Buscar

AV1 ANATOMIA SISTEMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201810646126)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Ao se realizar um corte na qual se deseja dividir o corpo de um ser humano em dois planos idênticos, ou seja, lado esquerdo e lado direito, qual tipo de plano ou secção será realizado?
		
	
	Corte oblíquo
	 
	Corte sagital
	 
	Corte transversal
	
	Corte Coronal
	
	Corte frontal
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201810643338)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com base na discussão realizada em sala, e a partir da informação que segue, assinale a ÚNICA alternativa correta: ¿Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), qualquer pessoa entre 18 e 55 anos que goze de boa saúde (isto é; não seja portador de doença infecciosa ou incapacitante) pode ser um doador de medula óssea vermelha. A coleta desse material é realizada em centro cirúrgico especializado, e consiste em punções no osso pélvico do indivíduo doador que se encontra sob efeito de anestesia. É provável haver leve incômodo para o doador nos dias subsequentes à doação, mas seus efeitos são amenizados com uso de analgésicos. Em contrapartida, esse ato para o indivíduo receptor pode representar a salvação de sua própria vida. O tratamento com medula óssea se destina ao tratamento de doenças como leucemia e algumas auto-imune, entre outras. O ato de doação de medula óssea é restritamente voluntário e demonstra a nobreza do doador (www.inca.com.br).¿
		
	 
	A coleta da medula óssea vermelha, apesar de incômoda, é recomendada pois é nessa estrutura que ocorre o processo hematopoiético, responsável pela síntese das células sanguíneas (série branca e vermelha)
	
	O tratamento de leucemias e doenças auto-imune é realizado por meio de células pertencentes ao sistema imunológico, portanto, devem ser coletadas nos linfonodos e transferidas ao seu receptor de maneira mais rápida possível, por meio de transfusões sanguíneas simples
	 
	A coleta de medula óssea vermelhar, além de incômoda, é totalmente desnecessária, haja vista que a doação de sangue arterial supre a demanda das células sanguíneas que o receptor necessita
	
	A coleta da medula óssea vermelha, apesar de incômoda, é recomendada pois é nessa estrutura que ocorre o processo hematopoiético, responsável pela síntese das células sanguíneas (série amarela e vermelha)
	
	Existe um erro conceitual nessa informação, haja vista, que na faixa etária citada acima os ossos são exclusivamente formados por substância óssea compacta, portanto, não existe medula óssea vermelha, apenas a medula óssea amarela
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201810643582)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A coluna vertebral constitui o eixo ósseo do corpo e está construída de modo a oferecer sustentação, mas também a flexibilidade necessária à movimentação do tronco. Assim, ela protege a medula espinal do sistema nervoso central que está alojada no seu interior, serve de pivô para suporte e mobilidade da cabeça, permite movimentos entre as diversas partes do tronco e dá fixação a numerosos músculos. Sobre a coluna vertebral, marque a alternativa CORRETA.
		
	 
	Na região cervical, apresenta vértebras atípicas denominadas Atlas (C1) e Áxis (C2) e C7.
	 
	A coluna vertebral é formada por curvaturas primárias denominadas de lordose e secundárias denominadas de cifose.
	
	Uma vértebra cervical, possui como característica regional o corpo pequeno e processo espinhoso longo e direcionado para baixo.
	
	As curvaturas fisiológicas da coluna são duas hiperlordoses e duas escolioses.
	
	É normalmente dividida em cervical e torácica superior e inferior.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201810645269)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em seu trabalho chegou um novo colega. Ao cumprimentá-lo você percebe que ele tem seis dedos e a face palmar está localizada tanto anterior quanto posteriormente. Como se classifica este tipo de ¿diferença¿ anatômica?
		
	
	Monstruosidade.
	
	Variação Anatômica.
	 
	Anomalia.
	
	Patologia anatômica.
	
	Deformidade anatômica.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201810644638)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As descrições anatômicas são baseadas em três principais planos de secções que passam através do corpo humano na posição anatômica. Quando é observado o movimento do corpo humano, aplica-se o conhecimento de eixo. Baseando-se nestes princípios, é correto afirmar apenas:
		
	 
	Uma secção coronal separa o corpo humano em duas ou mais partes ventral e dorsal
	
	O eixo ântero-posterior permite os movimentos de rotação medial e rotação lateral
	
	Uma secção mediana separa o corpo humano em apenas duas partes iguais cranial e podálico
	
	O eixo craniocaudal permite os movimentos de flexão e extensão
	
	O eixo látero-lateral permite os movimentos de abdução e adução

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes