A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVALIAÇÃO PARCIAL 2   PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão (Ref.:201608956702)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Psicologia Social se caracteriza pelo segmento da Psicologia que estuda os processos relacionais. Sobre os principais processos psíquicos determinados pelas relações interpessoais: I - O outro como fator de segurança: Concepção baseada em conceitos pelos quais a personalidade é exclusivamente um produto da interação social, como nas teorias culturalistas. II - O outro como fator de influência na personalidade: Proveniente do comportamento infantil, aonde há uma total dependência de um adulto. III - O outro como fator de equilíbrio psicológico: O outro é visto como modelo e o sentimento de normalidade se dará em função da equiparação da pessoa com o senso comum. IV - O outro como fator motivador de ações e atitudes: A ação é a realização de uma intenção e toda realização será vinculada ao contexto relacional (códigos culturais) que motivou a intenção. Estão corretas as alternativas:
		
	
	I
	 
	III e IV
	
	II e IV
	
	II e III
	
	IV
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201611336057)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sabemos que o homem se insere no grupo dos animais sociais, o que significa que, para nós, viver em sociedade não é exatamente uma opção, mas sim um determinante biológico, portanto natural. A espécie humana, entretanto, possui um terceiro aspecto que o distingue das demais espécies sociais. É o aspecto:
		
	 
	Cultural.
	
	Genético.
	
	Sociológico.
	
	Filosófico.
	
	Orgânico.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201608582419)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Freud desenvolve a TEORIA DO RECALQUE, que funcionará como base para a criação de seu primeiro esquema dos componentes da vida psíquica. Mais tarde esta 1ª Tópica é transformada por Freud de modo a incorporar-se especificamente ao recém-descoberto conceito de LIBIDO (energia vital) e seu esquema se substitui pela chamada 2ª TÓPICA na qual Freud estabelece as estruturas que irão compor para a Psicanálise, a personalidade, que são o:
		
	
	id, inconsciente e pré-consciente
	 
	id, ego e superego
	
	consciente, inconsciente e pré-consciente
	
	consciente, inconsciente e superego
	
	consciente, superego e pré-consciente
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201611336070)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A linguagem é, sem dúvida, um dos mais importantes processos de mensuração do desenvolvimento psicológico como um todo e do cognitivo em especial, ao expressar, em diferentes fases da nossa vida e do nosso desenvolvimento, nossa capacidade para nos relacionarmos e extrairmos relações da realidade. Pode-se, a partir disto, afirmar que:
		
	 
	a linguagem e o desenvolvimento biológico, psíquico e cognitivo são interdependentes.
	
	a linguagem só tem relação com o desenvolvimento biológico.
	
	a linguagem não tem relação com o desenvolvimento psíquico.
 
	
	a linguagem e o desenvolvimento biológico, psíquico e cognitivo não se relacionam.     
	
	a linguagem não tem relação com o desenvolvimento biológico.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201611291122)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para que eu possa ter uma Atitude formada sobre algo ou sobre alguém, é imprescindível que tenha, em mim, um sentimento pró ou contra em relação ao assunto ou à pessoa que são objetos desta atitude. Quando sou indiferente a alguém, ou a algum assunto, não posso dizer que tenho uma atitude, mas que tenho:
		
	
	um pensamento afetivo.
	
	uma reação passional.
	 
	uma opinião.
	
	uma predisposição.
	
	um pensamento mágico.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201608582443)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Algumas estruturas de linguagem são frequentemente utilizadas pelas pessoas em seus discursos e se forem devidamente trabalhadas podem não só esclarecer o conteúdo do discurso como influir de modo decisivo neste mesmo discurso. O padrão onde se estabelecem formas incompletas de discurso que eliminam aspectos muitas vezes essenciais à comunicação é chamado:
		
	
	NOMINALIZAÇÕES
	 
	ELIMINAÇÃO
	
	PRESSUPOSIÇÕES
	
	LEITURA DE MENTE
	
	GENERALIZAÇÕES
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201611302761)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na base de toda construção ideológica, que fundamenta nossa maneira de ver e lidar com mundo, encontram-se os meios de comunicação que atuam de forma a difundir modelos, padrões, conceitos e estilos de vida. A mídia, nas sociedades contemporâneas:
 
		
	
	é apenas um espaço de atividade profissional, sem nenhum compromisso com valores, conceitos, modelos e estilo de vida.
	
	vem sendo questionada e não tem mais a grande influência de outras épocas.
	
	divide sua influência com o discurso científico na construção da realidade.
	
	em nada interfere na forma como as pessoas veem e entendem o mundo.
	 
	é, sem dúvida alguma, o mais determinante fator de construção de nossa realidade.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201609098778)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em entrevista publicada pela Revista Veja, em edição de 05/08/2015, a Dra. Julie Lythcott-Haims, ex-Reitora da Universidade de Stanford, destaca um novo tipo de jovem adulto que vem dominando, em sua perspectiva, o cenário acadêmico, ao menos nos Estados Unidos: adultos jovens que dependem da família para tudo, principalmente no momento de tomar uma decisão ou fazer uma escolha. Embora a entrevistada teça argumentos que, do ponto de vista de uma apreciação de valor, apontam para uma falha no amadurecimento emocional destes jovens, o fato de serem bastante numerosos, quase dominantes em seu jeito de ser, se considerado o grupo ao qual pertencem, faz o comportamento destes jovens, à luz da Psicologia Social, ser considerado:
		
	
	desajustado.
	
	anormal.
	
	desequilibrado.
	
	doente.
	 
	normal.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201611302791)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A informação de um fato, quando se propõe a não apenas descrever a ocorrência, mas também a auxiliar na compreensão deste fato, necessita:
		
	
	mencionar as consequências do ocorrido.
	
	conter depoimentos de testemunhas do fato.
	
	descrever em detalhes e pormenores a ocorrência.
	
	mencionar a motivação para a ocorrência em questão.
	 
	associar causas a efeitos.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201611344996)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É fundamental que o texto jornalístico não se confunda com a simples produção de conteúdo. Em uma época de blogs e redes sociais, onde qualquer adolescente produz conteúdos e os divulga a um público, muitas vezes maior do que aqueles que grandes jornalistas já tiveram acesso, cai por terra a premissa de que qualquer informação tem valor ou mesmo se transforma em conhecimento. A diferença é que o texto jornalístico deve:
		
	
	ser indiferente ao sofrimento alheio e desrespeitoso com pontos de vista discordantes.
	
	ser sempre produzido de forma rápida, com a agilidade característica e exigida pela contemporaneidade, sem compromisso com a checagem, na fonte, da informação.
	 
	constituir-se em uma mediação crítica e analítica entre aquele que lê e aquilo que lê.
	
	ter uma linguagem rebuscada e culta.
	
	ser sempre pessoalizado, deixando clara a posição política e ideológica de quem o assina, com vistas a tendenciar a informação.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.