Buscar

ambientação Coleta de fezes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE BIOMEDICINA
AMBIENTAÇÃO
ANA LAURA 
ISADORA DE JESUS 
VITÓRIA BRUS FAGUNDES
COLETA: FEZES 
A coleta de fezes não requer jejum do paciente nem restrição de alimentação. As amostras de fezes podem ser de consistências diversas, e isso não é impeditivo para a realização do exame parasitológico.
Deve-se coletar a amostra de fezes formadas (pastosas ou petrificadas) e colocá-las em frasco coletor universal de plástico limpo e seco com tampa de rosca. 
Para fazer a coleta de forma mais simplificada, deve-se utilizar um penico, comadre ou mesmo plástico, e colocar as fezes imediatamente no frasco coletor universal. 
A quantidade deve corresponder a aproximadamente meio frasco, cerca de 50 a 100 g. 
As amostras devem estar isentas de água e urina para que não ocorra interferência no resultado, como degeneração, lise de parasitas, principalmente trofozoitas, ou contaminação. As amostras de fezes utilizadas para a realização de exames para a pesquisa de antígenos parasitários devem ser frescas. Ao utilizar conservadores para as fezes, seguir as instruções do kit de Elisa (imunoensaio). As amostras fecais utilizadas nas técnicas para a detecção de ácidos nucleicos devem ser frescas ou congeladas.
Amostras de fezes liquefeitas ou diarreicas frescas devem ser examinadas até 30 minutos após a coleta; amostras pastosas, até 60 minutos; e amostras formadas ou endurecidas podem ser examinadas no mesmo dia ou no dia seguinte.
Até que sejam enviadas para análise, a temperatura de conservação das amostras é a ambiente. O frasco com as fezes pode ser deixado no banheiro, em local fresco e longe do alcance das crianças.

Outros materiais