Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA Cruzeiro do Sul

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE REFLEXIVA
O Plano Nacional de Educação (PNE), é um instrumento de planejamento do nosso Estado democrático de direito que orienta a execução e o aprimoramento de políticas públicas do setor, onde estão definidos os objetivos e metas para o ensino em todos os níveis infantil, básico e superior a serem executados nos próximos dez anos.
O PNE 2014-2024 traz dez diretrizes, entre elas a erradicação do analfabetismo, a melhoria da qualidade da educação, além da valorização dos profissionais de educação, um dos maiores desafios das políticas educacionais. Dentre as 20 metas estabelicidades pela PNE, duas foram que mais me chamaram a atenção: 
A Meta número 4- Educação Especial, que diz assim: Universalizar para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso á educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com garantia de sistema educacional inclusive, salas de recursos multinacionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. 
A diversidade dentro das escolas é uma bandeira importante do movimento que luta pela educação inclusiva. A sala de aula deveria espelhar a diversidade humana e não escondê-la, afinal o resultado final deveria ser uma educação melhor para todos, o que não vem acontecendo.
São necessárias adequações na infraestrura, garantia de transporte escolar acessível, formação continuada dos profissionais da escola e desenvolvimento de métodos de ensino adequados á maneira de aprendizagem do aluno. Além disso o currículo e o sistema de avaliações devem ser adequados ao conjunto de estudantes como um todo para garantir a inclusão. Quanto a respeito do professor diante de uma sala de aula cheia, o mesmo não consegue dar conta das especialidades.
Não existe uma especilização em cada deficiência, então é preciso que a escola entenda como se dá o processo de aprendizagem e seja capaz de diversificar suas dinâmicas. A inclusão deve ser entendida como um processo complexo que demanda transformações estruturais em toda escola.
Contudo esse desafio é trazido pela PNE, porém tem muito caminho a ser percorrido ainda, pois o governo tem que melhorar muito, não somente colocar como meta mais sim apoiar todos os envolvidos para que andem juntos com o mesmo objetivo que trazer de forma tranquila a inclusão em sala de aula. Espero que o governo assuma a responsabilidade pela educação dos alunos com deficiência, o que já deveria ter feito há muito tempo. 
Meta número 20- Investimento público em educação pública: Ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7%( sete porcento) do Produto Interno Bruto (PIB) do país no quinto ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% (dez porcento) do PIB ao final do decênio. 
 A Meta é atingir em até dez anos, o investimento do equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública. A educação tem que ser uma questão de estado.É necessário colocar a educação acima dos interesses políticos, enquanto a educação não for prioridade para o governo, ímpossivel que venha a ter investimento necessário para melhorar o sistema educacional.
Todos precisam ter em mente que enquanto não tiver todas as crianças dentro da escola, dentro do sistema e tendo um ensino de qualidade não deveriam sossegar.
O que acontece é, que quando envolve dinheiro, ninguém quer abrir mão, acham desnecessário gastarem com a educação, o que acaba levando a uma desvalorização e um descontentamento dentro da aprendizagem, é preciso ser levado mais a sério a educação no Brasil.
Será necessário investirem mais e melhor nos próximos anos para promovermos o salto educacional necessário e que é direito da população brasileira.
Enquanto o investimento na educação estiver abaixo do patamar previsto, acredito que só irão adiar cada vez mais essas metas. Somente com dinheiro, será possível fazer tudo, e alcançar um ensino melhor para todos.
 Data: 25/08/2018
 Priscila Pavarini de Souza

Outros materiais