Diagrama de atividades
4 pág.

Diagrama de atividades


DisciplinaAnálise Orientada A Objetos II228 materiais361 seguidores
Pré-visualização1 página
Diagrama de atividade
O Diagrama de atividade é um diagrama definido pela Linguagem de Modelagem Unificada (UML), e representa os fluxos conduzidos por processamentos. É essencialmente um gráfico de fluxo, mostrando o fluxo de controle de uma atividade para outra.
O diagrama de atividades, como citado, tem como objetivo principal a especificação do comportamento do software, do ponto de vista funcional, ou seja, das suas funcionalidades. 
Um diagrama de atividade pode ser regiões denominadas swimlanes. Estas regiões esão associadas a um objeto do modelo. Desta forma, dentro de cada região, encontram-se as atividades relativas ao objeto da região.
As atividades são conectadas através de arcos (transições), que mostram as dependências entre elas.
Exemplo:
Descrição do exemplo: Retirando dinheiro de um caixa eletrônico (para cartões de crédito).
Nó de União (join): Um join ocorre quando é necessário sincronizar atividades. Significa que mais de uma atividade chegou em um mesmoponto e criou-se uma nova atividade.
Nó de Bifurcação (Forks): Um fork ocorre quando há uma transição de entrada e várias
transições de saída. Significa que uma atividade chegou neste ponto e foi subdividida em mais de uma atividade.
Nó de Objeto: representa uma instância de uma classe, que pode estar disponível em um determinado ponto de Atividade. São representados como um retângulo.
Nó de Decisão: uma ramificação condicional em um fluxo. Tem a capacidade tanto de ramificar, quanto de unir fluxos diferentes. A condição de guarda determinará qual fluxo será seguido.