Buscar

QUESTÕES ANATOMIA

Prévia do material em texto

JOÃO VITOR FAGUNDES DE SOUSA - MAT.: 0583930371
QUESTIONÁRIO ANATOMIA TOPOGRÁFICA – 4º PERÍODO – ENFERMAGEM 
	
DEFINA POSIÇÃO ANATÔMICA, PLANOS ANATÔMICOS E SEUS EIXOS.
A POSIÇÃO ANATÔMICA é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo. Deste modo, os anatomistas, quando escrevem seus textos, referem-se ao objeto de descrição considerando o indivíduo como se estivesse sempre na posição padronizada. O corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para a frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte.
PLANOS:
Plano Mediano: Plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda. Parassagital, usado pelos neuroanatomistas e neurologistas é desnecessário porque qualquer plano paralelo ao plano mediano é sagital por definição. Um plano próximo do mediano é um Plano Paramediano.
Planos Sagitais: São planos verticais que passam através do corpo, paralelos ao plano mediano.
Planos Frontais (Coronais): São plano verticais que passam através do corpo em ângulos retos com o plano mediano, dividindo-o em partes anterior (frente) e posterior (de trás).
Planos Transversos (Horizontais): São planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronais e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior.
Planos Tangenciais: Suponhamos, agora, que o indivíduo, em posição anatômica, esteja dentro de um caixão de vidro. As seis paredes que constituem o caixão representariam os planos tangenciais:
Plano Superior: seria a parede que está por cima da cabeça
Plano Inferior: é o que se situa por baixo dos pés.
Plano Anterior: é o plano que passa pela frente do corpo.
Plano Posterior: é o que formaria o fundo do caixão, ou seja atrás das costas.
Planos Laterais: são as duas paredes laterais, que limitam os membros (superiores e inferiores), do lado direito e esquerdo.
EIXOS:
Eixo látero-lateral – é uma linha imaginária que passa do lado direito para o esquerdo do corpo ou vice-versa.
Eixo ântero-posterior – é uma linha imaginária que atravessa o corpo no sentido anterior para o posterior e vice-versa.
Eixo crânio-caudal – é uma linha imaginária que passa pelo corpo de cima para baixo.
DIFERENCIE, CITANDO EXEMPLOS, O ESQUELETO AXIAL DO ESQUELETO APENDICULAR.
O esqueleto axial é formado pelos ossos que compõem o eixo do corpo e que sustentam e protegem os órgãos da cabeça, do pescoço e do tronco, A sua função é proteger o Sistema Nervoso Central e alguns dos órgãos vitais localizados na região torácica. Por isso, o seu papel está relacionado com a proteção do organismo, sendo considerado o pilar central do sistema esquelético. O esqueleto apendicular é composto pelos ossos das extremidades superiores e inferiores e as cinturas que ancoram estas extremidades ao esqueleto axial, Ele é responsável pela movimentação e sustentação do corpo.
CITE OS OSSOS QUE FAZEM PARTE DO CRÂNIO E DA FACE.
Occipital, frontal, parietais, temporais, esfenóide, etmoide, martelo, bigorna, estribo, maxila, mandíbula, molar, palatino, nasal, lacrimal, vômer.
DIFERENCIE TELENCÉFALO, DIENCÉFALO, MESENCÉFALO, METENCÉFALO E MIELENCÉFALO.
Telencéfalo:  compreende uma parte mediana, da qual se envagina duas porções laterais, as vesículas telencefálicas laterais. A parte mediana é fechada anteriormente por uma lamina que constitui a porção mais cranial do sistema nervoso e se denomina lamina terminal. As vesículas telencéfalicas laterais crescem muito para formar os hemisférios cerebrais e escondem quase completamente a parte mediana e o diencéfalo
Diencéfalo: O diencéfalo apresenta quatro pequenos divertículos: dois laterais, as vesículas ópticas, que formam a retina; um dorsal, que forma a glândula pineal; e um ventral, o infundíbulo, que forma a neuro-hipófise.
Mesencéfalo: Conhecido também como encéfalo médio, essa região é relacionada à postura corporal, atividade motora, movimentos de busca dos olhos, entre outras funções.
DESCREVA SOBRE FUNÇÕES DO HIPOTÁLAMO E DO TÁLAMO.
O TÁLAMO compõem- se de duas massas ovóides de substancia cinzenta encaixadas na base do cérebro. Todas as mensagens sensoriais, com exceção do olfato, passam pelo tálamo antes de atingir o córtex cerebral. É o transmissor dos impulsos nervosos para o córtex cerebral, onde se direciona ao cérebro para serem processadas. Tem papel na regulação da consciência. O HIPOTÁLAMO é uma estrutura do tamanho aproximado de um grão de ervilha, localizado sob o tálamo. Apesar de pequeno, ele é uma região encefálica importante. Controla a temperatura do corpo, o apetite e o equilíbrio hídrico do corpo, além de ser o principal centro emocional e do comportamento sexual. Faz também a integração dos sistemas nervoso e endócrino, ativando a produção de diversas glândulas.
DESCREVA SOBRE OS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS, SULCOS E GIROS E CITE OS PRINCIPAIS.
Os hemisférios cerebrais são constituídos por células nervosas e seus axônios, células formadoras de mielina, células de sustentação e reparação. As células nervosas estão situadas na periferia, formando a córtex cerebral e na porção interna axônios, que constituem a matéria branca interna. As superfícies dos hemisférios cerebrais são constituídas por depressões e saliências, onde existem invaginamento do tecido cerebral, chamados de sulcos, que pela sua alternância formam os giros cerebrais.
LOBO FRONTAL;
Sulcos: Sulco pré-central, Sulco frontal superior, Sulco frontal inferior.
Giros: Giro pré-central (principal área motora), Giro frontal superior, Giro frontal médio, Giro frontal inferior.
LOBO TEMPORAL;
Sulcos: Sulco temporal superior, Sulco temporal inferior.
Giros: Giro temporal superior, Giro temporal médio, Giro temporal inferior, Giro temporal transverso anterior.
LOBO PARIETAL;
Sulcos: sulco pós-central
Giro: giro Pós-central
LOBOS FRONTAL E PARIETAL; 
Sulcos: Sulco do corpo caloso, Sulco do giro do cíngulo, Sulco paracentral.
Giros: Giro do cíngulo
DESCREVA SOBRE AS MENINGES E CITE OS ESPAÇOS ENTRE ELAS.
Retirada a calota craniana, aparecem, de dentro para fora, as seguintes partes da forração: a dura-máter, a cavidade ou espaço subdural, a aracnoide, a cavidade ou espaço subaracnóideo e a piamáter. A dura-máter é a mais externa e a mais resistente das meninges. Possui seu próprio sistema de vasos e nervos. Já a aracnoide, membrana média, é muito delicada e não possui vasos nem nervos. Tem esse nome porque seu aspecto lembra o de uma teia de aranha. A pia-máter, a mais interna das meninges, é diferente das demais por ser muito fina e transparente. Reveste todos os relevos e penetra em todos os sulcos do encéfalo e da medula espinhal, aderindo intimamente à superfície de ambos como se fosse uma camada de plastificação. A pia-máter é ricamente vascularizada e é através dela que os vasos sanguíneos chegam até o tecido nervoso, conduzindo em seu interior a alimentação necessária.
DESCREVA SOBRE O LÍQUOR.
É definido como um fluído corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnóideo no cérebro e medula espinhal (entre as meninges aracnóide e pia-máter). Caracteriza-se por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal. Outra função deste líquido é fornecer nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos do mesmo. O líquor flui dos ventrículos através dos forames laterais e mediais, adentrando no espaço subaracnóide, recobrindo tanto o córtex quanto a medula espinhal. É sintetizado pelos plexos coroidais, epitélio ventricular e espaço subaracnóide em uma taxa de aproximadamente 20 ml/hora.
DEFINA NERVOS.
Eles podem ser definidos como feixes de fibras nervosas envolvidas por tecido conjuntivo, sendo cada fibra formada pelo axônio e pelas bainhas que o envolvem.A função dos nervos é garantir a comunicação entre o sistema nervoso central e os órgãos efetores e de sensibilidade.
CITE OS 12 PARES DE NERVOS CRANIANOS.
I – Nervo Olfatório
II – Nervo Óptico
III – Nervo Oculomotor
IV – Nervo Troclear
V – Trigêmeo
VI – Nervo Abducente
VII – Nervo Facial
VIII – Nervo Vestibulococlear
IX – Nervo Glossofaríngeo
X – Nervo Vago
XI – Nervo Acessório
XII – Nervo Hipoglosso
ESCOLHA SEIS (06) PARES DE NERVOS CRANIANOS E DESCREVA SOBRE OS MESMOS (EXCETO: VAGO, VESTÍBULO-COCLEAR E ÓPTICO).
I – NERVO OLFATÓRIO: O olfatório é um nervo sensitivo com fibras aferentes viscerais especiais, constituído de filamentos desmielinizados com função olfatória; o único nervo do corpo a manter contato direto com o ambiente. Se forma no topo do nariz através da lâmina crivosa (ou lâmina cribriforme) do osso etmoide formando o bulbo olfatório. A partir de lá o trato olfatório passa na base do crânio passando pelo quiasma óptico para o córtex e outros locais. 
III – NERVO OCULOMOTOR: Possui uma parte sensitiva e outra motora. Atua nos movimentos dos olhos e na sensibilidade muscular. O nervo oculomotor é então responsável pelos movimentos de supraversão, infraversão e aducção oculares, além de promover a miose pupilar e a elevação da pálpebra superior.
V – TRIGÊMEO: Possui uma parte motora e outra sensitiva. A parte motora atua na mastigação. Já a parte sensitiva atua, principalmente, nas sensações (térmica, dor e toque). É assim chamado por possuir três ramos: o mandibular, o oftálmico e o nervo maxilar.
VII – NERVO FACIAL: Compreende fibras motoras, sensoriais e parassimpáticas. As fibras motoras inervam os músculos responsáveis pela mímica. O núcleo motor está localizado na ponte e é composto por uma área responsável por enviar estímulos para a musculatura ao redor da boca. Esta parte recebe as fibras unilaterais cruzadas do córtex cerebral. A parte do núcleo do nervo facial, que é responsável pela inervação dos músculos em torno dos olhos é composta por ambos os hemisférios.
As fibras sensoriais do nervo facial são responsáveis pela transmissão do sabor nos dois terços anteriores da língua. As fibras parassimpáticas inervam as parótidas, mandibulares, sublinguais e as glândulas lacrimais.
IX – NERVO GLOSSOFARÍNGEO: É um nervo misto, formado por filamentos que se reúnem para formar o tronco do Nervo Glossofaríngeo, que sai do crânio através do forame jugular. Seus componentes funcionais assemelham-se aos do Nervo Facial, sendo o mais importante aquele composto por fibras aferentes viscerais gerais, responsáveis pela sensibilidade geral do terço posterior da língua, faringe, úvula, tonsilas, tuba auditiva, seio e corpos carotídeos. Esse Nervo também é responsável pela inervação da glândula Parótida através de fibras eferentes viscerais gerais.
XI – NERVO ACESSÓRIO: É um nervo formado por uma raiz craniana e uma raiz espinhal. Esta última raiz é formada por filamentos radiculares que constituem um tronco comum que penetra no crânio pelo forame magno. Este tronco une-se com os filamentos da raiz craniana e depois divide-se em um ramo interno, que acompanha o vago, e um ramo externo, que inerva os Músculos Trapézio e Esternocleidomastóideo.
DESCREVA SOBRE O NERVO CRANIANO VAGO.
É um nervo que percorre do cérebro até o abdômen, e ao longo do seu trajeto, dá origem a vários ramos que inervam diversos órgãos cervicais, torácicos e abdominais, com funções sensitivas e motoras, sendo importante para a manutenção de funções vitais como regulação da frequência cardíaca e arterial, por exemplo. O nervo vago é o maior nervo craniano e tem origem na parte de trás do bulbo raquidiano, uma estrutura cerebral que liga o cérebro com a medula espinal, e sai do crânio por uma abertura chamada de forame jugular, descendo pelo pescoço e tórax até terminar no estômago. Durante o trajeto do nervo vago, este inerva a faringe, laringe, coração e outros órgãos, sendo através dele que o cérebro percebe como estão estes órgãos e regulariza diversas de suas funções vitais como regulação da frequência cardíaca e arterial, por exemplo. Certos estímulos ao nervo vago, provocados por ansiedade, medo, dor, alterações da temperatura ou simplesmente por ficar de pé por muito tempo, podem provocar a chamada síncope vasovagal, em que a pessoa pode ter uma intensa tontura ou desmaio, pois este nervo pode provocar queda dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. 
PRINCIPAIS FUNÇÕES DO NERVO VAGO: Reflexos da tosse, deglutição e vômito; Contração das cordas vocais para a produção da voz; Controle da contração do coração; Diminuição da frequência dos batimentos cardíacos; Movimentos respiratórios e constricção dos brônquios; Coordenação dos movimentos do esôfago e intestino, e aumento da secreção gástrica; Produção de suor.
ALTERAÇÕES DO NERVO VAGO: Uma paralisia do nervo vago pode provocar dificuldades para engolir, rouquidão, dificuldades para falar, contrações nos músculos da faringe e laringe, e alterações na pressão arterial e batimentos cardíacos. Esta paralisia pode ocorrer por traumatismos, lesões em cirurgias, compressões por tumores ou por certas síndromes neurológicas.
DESCREVA SOBRE OS NERVOS ESPINHAIS, SUAS FORMAÇÕES E DISTRIBUIÇÕES.
Os nervos espinhais têm origem na medula espinhal e saem do canal vertebral pelos forames intervertebrais. Fazem Conexão com a medula espinhal possuem 31 pares sendo que são 8 pares cervicais, 12 pares torácicos, 5 pares lombares, 5 pares sacrais, 1 par coccígeo. Após atravessar o forame intervertebral, o nervo espinhal se bifurca, formando um ramo ventral motor e um ramo dorsal sensitivo. Os ramos ventrais dos nervos espinhais são mais calibrosos e longos e geralmente formam plexos (cervical e braquial, lombar, sacral e coccígeo. A coluna lombar possui cinco pares de nervos lombares derivados da medula espinhal localizados entre a nona vértebra torácica e a porção inferior da décima primeira. Cada um se divide em um nervo espinhal típico. Os nervos primários posteriores ramificam-se em:
RAMOS MEDIAIS: inervam os músculos multífidos da espinha (os três inferiores enviam também pequenos ramos sensitivos para a pele e região sacral).
RAMOS LATERAL: os três superiores fornecem ramos para os músculos sacroespinhais adjacentes e se tornam os nervos glúteos superiores cutâneos. Os dois ramos laterais inferiores são pequenos e terminam nos músculos sacroespinhais.
DIFERENCIE E CITE OS CONSTITUINTES DA ORELHA EXTERNA, MÉDIA E INTERNA.
A maior parte da orelha fica no osso temporal, que se localiza na caixa craniana. Além da função de ouvir, o ouvido também é responsável pelo equilíbrio. A orelha está dividida em três partes: orelhas externa, média e interna (antigamente denominadas ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno).
A ORELHA EXTERNA é formada pelo pavilhão auditivo (antigamente denominado orelha) e pelo canal auditivo externo ou meato auditivo.  A ORELHA MÉDIA começa na membrana timpânica e consiste, em sua totalidade, de um espaço aéreo – a cavidade timpânica – no osso temporal. Dentro dela estão três ossículos articulados entre si, cujos nomes descrevem sua forma: martelo, bigorna e estribo. Esses ossículos encontram-se suspensos na orelha média, através de ligamentos. A ORELHA INTERNA, chamada labirinto, é formada por escavações no osso temporal, revestidas por membrana e preenchidas por líquido. Limita-se com a orelha média pelas janelas oval e a redonda. O labirinto apresenta uma parte anterior, a cóclea ou caracol - relacionada com a audição, e uma parte posterior - relacionada com o equilíbrio e constituída pelo vestíbulo e pelos canais semicirculares.
DESCREVA SOBRE A MEMBRANA TIMPÂNICA.
O tímpano também conhecido como membrana timpânica ou caixa timpânica, é uma fina membrana encontrada no fundo do meato auditivo que separa o ouvido externo do ouvido médio, ligando-se aos ossículos presentes neste último, possibilitando a transmissão do som para a cóclea (ouvido interno). 
DESCREVA SOBRE A TUBAAUDITIVA.
Consiste em um canal que conecta a orelha média dos mamíferos à faringe, auxiliando, deste modo, na manutenção do equilíbrio da pressão do ar entre ambos os lados da membrana timpânica. Outra função da tuba auditiva é a drenagem, não permitindo o acúmulo de secreções no interior da orelha média, sendo que o responsável por encaminhar estas secreções para a porção nasal da faringe é o músculo tensor do véu palatino. Além do mais, as células ciliadas e secretoras encontradas na orelha média e tuba auditiva compõem um sistema de transporte mucociliar.
DESCREVA SOBRE O NERVO CRANIANO VESTÍBULO-COCLEAR.
Trata-se de um nervo exclusivamente sensitivo que ocupa, juntamente com os nervos facial e intermédio, o meato acústico interno. Compõe-se de uma parte vestibular e uma parte coclear, que apesar de unidas em um tronco em comum, possuem origens, funções e conexões centrais diferentes. A parte vestibular e formada por fibras sensitivas que se originam dos neurônios sensitivos do gânglios vestibular, estando relacionada com a manutenção do equilíbrio do corpo. Já a parte coclear e constituída por fibras originadas nos neurônios sensitivos do gânglio espiral, estando relacionada com a audição. As fibras desse nervo se classificam como Aferentes Somáticas Especiais.
ANATOMICAMENTE, CITE OS CONSTITUINTES DO OLHO.
Córnea, pupila, irirs, cristalino, corpo ciliar, ligamentos, humor vítreo, humor aquoso, nervo óptico, esclera, coroide, retina, macula.
DESCREVA SOBRE O NERVO CRANIANO ÓPTICO.
É um dos doze pares cranianos presentes no cérebro humano para determinar algumas funções motoras, sensitivas e mistas, ocupando o segundo lugar dos pares. A função dele é captar informações vindas dos cones e bastonetes da retina que visualizam objetos através da luz projetada neles, ou seja, trata-se de uma função sensitiva. É desta forma que o cérebro humano capta cores, formas e tamanhos e traduzem estas informações para que o indivíduo possa enxergar. Isso faz com que o nervo óptico conduza os impulsos nervosos para o centro da visão humana que fica no cérebro, permitindo a visualização de objetos na forma correta que estão. É o nervo óptico que nasce das células da retina, uma espécie de fibras nervosas que se aglomeram e que por uma série de fatores formam um cordão voluminoso arredondado.
DESCREVA SOBRE A CAVIDADE NASAL, ORAL E A FARINGE.
A CAVIDADE NASAL na realidade são duas, paralelas que se estendem das narinas até a faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa. Em seu interior existem dobras chamadas conchas nasais que tem a função de fazer o ar rotacional, além de aquecer e umidificar. No teto das foças nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato.
A CAVIDADE ORAL inclui os lábios, o revestimento interior dos lábios e bochechas, os dentes as gengivas, dois terços anteriores da língua, o assoalho da boca e o palato duro. As funções da cavidade oral consistem em ajudar na respiração, na fala, comer, mastigar e engolir. As glândulas salivares da cavidade oral produzem saliva que mantem a boca úmida e ajuda na digestão dos alimentos.
A FARINGE é um órgão tubular de aproximadamente quinze centímetros, com cerca de três centímetros na sua extremidade superior e 1,5 cm na inferior. Localizada atrás das cavidades nasais, é rica em vasos e nervos, sendo formada principalmente de tecido muscular do tipo esquelético, revestido por camada mucosa. 
Cumpre funções relativas tanto ao sistema respiratório quanto digestório, já que por ela é possível o trânsito de ar e também de alimentos. Ela é dividida em três regiões anatômicas: a nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
CITE AS PRINCIPAIS ARTÉRIAS E VEIAS DA REGIÃO DO PESCOÇO.
Tronco Braquiocefálico Arterial, Artéria carótida comum direita e esquerda, Artéria Subclávia direita e esquerda, artéria carótida direita externa e interna, artéria carótida esquerda externa e interna,

Outros materiais