Buscar

Argamassa Industrializada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ARGAMASSA
INDUSTRIALIZADA NA 	CONSTRUÇÃO CIVIL																																																								 
							
Introdução
Argamassa é uma mistura homogênea de agregado miúdo, aglomerante inorgânico e água, com aditivos ou não, e com propriedades de aderência e endurecimento.
 As argamassas industrializadas, de acordo com a norma NBR 13529 (ABNT, 1995), são aquelas provenientes da dosagem contralada, em instalações próprias (industrias), de aglomerante (s), agregado (s), e, eventualmente, aditivo (s), em estado seco e homogêneo, compondo uma mistura seca a qual o usuário somente adiciona a quantidade de água requerida para proceder a mistura.
FUNÇÕES DA ARGAMASSA
Unir componentes de alvenaria, cobrir e regularizar a superfície da base. 
Regularizar a absorção da base ou melhorar a aderência.
Unir componentes do acabamento decorativo.
Dar acabamento final a superfície.
VANTAGENS:
DESVANTAGENS:
Baixa retração,
Presença de aditivos plastificantes aumenta a adesão e a ductilidade do material curado. 
Dispensa a imersão previa da peças cerâmicas porosa em água.
 Aumento da produtividade da mão- de- obra
Custo absoluto elevado.
ARGAMASSA INDUSTRIALIZA: 
TIPOS
 E SUAS APLICAÇÕES
ARGAMASSA COLANTE
A argamassa colante industrializada é um produto prático, seguro, constante e por isso muito superior à argamassa preparada na obra. Para cada local de uso existe um tipo de argamassa:
AC-I: Argamassa com características de resistência às solicitações mecânicas típicas de revestimentos internos, com exceção daqueles aplicados em áreas especiais como saunas, churrasqueiras, estufas e outros.
AC-II: É indicada para uso em ambientes externos. Possui propriedades que diminuem a interferência de temperatura e umidade típicas do trabalho ao ar livre.
AC-III:Apresenta aderência superior em relação às argamassas dos tipos AC-I e AC-II. São indicadas para assentamento de porcelanatos e de revestimentos cerâmicos em piscinas de água quente, saunas e churrasqueiras.
ARGAMASSAS PARA REJUNTAMENTO
O rejunte tem por função absorver as deformações que os pisos sofrem devido a ação de calor, frio, trânsito e, também, as deformações que a base que a cerâmica ou azulejo sofrem evitando trincas, rachaduras e quebra das peças. 
Você deve rejuntar a cerâmica/azulejo no mínimo 72h após o assentamento.
ARGAMASSA PARA ASSENTAMENTO
Mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, contendo ou não aditivos, com propriedades de aderência e endurecimento, podendo ser dosada em obra ou em instalação própria (argamassa industrializada).
Argamassa para assentamento: utilizada para juntar blocos e tijolos em serviços de alvenaria. É aplicada com colher de pedreiro ou bisnagas.
ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO
Possuem a função de proteger as paredes contra intempéries e ação dos meios externos, além de proporcionar regularização e acabamento às superfícies. Podem ser usadas como acabamento final ou como base para receber outros revestimentos (pintura, cerâmica, etc.)
Composição: Cimento, cal, areia, aglomerados inorgânicos, água e aditivos.
Argamassa para revestimento externo:
Formuladas para resistir às intempéries e para serem aplicadas em espessuras maiores do que as argamassas de revestimento interno (a partir de 2,00 cm de espessura), o produto feito com areia de granulométria mais grossa, possibilitando a execução de superfícies mais rugosas e, consequentemente, facilitando a aplicação de cerâmica ou textura.
Argamassa para revestimento interno:
 Argamassa indicada para revestimento de ambientes internos da edificação, caracterizando-se como camada de regularização (emboço ou camada única). 
ARGAMASSA DE IMPERMEABILIZAÇÃO
Mistura homogênea de agregados, aglomerantes, aditivos impermeabilizantes com propriedades de impermeabilização e estanqueidade dos diversos componentes da construção.
TIPOS: 
-Monocomponentes: Os aditivos estão incorporados junto com os demais componentes
- Bicomponentes: Os aditivos, geralmente no estado liquido, encontram se separados dos demais componentes.
APLICAÇAO: Baldrames, piscinas, subsolos, paredes, reservatórios, pisos em contato com o solo, etc...
ARGAMASSAS PARA REFORÇO E RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL
É uma mistura homogênea de agregados aglomerados e aditivos com propriedades como, resistência a compressão aderência e controle de retração , com a função de reforçar e recuperar falhas ou patologias em estruturas de concreto.
Composição: Cimento Portand , agregados , aditivos e outros aglomerados.
vídeo
OUTROS TIPOS DE ARGAMASSA
ARGAMASSA BARITADA
A argamassa baritada é um composto que por ter agregado um minério de alta densidade "barita" ou sulfato de bário hidratado (BaSO4) presta-se à proteção radiológica. 
APLICAÇÃO: O local onde deverá ser aplicado tem que ser livre de gorduras e de outros elementos que prejudiquem a aderência do produto, devendo as superfícies estar regularmente aprumadas ou niveladas, chapiscadas ou sarrafeadas.
FINALIDADE
A densidade do produto final fica aproximadamente de 3,2 g/cm3, sendo radiopaca para feixes de raios-x de média e baixa energia, podendo ser utilizada em locais como: (raios X, tomografia, mamografia, litotripsia, medicina nuclear, hemodinâmica, radioterapia, dentre outros. Seu sucesso no mercado de construção civil dá-se pelo valor econômico em relação ao custo do chumbo e pela facilidade de aplicação.
ARGAMASSA EXPANSIVA
Segundo Kawano et al., (1982) essas argamassas são preparadas pela pulverização de um clínquer obtido principalmente pela mistura de óxidos de cálcio (CaO), óxidos de silício (SiO2) e sulfato de cálcio (CaSO4). No entanto, Miki et al., (1970) substitui o óxidos de silício (SiO2) pelo óxido de alumínio Al2O3. Também estão presentes outros tipos de óxidos, como o de ferro e magnésio em menores quantidades. A calcinação do clínquer deve ser a alta temperatura, entre 1350 e 1550C.
APLICAÇÃO
A aplicação da argamassa expansiva, não requer mão de obra especializada, podendo ser aplicada por qualquer pessoa, bastando seguir rigorosamente as instruções de manuseio e uso.
Basta dissolvê-la em 30% de água fresca, batendo até ficar uma massa homogênea e aplicá-la na perfuração da rocha. 
FINALIDADE
Por não ser um agente explosivo, e há necessidade de se utilizar um material que não cause dano, pode ser utilizada em canteiros de mineração, túneis, obras portuárias, demolição de vigas e estruturas, edificações, poços e canalizações, em espaços abertos e reduzidos, incluso os fechados, em zonas de difícil acesso e de risco explosivo ou inflamável, como em zonas urbanas. E é também de alta eficiência em demolições submarinas.
CAUSA DA EXPANÇÃO
O óxido de cálcio (CaO), este é o responsável pela expansão via hidratação da argamassa. As principais empresas que fabricam as argamassas expansivas estão situadas na Itália, Espanha e China.
Vídeo
 aplicação
 da 
argamassa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais