Buscar

Unidade_IV_-_Generos_textuais_emergentes_no_contexto_da_tecnologia_digital

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital
Ms. Leonice Vieira de Jesus Paixão
Licenciatura em Pedagogia
Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
Pró- Reitoria de Ensino – Coordenadoria de Ensino Superior
*
Multimídia: constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, texto vídeo, foto. Outro conceito associada a multimídia é HIPERTEXTO 
Hipertexto: termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. 
O Hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. 
*
CARACTERÍSTICAS HIPERTEXTUAIS 
1.1 Simultaneidade de produção e circulação: O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação do hipertexto. Essa estrutura é veloz e a amplitude supera de forma qualitativa e quantitativa o fenômeno da transmissão oral 
1.2 Ausência de limites: O hipertexto é ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponível na tela do computador, mas a uma construção de vários significado para cada sentido que as contornam. 
1.3 Multilinearidade e fragmentação: As questões relativas a Multilineaidade e fragmentação ao que se parece ser é uma das características mas salientes da hipertexto. A ela é associada toda a discussão entre o centro e o descentramento, construção e desconstrução de tal forma que a própria matéria do hipertexto fica escondida de baixo de conceitos e preconceitos.
1.4 Interatividade: É possível amplia-se os elementos disponíveis ao mesmo tempo na superfície do hipertexto, imagens, enciclopédias. Como conseqüência temos o sensível aumento do papel casual, dando ao leitor a pouca confortável sensação do seu domínio sobre o hipertexto, que no final é máxima. 
*
Na atual “Era da Informação”, a Internet é uma espécie de protótipo de novas formas de comportamento comunicativo.
E-comunicação:
E-mail
Bate-papo virtual (chat)
Lista de discussão
Blog
Fórum de discussão
Videoconferência
*
Comunidades virtuais:
São pessoas com interesses comuns ou que agem com interesses comuns num dado momento, formando uma rede de relaçoes virtuais (ciberespaciais)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes