada, que marcaram o início do tratamento de pacientes em campo de batalha. Os anos que se seguiram demonstraram a necessidade de serviços especializados em trauma em nível pré-hospitalar de forma adequada, originando no final da década de 60 a estruturação dos Serviços Médicos de Emergência. 
*
É o modelo norte-americano adotado pelo Brasil.
A história dos Sistemas de Emergências Médicas teve seu início em 1966 nos EUA, quando foi publicado um estudo a respeito dos índices estatísticos de vítimas de trauma que foram atendidas de forma adequada.
Daí então, o governo americano adotou uma política para desenvolver um sistema de atendimento de emergências eficiente.
A criação de um telefone único para chamadas de emergências, programas de treinamento, padrões de equipamentos e de veículos para atendimento de emergências foram os passos seguintes. 
*
     A “Estrela da Vida” é composta de seis faixas tendo localizado no seu centro, ao alto, um bastão com uma serpente enrolada.
 
Quanto ao bastão com a serpente enrolada, colocado 
no centro da estrela, ele simboliza a saúde.
 
*
Além do atendimento de emergência, criou-se um sistema cuja prioridade é educar a população leiga dos sintomas que precedem um ataque cardíaco e ministrar as medidas de urgência a serem tomadas na parada cardiorrespiratória.
*
A corrente de sobrevida descreve uma seqüência de eventos e ações que devem ser estabelecidas, o mais rápido possível, para que possam ser obtidos os melhores resultados no atendimento cardíaco de emergência. 
Faz-se necessário que cada elo dessa corrente esteja bem fortalecido e eficientemente conectados entre si, para uma maior possibilidade de reanimação com sucesso. 
*
ASPECTOS LEGAIS DO SOCORRISMO 
 OMISSÃO DE SOCORRO (ART. 135º DO CÓDIGO PENAL.) Todo cidadão é obrigado a prestar auxílio a quem esteja necessitando, tendo três formas para fazê-lo: atender, auxiliar quem esteja atendendo ou solicitar auxílio. 
Exceções da lei (em relação a atender e/ou auxiliar): menores de 16 anos, maiores de 65, gestantes a partir do terceiro mês, deficientes visuais, mentais e físicos (incapacitados). 
	“ A principal causa-morte pré-hospitalar é a falta de atendimento. A segunda é o socorro inadequado.”
*
Agilidade. Este é um dos principais requisitos para atuar em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), uma atividade que exige decisões rápidas e ações precisas. Em meio à corrida contra o tempo, os profissionais de APH estão expostos a diversos riscos como infecções, contaminações e acidentes, principalmente, por manusearem materiais orgânicos de pacientes portadores de patologias desconhecidas, podendo ser fonte de transmissão de microorganismos para os profissionais e outras vítimas.
Diante desta agilidade no atendimento, proteger-se contra estes riscos, a chamada biossegurança, muitas vezes, acaba em segundo plano, mas esta preocupação deve ser tão importante quanto chegar ao local do acidente em um tempo-resposta satisfatório.
Os cuidados nunca são demais, uma vez que não se sabe de antemão se o paciente está ou não com algum processo infeccioso.
*
Portaria nº 824/GM Em, 24 de Junho de 1999. Normas de atividade médica em nível pré-hospitalar. 
Conselho Federal de Farmácia - Resolução nº 492 de 26 de novembro de 2008
	Regulamenta o exercício profissional nos serviços de atendimento pré-hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, de natureza pública ou privada.
*
Podemos definir primeiros socorros como sendo os cuidados 	imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada.
Qualquer pessoa treinada poderá prestar os Primeiros Socorros, conduzindo-se com serenidade, compreensão e confiança.
*
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes