Buscar

sociologia jurídica e Judiciária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-Defina Sociologia Jurídica 
No decurso do tempo e espaço a organização da sociedade e os equilíbrios estabelecidos entre grupos sociais se modificam, se transformam, e é nesse contexto que emerge a sociologia. Estuda o comportamento humano em grupo e os comportamentos que resultam das relações sociais.
2-Método utilizado no estudo da disciplina
Dedutivo e hipotético-dedutivo(verificação de hipóteses)
O método é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos preexistentes. O método é o caminho a ser percorrido a fim de alcançar o conhecimento cientifico.
3- Escolas do Direito
3.1* Escola Jusnaturalista- O direito pré-determinado não por códigos, mas valores, princípios, e regras da própria natureza. O direito nasce espontaneamente de modo natural entre os homens, concebidos como um conjunto de idéias, de ética e moral outorgados aos homens pelo próprio homem ou divindade.
3.2* Escola teológica ou medieval- A idade média foi embasada pelo pensamento cristão, o direito natural é tido como imutável, estável e permanente. Sua fonte é a religião, a vontade de Deus.
coexistiu com a Jusnaturalista durante toda a antigüidade. Em quase todos os povos antigos encontramos líderes político-religiosos, como Moisés, Hamurabi, Manu, Sólon etc., de origem quase legendária, semideuses, que foram os intermediários entre a Divindade e o povo no que diz respeito ao recebimento das primeiras leis.
3.3* Racionalista ou contratual- O direito não decorre de uma divindade, mas da razão humana. Direito fragmentado entre o direito natural e o positivo. A sociedade subsiste através de pactos sociais. 
3.4* Escola histórica- Surge na Alemanha sec. 19-essa escola rebelou-se contra a existência de um direito natural, permanente e imutável. Estuda a formação do Direito na sociedade, relacionando as particularidades de cada povo, suas tradições e costumes averiguando sua transformação no decorrer da história. o Direito era um produto histórico, decorrente, não da divindade ou da razão, mas sim da consciência coletiva dos povos 
3.5* Escola Markxista(Weber)-o Direito tem origem, não em Deus, nem na razão ou na consciência coletiva, mas no Estado, não existindo Direito sem Estado nem Estado sem Direito. Para essa escola, o direito é visto como um instrumento de opressão para a manutenção da classe dominante sob a classe dominada.
3.6* Escola Sociológica do Direito- Émile Durkheim, a quem coube o trabalho de fixar definitivamente as relações entre o direito e a sociologia. o Direito tem a sua origem nos fatos sociais, entendendo-se como tais os acontecimentos da vida em sociedade, práticas e condutas que refletem os seus costumes, valores, tradições, sentimentos e cultura, cuja elaboração é lenta e espontânea da vida social. Costumes diferentes implicam fatos sociais diferentes, razão pela qual cada povo tem a sua história e seus fatos sociais. E o Direito não pode formar-se alheio a esses fatos por ser um fenômeno decorrente do próprio convívio do homem em sociedade. O caráter de mutabilidade(no direito) deve prevalecer sempre que necessário para a manutenção da ordem e da justiça.
4- Qual a importância do estudo da sociologia jurídica para a compreensão e aplicação do direito?
Ver o direito como função social e não só pela ótica positivada, interpretando a lei de forma mais humana.
5- Direito esta inserido em qual campo das ciências?
No campo das ciencias sociais. A sociedade não existe por causa do direito, mas o direito existe por causa da sociedade.
6-Qual é a função social do direito?
O controle social, prevenção e resolução de conflitos. Legitimar o poder politico e jurídico. É a ordenação daquilo que cada homem pode realizar sem prejuízo alheio.
7-De que maneira o Direito previne os conflitos?
Através de um disciplinamento social, estabelecendo regras de conduta na sociedade que regula o comportamento do indivíduo inserido nela. O conflito gera o litigio, e este por sua vez, quebra o equilíbrio e a paz social, é preciso alcançar o equilíbrio da ordem e da harmonia. 
8- Quais são as formas de composição dos conflitos?
Composição voluntária=solução acordo das partes
Critério autoritário= o próprio senso de justiça do mais forte sobre o mais fraco
Composição juridica=normas positivadas com as características de: 
 anterioridade
publicidade
universalidade
Métodos de composições mais atuais:
Mediação: quem decide são as partes envolvidas na disputa. Aut0-composição das partes
Conciliação: o conciliador é um terceiro agente que opina, propõe e induz as partes a um acordo.
Arbitragem: Quando não se resolve na mediação e na conciliação, usa-se este método que é um sistema de justiça privado usados para resolver problemas jurídicos sem a participação do poder judiciário
9-Qual a diferença entre moral e ética?
Moral: são valores que agem na consciência do indivíduo, adquirido por educação, tradição, costumes...é o mundo da conduta espontânea.
Ética: Esse valor é considerado uma referência do justo, verdadeiro e, portanto, necessário. 
É a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. 
10-Qual a diferença entre sanção e pena?
Sanção: É a ameaça de punição para o transgressor da norma, é cominada pelo legislador, exerce coação psicológica.
Pena: É fixada pelo juiz, já é o próprio castigo imposto.
11-Qual a origem das normas de conduta?
Para alguns são de origem divina, para outros frutos da razão, outros da consciência coletiva, nos fatos sociais e ainda para outros, do Estado. No entanto na sociologia jurídica há divisão de opiniões entre duas escolas: monistas e pluralistas.
Monista: linha de pensamento da sociologia que acredita que a única fonte da lei é o Estado (órgãos políticos), pois acreditam que o surgimento do estado é natural por motivo de sobrevivência. 
Pluralista: corrente que acredita que o Estado não pode ser a única fonte de direito,tendo que levar em conta outros elementos, tais como moral, religião, politica, educação, costumes, etc...que outorgam alcance de verdadeiras normas jurídicas.
12-O que é positivismo jurídico?
Uma corrente do monismo- lei posta e legalizada pelo Estado, deve ser aplicada independente dos motivos entre causa e consequência. Se discute os fatos. 
13- A formação do Brasil se deu por um grupo de pessoas (especiais) que dominou o país porque tinham intelecto, e assim dominaram politicamente e economicamente->a elite, que determinaram as leis que iam reger nossa nação, atuando sobre as classes mais baixas que se ofereciam como mão-de-obra.
Estado saiu da união que antes era monarquia absolutista.
Porque o rei mandava?
Porque a ele era atribuído a teoria do direito divino, manifestava a vontade de deus para o povo.
NO decorrer do tempo a igreja enfraqueceu, foi perdendo força 
Surge na história os pensadores, filósofos enciclopedistas que registraram todo o conhecimento humano nas mais diversas áreas em um único livro:enciclopédia.
Se perguntavam porque as pessoas não podiam participar ou interferir na politica dos Estados.
Começou uma discussão de Direitos entre 
positivista
Maquiável-foi um dos funcionários publicos da monarquia.Considerado um dos pais da Ciência Política, se dedicou à produção de “O Príncipe”. Esta sua obra seria, na verdade, uma espécie de manual político para governantes que almejassem não apenas se manter no poder, mas ampliar suas conquistas. 
Thomas hobbes: o homem em estado natural é antissocial por natureza e só se move por desejo ou medo. Sua primeira lei natural, que é a autoconservação, o induz a impor-se sobre os demais, de onde vem uma situação de constante conflito: a guerra de todos contra todos, na qual o homem é um lobo para o homem.
Naturalistas
Para poder construir uma sociedade é necessário, portanto, que cada indivíduo renuncie a uma parte de seus desejos e chegue a um acordo mútuo de não aniquilação com os outros. Trata-se de estabelecer
um contrato social, de transferir os direitos que o homem possui naturalmente sobre todas as coisas em favor de um soberano dono de direitos ilimitados. Este monarca absoluto, cuja­ soberania não reside no direito divino, mas nos direitos transferidos, seria o único capaz de fazer respeitar o contrato social e garantir, desta forma, a ordem e a paz, exercendo o monopólio da violência que, assim, desapareceria da relação entre indivíduos.
