Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA AVL-6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNINASSAU – SER EDUCACIONAL
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
FUNDAMENTOS CONTABÉIS
TACIANA BORGES FERREIRA, ROBSON JOSE SILVA DE SANTANA
ERICA NUNES
ELEN J. B. DE SOUZA
	Então meu caro (a) aluno (a), chegamos então a nossa quarta e última atividade.
Preparado? Vamos lá.
A “Constrular” é uma empresa que comercializa Material de Construção, a mesma foi fundada em 25 de dezembro de 1965 pelo pai do Senhor José Bonifácio. No prédio onde a mesma está instalada possui dois andares, no andar de cima funciona o escritório de arquitetura “Requinte” da esposa do Sr. José e no andar de baixo são as instalações do comércio.
O Sr. José não possui um controle de separação das contas, ou seja, as contas de água, luz, telefone são compartilhadas pelos dois imóveis, as mesmas também são pagas com o dinheiro da empresa Constrular.
Além disso, o comércio utiliza um sistema simplificado de contabilização de receitas e despesas. São contabilizadas como receitas apenas os recebimentos de vendas à vista e só são contabilizadas as despesas realmente pagas durante o mês, receitas e despesas a prazo só serão contabilizadas quando os recebimentos e pagamentos de fato ocorrerem.
Analisando os casos descritos podemos afirmar que a empresa Constrular está ferindo quais princípios contábeis? Justifique o teor dos princípios em questão relatando o descumprimento e a medida adequada.
Gostaria de lhe avisar que você deve elaborar sua escrita com trinta (30) linhas para que em breve o seu tutor corrija e lhe der um retorno.
Lembre-se, caso você precise de ajuda fale com seu tutor, ele aguarda a sua sinalização para lhe ajudar no que for preciso.
Aguardo sua resposta!
Os princípios contábeis são as bases para toda a prática contábil e, formam a estrutura conceitual da Contabilidade.
O Conselho Federal de Contabilidade – CFC, por meio das Resoluções 750/93 e 774/94 estabelece seis princípios, a saber: Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, Competência, Prudência.
Princípio da Entidade: Neste princípio o patrimônio da organização não pode ser confundido com o patrimônio dos sócios, ou seja, tem que haver uma diferenciação independente de pertencerem a uma pessoa, ou um conjunto, ou uma sociedade ou instituição de qualquer natureza com ou sem fins lucrativos. Este princípio não é muito levado a sério, principalmente nas micro e pequenas empresas, onde se misturam muito o patrimônio da empresa com o patrimônio dos sócios.
O patrimônio não está definido se é da empresa de arquitetura ou se é da Constrular ou se é apenas dos sócios, para poder iniciar uma contabilização adequada o primeiro passo é definir e separar o patrimônio das empresas.
Princípio da Competência: Por este princípio as receitas e as despesas devem ser consideradas para a apuração do resultado do período a que se referirem e no momento de sua ocorrência, ou seja, não importa o momento em que a receita foi recebida ou o momento em que a despesa foi paga. As despesas devem ser registradas dentro do período e quando são consumidas em ambas as empresas não tem um sistema de contabilização de receitas e despesas adequados. 
Princípio da Continuidade: pressupões que haverá continuidade de operações da entidade no futuro e isso deve ser levado em conta quando da apuração contábil.
Princípio da Oportunidade: Apresentação e mensuração dos componentes patrimoniais para realizar informações integras e tempestivas. Ou seja, as informações relevantes devem ser apresentadas no momento em que ocorrem.
Princípio do registro pelo Valor original:  os componentes devem ser registrados nos valores originais das transações e expressos em moeda original. 
Princípio da Prudência: que seja adotado o menor valor para ativos e maior valor para ativos, quando houver alternativa validas para essa quantificação. Assim a empresa violou os princípios da competência e da oportunidade. Devendo passar a a contabilizar as receitas e despesas no momento em que estas ocorrem.
Para que, as empresas alavanquem com seus negócios, é preciso um ser independentes, mesmo que sendo familiar, não podem confundir os conceitos contábeis, pois a prestação de contas é independente, uma vai ficar sobrecarregada de despesas e a outra com menos.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Livro e estudos – Ser Educacional
Pesquisas em sites

Outros materiais