Buscar

Tec_info_comunc_aula_01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	
	Exercício: CCT0203_EX_A1_201409316041 
	 Voltar
	Aluno(a): DOMINGOS CRUZ DE SOUZA
	Matrícula: 201409316041
	
	Data: 05/10/2014 12:26:13 (Finalizada)
	 1a Questão (Ref.: 201409413567)
	
	Correlacione os conceitos apresentados às suas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento dos parênteses: 
(1) Sociedade 
(2) Ciência 
(3) Tecnologia 
( 2 ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados, desenvolve-se através do tempo, parte de mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, baseia-se no estudo objetivo de fenômenos empíricos, está relacionada à comprovação de teorias e associada à publicação de artigos, teses, livros etc, sendo seus conhecimentos criados livremente veiculados e patrimônio da civilização. 
( 3 ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos, desenvolve-se através do tempo, baseia-se na aplicação dos conhecimentos na produção ou melhoria de bens e serviços, está relacionada aos impactos socioeconômicos sobre uma comunidade, seus resultados são obtidos a partir da aplicação de novos materiais, processos, métodos e produtos nos meios de produção, está sintonizada com o desenvolvimento econômico e o bem-estar da sociedade sendo seus produtos e processos passíveis de negociação e de enquadramento como patentes. 
( 1 ) Constitui-se por um conjunto de pessoas e baseia-se num sistema de relacionamentos entre elas, desenvolve-se através do tempo, seus membros compartilham propósitos, interesses, preocupações e costumes e interagem entre si constituindo uma comunidade, que constrói conhecimentos e desenvolvem tecnologia.
	
	
	1, 3, 2
	
	2, 1, 3
	x
	2, 3, 1
	
	3, 2, 1
	
	1, 2, 3
	 2a Questão (Ref.: 201409413536)
	
	Analise as sentenças abaixo e classifique-as como Verdadieras (V) ou Falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que traz a sequência correta de preenchimento dos parênteses. 
( V ) Há conceitos diferenciados sobre sociedade, ciência e tecnologia, variando de acordo com o período histórico, a cultura, o contexto e a abordagem que lhe são atribuídos. 
( F ) Sociedade, ciência e tecnologia mantêm uma relação contínua entre si, em constante interação, entretanto não determinam impactos mútuos em sua evolução. 
( F ) A ciência e a tecnologia, bem como seus fatos e artefatos, são neutros e universais, não cabendo, portanto, ao profissional de TIC avaliar antecipadamente os impactos de sua ação no contexto regional e organizacional de sua atuação. 
( V ) A abordagem da associação em rede nos traz uma visão mais ampla das relações entre sociedade, ciência e tecnologia, com atores protagonistas, que em sua atuação em rede, geram fatos e artefatos tecnológicos, de acordo com interesses específicos, direcionando a evolução científica e tecnológica num determinado momento.
	
	
	V, V, V, F.
	x
	V, F, F, V.
	
	F, V, F, V.
	
	F, F, F, V.
	
	V, F, V, V.
	 3a Questão (Ref.: 201409413721)
	
	Analise as sentenças abaixo sobre a relação entre ciência e tecnologia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. A ciência e a tecnologia, por serem culturas e produtos humanos, apresentam dimensões de ordem filosófica, política, econômica e social que, necessariamente, as enquadram em contextos sócio-históricos, com os quais interagem e se desenvolvem;
II- As nações investem em ciência objetivando a expansão do conhecimento humano, o aprimoramento do seu corpo de técnicos e cientistas a longo prazo, para uma possível exploração de novos princípios e materiais;
III- Os investimentos em tecnologia visam aperfeiçoar o parque industrial e melhorar a qualidade dos produtos, tendo em vista a competição e tradicionalmente, o prestígio político e econômico.
	
	
	Nenhuma das sentenças está correta
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	Somente a sentença I está correta
	x
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	 4a Questão (Ref.: 201409589646)
	
	ESTUDO DOS INSTRUMENTOS, PROCESSOS E MÉTODOS EMPREGADOS NOS DIVERSOS RAMOS INDUSTRIAIS. BASEIA-SE NA APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NA PRODUÇÃO OU MELHORIA DE BENS E SERVIÇOS, O TEXTO FALA SOBRE UMA:
	
	
	NEUTRALIDADE
	
	CIÊNCIA
	
	SOCIEDADE
	
	CIBERCULTURA
	x
	TECNOLOGIA
	 5a Questão (Ref.: 201409586028)
	
	Atualmente vivenciamos a transição da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento. 
Marque a alternativa que indique uma prática da sociedade do conhecimento.
	
	
	Na sociedade do conhecimento o capital humano é substituído pela tecnologia.
	
	Na sociedade do conhecimento, assim como na sociedade industrial a valorização principal é na linha de produção.
	x
	Na sociedade do conhecimento busca-se valorizar o capital intelectual, pois a partir dele é possível capturar o conhecimento para armazenamento e disseminação.
	
	Na sociedade do conhecimento a moeda de troca os esforços se voltam ao cliente.
	
	Na sociedade do conhecimento o objetivo principal é a produção de serviços ou produtos.
	 6a Questão (Ref.: 201409575620)
	
	A nossa humanidade sempre teve seu desenvolvimento relacionado ao uso dos artefatos tecnológicos disponíveis. Na atualidade, podemos dizer que essa característica está mais acentuada. Nesse contexto e, de acordo com o que foi apresentado na aula 1 da nossa disciplina, é correto afirmar que: I - A relação entre Ciência Tecnologia e Sociedade molda a forma que vivemos. II Somente a Tecnologia determina a nossa forma de viver. III - A Sociedade influencia a Ciência e não é recebe essa influencia da mesma forma.
	
	
	e) Nenhumas das afirmativas estão corretas
	x
	a) Somente a afirmativa I está correta
	
	b) Somente a afirmativa II está correta
	
	c) Somente a afirmativa III está correta
	
	d) Todas as afirmações estão corretas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais