Buscar

25º TESTE DE CONHECIMENTO PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Na referência à comunicação corporal e não-verbal, se privilegiarmos o olhar do outro em uma situação de interação social, de comunicação profissional ou mesmo de entrevista, podemos identificar alguns pontos como corretamente afirmados, EXCETO:
		
	 
	nada mais confortável do que conversar com alguém que não te olha; para um entrevistador, isto facilita a comunicação.
	
	o olhar fixo, por exemplo, demonstra confiança e, até certo ponto, ameaça.
	
	políticos são treinados para olhar fixamente para as câmeras em suas campanhas televisivas, no sentido de demonstrar confiança e coragem de encarar os desafios.
	 
	olhos baixos ou agitados demonstram insegurança e busca por algo, já olhos fixos e parados demonstram raiva e agressividade.
	
	se, enquanto você fala algo, o outro ficar frequentemente olhando para o lado e não para você, este é um sinal de que está concordando com o que você diz.
	
Explicação:
Na referência à comunicação corporal e não-verbal, o olhar fixo demonstra confiança e, até certo ponto, ameaça. Do mesmo modo, o olhar fixo de alguém por muito tempo fará com que você se ponha em situação de desconforto ou conflito. Políticos são treinados para olhar fixamente para as câmeras em suas campanhas televisivas, no sentido de demonstrar confiança e coragem de encarar os desafios. Nada mais desconfortável do que conversar com alguém que não te olha. Olhos baixos ou agitados demonstram insegurança e busca por algo, já olhos fixos e parados demonstram raiva e agressividade. Ao conseguir estabelecer uma reta entre seu olhar e o do outro, você estabelece também uma identidade e uma sintonia que pode ser interpretada como confiança, sedução ou constrangimento, dependendo da situação. Se, enquanto você fala algo, o outro ficar frequentemente olhando para o lado e não para você, este é um sinal de que não está concordando. Por outro lado, se quem olha frequentemente para os lados for o falante, facilmente percebemos insegurança ou falsidade no que está sendo dito.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quando estudamos a comunicação corporal e não verbal, ficamos cientes de que os primeiros estudos científicos sobre linguagem corporal foram feitos por:
		
	
	Vygotsky.
	 
	Charles Darwin.
	
	Jean Piaget.
	 
	Freud.
	
	Ferdinand de Saussure.
	
Explicação:
Os primeiros estudos científicos sobre linguagem corporal foram feitos por Charles Darwin e publicadas no livro A expressão das emoções em homens e animais. Darwin defendia que os mamíferos demonstravam suas emoções através de expressões faciais.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na referência à comunicação corporal e não-verbal, se privilegiarmos o movimento das mãos de nosso interlocutor em uma situação de interação social, de comunicação profissional ou mesmo de entrevista, podemos afirmar que:
		
	 
	pessoas mais expansivas tendem a apresentar gestos mais largos.
	
	pessoas menos expansivas tendem a apresentar gestos mais largos.
	 
	a gesticulação não mantém nenhuma relação com o que uma pessoa está sentindo.
	
	mãos fechadas em punho representam cumplicidade e simpatia.
	
	pessoas tranquilas tendem a ficar esfregando as mãos.
	
Explicação:
Um importante aspecto a ser observado no relacionamento interpessoal, especialmente os de cunho profissional, se refere à gesticulação e aos movimentos das mãos. Normalmente percebemos estes gestos enquanto o outro fala (e menos quando nós mesmos estamos falando), mas raramente damos à gesticulação um significado maior. Este desprezo pelos gestos diminui muito nossa capacidade de interpretar a mensagem do outro. É famosa a gesticulação exagerada dos italianos ou os gestos contidos e praticamente imperceptíveis dos ingleses. De modo geral, a gesticulação está diretamente associada à espontaneidade ou à repressão de quem fala. Já pessoas mais expansivas tendem a apresentar gestos mais largos e muitas vezes podem mesmo chegar a ser consideradas inconvenientes, na medida em que seguram os outros ou fazem gestos muito próximos, praticamente tocando no ouvinte. Mostrar com os dedos um espaço minúsculo, enquanto se fala da confiança que se tem em algo, reforça a ideia que o tamanho da confiança é muito pequeno. Mãos fechadas em punho (como se fosse socar) representam raiva e agressividade e dedos intercalados demonstram nervosismo ou tensão.
 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As particularidades da personalidade do indivíduo percebedor, ou seja, seus valores, crenças e educação:
		
	
	interferem apenas na forma como o indivíduo experienciará o evento.
	 
	irão interferir na forma como interpreta um evento, mesmo dentro de seu próprio grupo social.
	
	só afetam a interpretação de eventos ocorridos em outra cultura.
	 
	não interferem na forma como o indivíduo interpreta os eventos de sua cultura.
	
	interferem apenas na forma como será narrado o evento.
	
