Buscar

Avaliação: Colonização Portuguesa e Espanhola na América

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA 
CAMPUS IV – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: AMÉRICA ANTES E DEPOIS DA “CONQUISTA” SEMESTRE 2018.2
DOCENTE: LINEKER NOBERTO
DISCENTE: SUZIANE VERAS 
Avaliação:
2 - Aborde as principais semelhanças e diferenças entre o processo inicial de colonização espanhola e portuguesa sobre a América. 
Traçar as principais linhas da história da América no período da colonização ibérica é o principal objetivo dessa disciplina, no entanto, existe uma grande dificuldade pela maior parte dos discentes em manter o interesse em um conteúdo tão distante como os dos séculos XV e XVI. Espanha e Portugal como maiores comerciantes marítimos, em uma época onde o sistema mercantilista dominava toda a Europa, fez com que esses dois Impérios se lançassem nos oceanos em busca de novas conquistas como assim o fez. 
No século XV, Cristóvão Colombo desembarcou na América acreditando ter encontrado um novo caminho para as Índias, porém, a descoberta de nativos que já viviam em civilizações organizadas e se localizavam em territórios que ofereciam ouro e prata, deixou a coroa espanhola com enormes expectativas de riqueza. Os povos americanos que fizeram contato com os espanhóis em diferentes períodos, seguindo o cronograma de expedições e explorações, ocasionou no descobrimento dos Astecas, Maias e Incas. Grandes civilizações, que possuíam noções de agricultura, tecelagem, arquitetura, religião e viviam em sociedade hierarquizada. No início, o interesse por essa investida nas terras americanas foi de caráter particular, dos colonos. Mais tarde, com o reconhecimento das terras, dos povos e das vantagens de lucro que a Espanha poderia ter, a coroa se posicionou favorável a exploração, e a partir disso iniciaram-se os primeiros conflitos com os americanos.
 Em vista desse panorama da colonização espanhola, podemos seguir com as características da colonização portuguesa, que com a mesma investida em expandir o comércio marítimo à cominho das Índias, Pedro Alvares Cabral acabou chegando a América. Diferentemente dos colonos espanhóis, os portugueses encontraram nas terras americanas, nativos selvagens, índios nômades que não viviam em civilização, não possuíam religião, não haviam costumes sociais e nem noções de economia, mas eram donos de um conhecimento gigante sobre o território em que habitavam, e isso fez com que a viajem de Pedro Álvares garantisse vantagens, diante da alternativa de exploração vegetal que o território oferecia, como o pau Brasil por exemplo. 
Em relação a organização política na conquista, a coroa espanhola trouxe suas representações para América bem antes que Portugal. Em 1053, já haviam órgãos administradores espanhóis, como por exemplo o Conselho das índias que representavam uma extensão do poder espanhol na América e a Casa de Contratação, que fiscalizava as relações comerciais da colônia. Além de uma estrutura social organizada, que dividia o território pertencente a Espanha de acordo com o Tratado de Tordesilhas em quatro vice-reinos, que eram grandes áreas governadas por vice-reis que estavam a serviço da coroa, toda essa estrutura política espanhola mostra que a colonização espanhola estava à frente da estrutura portuguesa. 
Diante disso, somente em 1534, foi inserido no território americano pertencente à Portugal, a capitanias hereditária, que eram concessões de terras a donatários, portugueses que tinham posses e condições financeiras para se deslocarem para a América, e recebiam a missão de colonizarem e desenvolverem a produção de açúcar em sua respectiva capitania. Se compararmos as administrações coloniais espanholas com as portuguesas no início do processo de colonização de cada uma, Portugal estava com um processo colonizador bem atrasado comparado a seus vizinhos. 
A respeito da exploração espanhola, devemos levar em conta que:
O ciclo da prata se inicia por volta de 1530 com a descoberta de minas no México; a mais importante, Zacatecas, foi descoberta em 1548. Mas foi no Peru que ocorreu em 1545 a descoberta mais sensacional, a do cerro de Potosí, uma verdadeira montanha de prata, culminando a 4.700m de altitude numa região desértica. (MAHN-LOT, 1999)
	O encontro dos espanhóis com culturas tão diferentes e a nível de organização tão semelhantes, fez com que a Coroa se portasse de forma distinta para não perder tamanha descoberta. Inicialmente os primeiros contatos com os americanos acorreram de forma pacifica, cada um descobrimento com as diferenças do outro, a comunicação era distinta, mas logo foi resolvida com o passar dos tempos e os costumes foram sendo compreendidos por parte dos colonos que estavam em terras estrangeiras. Passaram-se anos até a Coroa tomar conhecimento das minas existentes naquela localidade no século XVI, e a partir disso a forma de exploração dos espanhóis passou a ser baseada na força e subordinação obrigatória dos americanos, que aliás, muito resistiram até serem totalmente vencidos. 
Já com os portugueses, os primeiros contatos também foram cordiais, através das barganhas realizadas com os indígenas, que através das feitorias, trocavam pau brasil por objetos que despertavam sua curiosidade, como espelhos, panelas, etc. Mais uma diferença pode ser observada dentro desses dois processos de colonização, enquanto a Espanha já explorava o ouro e a prata no século XIV, Portugal só descobriu e iniciou sua exploração mineral no fim do século XVII. 
Além disso, Espanha não preocupou em cristianizar os nativos como Portugal fez a respeito dos indígenas e o trabalho realizado pelos Jesuítas. A coroa portuguesa pregou um discurso de educação cristã para os nativos, e em troca esperava a subordinação dos mesmos, para o fornecimento de mão de obra voluntária. No entanto, os índios não possuíam condições biológicas e nem conhecimento necessário para o trabalho nos engenhos de açúcar, e por muitas vezes não concordarem com tais medidas de subordinação, a maioria morria por fragilidade biológica e a outra parte acaba fugindo e se refugiando nas matas, já que eram os maiores conhecedores da região. Esse foi o maior motivo para a lucrativa prática do tráfico negreiro, que fornecia mão de obra para a produção de açúcar, fazendo o dinheiro circular na mão de muitos e levando a economia Portuguesa ter sua época de enorme opulência na colônia. 
Agora sobre a colonização espanhola, não houve uma investida em civilizar e catequizar povos que já viviam em sociedade, e tinham crenças religiosas definidas. Oque ocorreu, foi uma proposta de trabalho, onde os nativos eram escolhidos para um período de trabalho compulsório nas minas e plantações, recebiam uma baixa remuneração e viviam em péssimas condições de vida e trabalho. Tudo isso resultou em inúmeros conflitos e a oferta desse tipo de mão de obra foi diminuindo, até os espanhóis migrarem para a compra de mão de obra escrava africana, tornando assim o comercio escravo ainda mais rentável. Em conclusão, tanto as civilizações americanas, citando aqui as maiores e mais conhecidas como os Astecas, Mais e Incas, foram totalmente dominadas e dizimadas por esses processos de colonização, como os povos indígenas na área portuguesa, que também sofreram e foram em grande parte dominados e diminuídos a pequenas populações indígenas que resistem até hoje. 
					 Jacobina, 20 de novembro de 2018

Outros materiais