avaliando aprendizado empresarial 1
4 pág.

avaliando aprendizado empresarial 1

Pré-visualização2 páginas
1.CESPE - Promotor de Justiça - MPE/AC 2014) Considerando a evolução histórica do direito empresarial, assinale a opção correta.
R;Considera-se o marco inicial do direito comercial brasileiro a lei de abertura dos portos, em 1808, por determinação do rei Dom João VI.
2.(FCC - TJ-SE - Juiz Substituto 2015) Considere as proposições abaixo acerca do nome empresarial.
IV. O nome empresarial não pode ser objeto de compra e venda.
V. A sociedade em conta de participação não pode ter firma ou denominação.
3.(Juiz TJ-PB 2011 - CESPE) A respeito da disciplina aplicável ao empresário individual, assinale a opção correta.
 R;Ao empresário individual é permitida a alienação, sem a outorga de seu cônjuge, de bens imóveis destinados à sua atividade empresarial.
4.Assinale a única alternativa correta:
R;O ato constitutivo de sociedade anônima deve ser arquivado sempre na Junta Comercial.
5.O direito empresarial, no seu nascimento (como um ramo do direito privado), era denominado de direito comercial. Esse fato se deve, dentre outras razões, à evolução histórica da atividade que regulava: o comércio. A respeito desses aspectos, é CORRETO o que se afirma em:
R; O direito comercial nasceu (oficialmente), após a Revolução Francesa, tendo o Código Comercial francês (napoleônico) exercido grande influência nas legislações ocidentais.
6.Procurador PGE-PB 2008 - CESPE - Adaptada) Assinale a opção correta, relativamente ao direito de empresa.
R;Ocorre a dissolução parcial da sociedade pela retirada, exclusão ou morte de sócios; no entanto, o sócio que se retira da sociedade ou os herdeiros do que venha a falecer responderão pelas obrigações sociais anteriores, até dois anos após averbada a resolução da sociedade; igualmente, nos dois primeiros casos, pelas posteriores obrigações sociais e em igual prazo, enquanto não se requerer a averbação.
7.(Prova Juiz Substituto TRT 2.ª Reg. - São Paulo - 2009) Analise as proposituras abaixo:
I. As cooperativas são sociedades de pessoas, pois a realização do objeto social depende dos atributos individuais dos sócios e não da contribuição material que investem.
II. Nas sociedades de pessoas a cessão da participação depende da anuência dos demais sócios.
III. A existência da sociedade de fato somente pode ser provada por terceiros para responsabilizar os sócios solidariamente.
IV. A natureza da sociedade importa diferenças no tocante à alienação da participação societária, à sua penhorabilidade por dívida particular do sócio e à questão da sucessão por morte.
Diante das assertivas supra, assinale:
R; São corretas todas as propôs
8.(OAB 2007 - CESPE) Os irmãos João Silva e Carlos Silva constituíram sociedade limitada com Alberto Souza, sob a firma social Silva & Souza Comércio de Bebidas Limitada. Após algum tempo, Alberto resolveu alienar suas quotas a Carlos, e sair da sociedade. O contrato social é omisso sobre essa hipótese. Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.
 R; Alberto tivesse optado por ceder suas quotas a terceiro estranho à sociedade, de acordo com o Código Civil, poderia fazê-lo, desde que não houvesse oposição de titulares de mais de um quarto do capital social.
9.Assinale a opção correta em relação às sociedades limitadas.
R; O adquirente de cotas adere à cláusula de arbitragem do contrato social, estando, assim, vinculado à jurisdição arbitral nele prevista, independentemente de assinatura e(ou) manifestação específica a esse respeito.
10. (CESPE ¿ PC-PE ¿ Delegado de Polícia ¿ 2016) A respeito de estabelecimento empresarial, aviamento e clientela, assinale a opção correta.
R:Aviamento refere-se à aptidão que determinado estabelecimento empresarial possui para gerar lucros.
1.(FGV - 2016 - OAB - Exame de Ordem Unificado - XX - Primeira Fase) P. Industrial S.A., companhia fechada, passa momentaneamente por dificuldades financeiras que se agravaram com a crise na atividade industrial do país. A assembleia geral autorizou os administradores a alienar bens do ativo permanente, dentre eles uma unidade produtiva situada no município de Mirante da Serra, avaliada em R$ 495.000.000,00 (quatrocentos e noventa e cinco milhões de reais). Considerando-se que a unidade produtiva da companhia integra seu patrimônio, assinale a afirmativa correta.
R; A assembleia geral pode autorizar a alienação da unidade produtiva. Por ser o estabelecimento uma universalidade de fato, seus elementos podem ser objeto de negócios jurídicos próprios, translativos ou constitutivos, separadamente dos demais.
2.Cleber e Maurício estabelecem uma sociedade, mas os atos constitutivos dessa sociedade, embora elaborados e subscritos pelos interessados, não foram levados a registro. Maurício realizou contrato com terceiro em nome da sociedade, sem que Cleber tenha participado da negociação. Nesta situação,
R;ambos os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações contraídas, mas somente Maurício está excluído do benefício de ordem. 
3. (Magistratura Rondônia - PUC/PR/2011) Dadas as assertivas abaixo, assinale a única CORRETA:
R;Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte ou do Ministério Público (quando lhe couber intervir no processo), que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios de pessoas jurídicas. Uma decisão desta natureza implica na chamada ¿desconsideração da personalidade jurídica¿.
4. (Advogado OAB 2006 CESPE) Dispõe o art. 972 do Código Civil, que podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos. Assinale a opção correta, quanto à disciplina dos requisitos para o exercício da atividade empresarial.
 R:Os atos praticados por empresário falido impedido de exercer atividade empresarial terão plena validade em relação a terceiros de boa-fé.
5.Escolha a alternativa correta referente às obrigações dos sócios perante a sociedade:
R;As obrigações dos sócios começam imediatamente com o contrato, se este não fixar outra data, e terminam quando, liquidada a sociedade, se extinguirem as responsabilidades sociais
6.São sociedades personificadas:
R:Sociedade em comandita simples e sociedade em nome coletivo
7.Julgue as seguintes afirmações
I - A assembleia geral extraordinária que tiver por objeto a reforma do estatuto somente se instalará em primeira convocação com a presença de acionistas que representem 2/3 (dois terços), no mínimo, do capital com direito a voto, mas poderá instalar-se em segunda com qualquer número.
II - A assembleia geral extraordinária que não tiver por objeto a reforma do estatuto somente se instalará em primeira convocação com a presença de acionistas que representem 25%, no mínimo, do capital com direito a voto, mas poderá instalar-se em segunda com qualquer número.
III - Antes de abrir-se a assembleia, os acionistas assinarão o "Livro de Presença", indicando o seu nome, nacionalidade e residência, bem como a quantidade, espécie e classe das ações de que forem titulares.
R;I, II e III
8.De acordo com a teoria dos atos ultra vires:
R: a sociedade somente pode praticar atos que estejam expressa ou implicitamente compreendidos no seu objeto, sob pena de ineficácia do ato em relação à sociedade
9; (Procurador PGE-PB 2008 - CESPE - Adaptada) Assinale a opção correta, relativamente ao direito de empresa.
R:Ocorre a dissolução parcial da sociedade pela retirada, exclusão ou morte de sócios; no entanto, o sócio que se retira da sociedade ou os herdeiros do que venha a falecer responderão pelas obrigações sociais anteriores, até dois anos após averbada a resolução da sociedade; igualmente, nos dois primeiros casos, pelas posteriores obrigações sociais e em igual prazo, enquanto não se requerer a averbação.
10.Qual o significado de atos ultra vires na sociedade limitada e simples?
R; É o ato praticado pelo administrador, presentando