Explicação:
Mesmo pertencendo à mesma cultura, dois indivíduos podem perceber e interpretar um fato de forma diferente em função de suas características individuais. Ou seja, características pessoais interferem na nossa interpretação dos fatos e eventos, muito embora tenhamos a tendência a recorrer a padrões socialmente definidos, reproduzindo estereótipos culturalmente definidos.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que, ao falarmos e nos dirigirmos a alguém, há sinais emitidos pelo corpo, pelas expressões faciais e mesmo pelo tom de voz. A partir disto, é possível concluir que nossa linguagem corporal, quando ajustada ao que sentimos:
		
	
	passa despercebida ao ouvinte, não pesando na comunicação.
	
	não faz diferença em relação ao que queremos afirmar.
	
	desfoca a atenção do ouvinte em relação ao que estamos falando.
	 
	auxilia a comunicação e confirma o que estamos dizendo.
	
	não auxilia e nem atrapalha a comunicação.
	
Explicação:
Pela linguagem do corpo, dizemos muito. A linguagem corporal é uma linguagem que não mente. Tom de voz, olhar, expressão facial, das mãos e do corpo são reveladores de nossas emoções. Podem confirmar ou contradizer o que estamos dizendo. Assim, se falamos francamente, nossa linguagem verbal é confirmada por nossa linguagem corporal e auxilia a comunicação.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Ao recorrer a padrões socialmente definidos para interpretar condutas, podemos facilmente recair na situação de estarmos apenas reproduzindo estereótipos culturais. Estereótipos são definidos como:
		
	 
	Generalizações sobre características ou comportamentos de pessoas ou grupos sociais que aprendemos a partir de conceitos transmitidos culturalmente.
	
	Tipos de condutas e comportamentos existentes em um grupo social e que fundamentam sociologicamente o caráter de um povo.
	
	Ideologias racistas e conceitos preconceituosos que são difundidos na população como forma de descriminação de minorias.
	
	Características típicas de uma população que por definição passam a fazer parte da identidade social daquele povo.
	
	Conceitos culturalmente aprendidos acerca do comportamento negativo de uma sociedade.
	
Explicação:
Reproduzir padrões interpretativos culturais para analisar o comportamento de alguém não deixa de ser tipicamente humano. É o que conhecemos como estereótipo. Constituem-se em generalizações sobre características ou comportamentos de pessoas ou grupos sociais que aprendemos a partir de conceitos transmitidos culturalmente.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O conjunto de saberes informais, elaborados a partir da convivência social, e que nos auxiliam e orientam nas relações com osoutros. São chamados:
		
	
	Percepção Social.
	
	Símbolos Comunicacionais.
	 
	Representações Sociais.
	 
	Estereótipos.
	
	Perspectiva Sociocultural.
	
Explicação:
Por convivermos em grupos sociais, da mesma forma como aprendemos a interpretar estes símbolos comunicacionais que a linhagem gestual abarca, acabamos também por construir em nós representações simbólicas da realidade. Em outras palavras, desenvolvemos um conjunto de saberes informais que nos auxiliam e orientam as relações com os outros. São as chamadas representações sociais.
 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Você já reparou que, quando gostamos de algo, nos aproximamos do objeto e, quando não, nos afastamos? Esta atitude natural e espontânea é uma das que se reflete também na inclinação do corpo quando falamos. Tomando isto como referência, identifique a afirmativa que NÃO revela coerência da expressão corporal com o sentimento de alguém.
		
	 
	Se o seu interlocutor olha frequentemente para os lados, facilmente percebemos segurança ou veracidade no que está sendo dito.
	 
	Ao se inclinar na direção de quem está ouvindo, você reforçará a percepção de identidade e interesse em relação a ele e ênfase na mensagem.
	
	Se, ao falar, seu interlocutor inclina o corpo para trás, ele está demonstrando desinteresse, cansaço ou discordância.
	
	Se, ao falar, alguém inclina o tronco em sua direção, a pessoa está demonstrando interesse, afetividade e concordância.
	
	Se, enquanto você fala algo, o outro ficar frequentemente olhando para o lado, e não para você, este é um sinal de que não está concordando.
	
Explicação:
Quando gostamos de algo, nos aproximamos do objeto; quando não, nos afastamos. Esta atitude natural e espontânea se reflete também na inclinação do corpo quando falamos. Se, ao falar, alguém inclina o tronco em sua direção, a pessoa está demonstrando interesse, afetividade e concordância. Caso contrário, se o tronco se inclina para trás, demonstra desinteresse, cansaço ou discordância. Ao se inclinar na direção de quem está ouvindo, você reforçará a percepção de identidade e interesse em relação a ele e ênfase na mensagem.

Outros materiais