Buscar

Biotecnologia - AUla 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BIOTECNOLOGIA I
Profa. Claudia Dantas Comandolli Wyrepkowski
EMENTA
Engenhariagenética: tecnologia do DNA recombinante. Mutação, reparo e recombinação no material genético. Técnicas de Biologia Molecular. Técnicas de hibridização –SourthernbloteNorthenblot. Marcadores moleculares. Terapia gênica efarmacogenômica. Sequenciamento de Genomas. DNA na prática forense.
BibliografiaBásica
 LIMA, N. Biotecnologia: fundamentos e aplicações. Lisboa:Lidel, 2003.
WATSON, J.D.; MYERS, R. M.; CAUSY, R. M. WITKOWSKI, J. A.Dnarecombinante: Genes eGenomas.3 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2009.
MICKLOS, D. A. FREYER, G. A. A Ciência do DNA. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2005.
 
Bibliografia Complementar
 VIDEIRA, A. Engenharia Genética. 2. ed. EditoraLidel. 2001.
GRIFFITHS A J; WESSLER S R; LEWONTIN R L: Introdução à genética. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
SNUSTAD, Peter- SIMMONS, Michael J: Fundamentos de Genética. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2008.
ASTOLFI-FILHO, S. PEREIRA, J. O.; XAVIER, M. A. S.; AZEVEDO, M. O. Noções básicas de tecnologia do DNA recombinante. Manaus: EDVA, 2005.
NELSON, D. L.; COX, M. M.Lehninger: Princípios de Bioquímica. 5. ed., São Paulo:Sarvier, 2011.
Áreas científicas
Definições
“ Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."
“O conceito de biotecnologia parte do uso de processos biológicos para a obtenção de bens, que vão de alimentos como, por exemplo, os que necessitam do processo de fermentação à produção de medicamentos em geral. A biotecnologia utiliza células vivas e seus derivados sintéticos como, por exemplo, as enzimas e aminoácidos.”
A biotecnologia é uma área interdisciplinar fortemente ligada à pesquisa científica e tecnológica que tem como principal objetivo desenvolver processos e produtos utilizando agentes biológicos.
De acordo com a ONU, “Biotecnologia significa, qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.” (ONU, Convenção de Biodiversidade 1992, Art. 2).
Breve Histórico
DATA
EVENTO
1800a.C
Bebida fermentada (vinho)
100d.C
Crisântemo em pó é usado na China como inseticida
DATA
EVENTO
1800 a.C
Bebida fermentada (vinho)
100 d.C
Crisântemo em pó é usado na China como inseticida
1663
Descobrimento das células porHooke
1675
Bactérias são descobertas por Leeuwenhoek
1797
Uso de vacina viral contra varíola
1830
Descobrimento de proteínas
1855
A bactériaEscherichia colié descoberta. Esta se tornou uma das ferramentas principais no desenvolvimento e produção para biotecnologia
1863
Mendel descobre que os caracteres são transmissíveis dos pais para as progênies por meio de unidades independentes(genes)
1911
Rous descobre o primeiro vírus que causa câncer
1914
Bactéria é usada para tratar esgoto em Manchester, Inglaterra
1919
A palavra biotecnologia é usada pela primeira vez por um engenheiro agrícola da Hungria
1928
É descoberta a penicilina
1944
DNA é a substância que constitui um gene
1953
Watson e Crick revelam a estrutura tridimensional do DNA, dupla hélice
1982
Insulina humana produzida por engenharia genética em bactéria
1984
O vírus HIV é clonado e seu genoma é seqüenciado
1986
Os primeiros testes de campo com plantas transgênicas são conduzidos nos Estados Unidos
1994
O tomate Flavr Savr, geneticamente modificado para resistir ao apodrecimento, é aprovado para o plantio e comercialização nos Estados Unidos
1997
Cientistas relatam a clonagem de carneiros
2000
Obtenção de arroz geneticamente modificado que produz caroteno, precursor da Vitamina A
Produção em áreas da biotecnologia
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
Institui a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, cria o Comitê Nacional de Biotecnologia e dá outras providências.
DECRETO Nº 6.041, DE 8 DE FEVEREIRO DE 2007.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea “a”, da Constituição,
DECRETA:
Art. 1o  Fica instituída a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, na forma do Anexo a este Decreto, que tem por objetivo o estabelecimento de ambiente adequado para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos inovadores, o estímulo à maior eficiência da estrutura produtiva nacional, o aumento da capacidade de inovação das empresas brasileiras, a absorção de tecnologias, a geração de negócios e a expansão das exportações.
§ 1o  As áreas setoriais priorizadas na Política de Desenvolvimento da Biotecnologia deverão ser objeto de programas específicos, contemplando as seguintes diretrizes:
I - Área de Saúde Humana: estimular a geração e controle de tecnologias e a conseqüente produção nacional de produtos estratégicos na área de saúde humana para posicionar competitivamente a bioindústria brasileira na comunidade biotecnológica internacional, com potencial para gerar novos negócios, expandir suas exportações, integrar-se à cadeia de valor e estimular novas demandas por produtos e processos inovadores, levando em consideração as políticas de Saúde;
II - Área de Agropecuária: estimular a geração de produtos agropecuários estratégicos visando novos patamares de competitividade e a segurança alimentar, mediante a diferenciação de produtos e a introdução de inovações que viabilizem a conquista de novos mercados;
III - Área Industrial: estimular a produção nacional de produtos estratégicos na área industrial para que a bioindústria brasileira possa caminhar na direção de novos patamares de competitividade, com potencial para expandir suas exportações e estimular novas demandas por produtos e processos inovadores;
IV - Área Ambiental: estimular a geração de produtos estratégicos na área ambiental visando novos patamares de qualidade ambiental e competitividade, mediante articulação entre os elos das cadeias produtivas, conservação e aproveitamento sustentável da biodiversidade, inclusão social e desenvolvimento de tecnologias limpas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais