Buscar

apol linguagem visual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos da Linguagem Visual
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O novo poder que a tecnologia digital confere à imagem a torna infinitamente maleável. Antigamente, a informação visual era estática no sentido de que a imagem, embora passível de edição em filme ou capaz de ser incorporada a outras em uma montagem, era fixa. Uma vez transferida para a linguagem digital [...], pode-se modificar cada elemento da imagem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUSH, M. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: M. Fontes, 2006. p.164. 
Segundo as aulas e o livro-base Fundamentos da linguagem visual, a arte digital incorpora os avanços tecnológicos e científicos que surgem no século XX e no século XXI. Sobre as características ou meios de produção da arte digital, analise as proposições abaixo e em seguida assinale a alternativa que indica as proposições corretas.
I. As obras artísticas têm uma linguagem visual midiática, com o resultado atrelado a esse tipo de tecnologia.
II. O artista dispõe de recursos analógicos para produzir suas obras, podendo envolver a participação do espectador.
III. O uso do computador e da internet fazem parte de uma das etapas do processo de criação da obra.
IV. A produção digital conserva a arte tradicional e a mistura com os meios tecnológicos, ampliando as linguagens artísticas. 
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I e III
I.[...] pertencem "à arte digital as obras artísticas que, por um lado, tem uma linguagem visual especificamente midiática e, por outro, revelam metacaracterísticas do meio" [...]. III. Conforme escreve Rodrigues, [...] a "arte digital usa a tecnologia digital sob a forma de um processo”.
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e IV
Questão 2/5 - Fundamentos da Linguagem Visual
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Durante o século XVI, os materiais e os procedimentos técnicos da pintura a óleo tinham se tornado suficientemente desenvolvidos para que os mestres da pintura italiana pudessem explorar seus efeitos com boas vantagens, e durante o século XVII já era de uso universal”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAYER, R. Manual do artista de técnicas e materiais. São Paulo: M. Fontes, 2002. p. 24. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Fundamentos da linguagem visual, o aperfeiçoamento da tinta a óleo trouxe como vantagens: 
I. A mudança do tipo de suporte.
II. A criação de efeitos e texturas relacionados à secagem mais rápida.
III. A gama de matizes da pintura associada ao efeito de sombreado.
IV. A facilidade de transporte atrelado a sua preparação industrializada. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e III
	
	B
	III e IV
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I, III e IV
Você acertou!
Uma das vantagens oferecidas pela tinta a óleo foi a mudança de tipo de suporte: [...]. Uma das principais mudanças tecnológicas da pintura foi o aperfeiçoamento da tinta a óleo, que permitiu a criação de efeitos e textura que outras tintas não permitiam. [...] um efeito conhecido como sfumato [...]. Sem a tinta a óleo, esse procedimento não seria possível, pois é necessário trabalhar com as diversas camadas de tinta ainda molhadas. [...] Outra vantagem se refere à gama de matizes que podem ser utilizados, o que faz com que os artistas pudessem se deter mais nos detalhes e nos efeitos. [...] Com a produção industrial das tintas, os artistas passaram a ter a sua disposição tintas em tubos que poderiam ser facilmente transportados.
Questão 3/5 - Fundamentos da Linguagem Visual
Considere a seguinte passagem de texto:
“A formulação de cores fundamentais ou primárias já continha em si a ideia de síntese cromática, aprofundando observações e conceitos milenares referentes aos intrigantes fenômenos do arco-íris, das reflexões e refrações da luz produzidos por superfícies transparentes ou corpos transparentes, translúcidos e lâminas delgadas gordurosas sobre as águas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEDROSA, I. O universo da cor. Rio de Janeiro: Senac, 2008. p. 26. 
Segundo o livro-base Fundamentos da linguagem visual, originalmente as cores primárias são conhecidas como o vermelho, o amarelo e o azul, as quais dão origem à síntese:
Nota: 0.0
	
	A
	aditiva, pois, quando misturadas em proporção, resultam no branco.
	
	B
	subtrativa, pois, em teoria, quando somadas, resultam no preto.
síntese subtrativa – é a síntese utilizada para pigmentos opacos (tintas óleo, acrílica e gauche não diluída, entre outras). Suas cores primárias são o vermelho, o amarelo e o azul. Em teoria, a soma dessas cores nos dá o preto, mas, pela pureza dos pigmentos, ao misturá-las, chegamos a um cinza escuro ou a um pardo (marrom escuro).
	
	C
	subtrativa, pois, quando somadas, resultam no branco.
	
	D
	partitiva, pois, em teoria, quando somadas, resultam no preto.
	
	E
	aditiva, pois, quando misturadas em proporção, temos o preto.
Questão 4/5 - Fundamentos da Linguagem Visual
Leia a citação abaixo:
“Para o pintor criar ou reproduzir um elevado estágio de beleza em sua obra, é necessário lembrar que a harmonia dos tons está condicionada a um justo equilíbrio de valores. Mesmo numa escala de tons, esses valores próprios de cada cor se manifestam”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEDROSA, I. O universo da cor. Rio de Janeiro: Senac, 2008. p. 121. 
Segundo o livro-base Fundamentos da linguagem visual, quanto ao contraste resultante das harmonias cromáticas, podemos dizer que:
Nota: 20.0
	
	A
	Na harmonia monocromática, o efeito de contraste é maior pelo uso de diferentes matizes.
	
	B
	Na harmonia complementar, as tonalidades clareadas ou escurecidas intensificam o contraste.
	
	C
	A harmonia monocromática faz uso de cinza e cores com baixa saturação resultando em pouco contraste.
	
	D
	Na harmonia análoga, o efeito de contraste é reduzido, assim como ocorre na harmonia monocromática.
Você acertou!
Harmonia análoga – baseia-se nas cores vizinhas no círculo de cores ou nas famílias de cores (vermelhos, amarelos, azuis etc.) e aqui incluímos as tonalidades das cores [...]. Da mesma forma que, na harmonia monocromática, o contraste entre matizes é reduzido.
	
	E
	Na harmonia complementar, o contraste é suavizado pela mistura de matizes puros.
Questão 5/5 - Fundamentos da Linguagem Visual
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Existem fórmulas de proporção nas quais a escala pode basear-se; a mais famosa é a seção áurea grega, uma fórmula matemática de grande elegância visual. Para obtê-la, é preciso seccionar um quadrado e usar a diagonal de uma de suas metades como raio, para ampliar as dimensões do quadrado, de tal modo que ele se converta num retângulo áureo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: M. Fontes, 2000. p. 73. 
De acordo com o livro-base Fundamentos da linguagem visual, a proporção é a relação entre as partes ou entre as formas de um desenho. Qual foi a proporção utilizada no exemplo do texto acima?
Nota: 0.0
	
	A
	A proporção 1:1,14 na construção do retângulo de raiz de 2.
	
	B
	A proporção áurea na representação da cadeira Barcelona.
	
	C
	A proporção do retângulo áureo na medida do formato de papel A4, cuja medida se assemelha à proporção do retângulo de raiz de 2.
	
	D
	A proporção do retângulo de raiz de 2 na medida do formato de papel A4, cuja medida se aproxima da proporção áurea.
“Outra proporção geométrica amplamente utilizada nas artes visuais, na arquitetura e no design é a proporção do retângulo raiz de 2. Essa proporção é conhecida por todos nós, pois ela define o formato de papel A4 (21 x 29,7 cm). [...] Em termos de construçãogeométrica, a proporção de raiz de 2 também é muito simples e tem valores próximos dos da seção áurea”.
	
	E
	A proporção do retângulo de raiz de 2 na concepção da cadeira Chaise longue.

Outros materiais