John Loke Filho de um advogado e proprietário rural do Somerset, se transformou em capitão de cavalaria durante a Guerra Civil, É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo(conhecimento através de experiências e não por deduções ou especulações) e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo. criticou a teoria do direito divino dos reis, a soberania não reside no Estado, mas sim na população. Queria Estado laico
Montesquiel:Charles-Louis de Secondat, foi pensador e escritor francês sobre ideias políticas. Criou o modelo dos três poderes (judiciário, legislativo e executivo) que estão presentes na democracia representativa ocidental. “um povo só será livre quando o rei for morto enforcado pelas tripas do padre”
Rousseau- Propôs os direitos humanos
Surge a legislação...a constituição federal...(poder politico pertence ao povo e é exercido em nome deste
14- Poder legislativo no Brasil
Poder Legislativo é um dos três poderes do Estado ao qual é atribuída a função legislativa, ou seja, a elaboração das leis que regulam o Estado, a conduta dos cidadãos e das organizações públicas e privadas.A Constituição Federal adota os princípios da soberania popular e da representação, segundo os quais o poder político pertence ao povo e é exercido em nome deste. 
Com a proclamação da República, a tradição constitucional brasileira espelhou-se no modelo norte-americano para criar um Legislativo federal bicameral, dividindo-o em duas vertentes, uma a representar os estados federados, com senadores eleitos pelo sistema majoritário, e outra o povo, com deputados eleitos pelo sistema proporcional, formando portanto duas câmaras mutuamente revisoras. Foram exceções as Constituições de 1934 e 1937, que preconizavam o unicameralismo. 
Na esfera federal, também integra o Poder Legislativo o Tribunal de Contas da União, órgão de extração constitucional que auxilia o Congresso Nacional na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração pública direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas. Essa atividade recebe o nome de controle externo.
É exercido no âmbito federal desde 1891 pelo 
congresso nacional(se compõe do senado federal e câmera dos deputados)
Órgãos estaduais (assembleias legislativas representadas pelos deputados estaduais)
Órgãos municipais (câmeras municipais)
O exercício da representação legislativa é dividido em períodos denominados legislatura que duram 4 anos. Para determinados trabalhos as câmeras funcionam separadamente, para outros em plenário=plenos, em conjunto.
Eleição direta
Proporcional- busca que todos os partidos tenham representação, elege múltiplos parlamentares e não apenas um representante; no Brasil funciona por lista aberta. A proporção de cadeiras parlamentares ocupadas por cada partido é determinada pela proporção de votos obtidos por ele.
quociente eleitoral
Assim são as eleições para Deputados federais,estaduais e distritais e vereadores
Majoritário- O vitorioso surge por maioria relativa que representa a maior minoria ou por maioria absoluta. No Brasil se aplica as eleições do poder executivo, ou seja, para eleger prefeitos, governadores, presidente e seus vices e senadores(maioria de voto 50% +1)
Distrital- se o voto fosse distrital não haveria voto proporcional, haveria distritos uninominais, onde cada distrito elegeria apenas um deputado(a). (Atualmente só serve para candidato municipal)
Distrital-misto- Combinação do voto proporcional e majoritário. (parte dos deputados ou vereadores seriam eleitos em distrito, e parte deles seriam eleitos com votos proporcionais.
Uninominal intransferível- voto único em um único candidato(distritão) e o voto partidário deixaria de existir. Não seria mais preciso de coligação para a aeleição.
15-O que é coligação?
É um pacto entre dois ou mais partidos políticos em torno de uma só candidatura- método usado para aumentar forças eleitorais em troca de favores políticos- também chamada de aliança partidária.
16-Qual é a importância do judiciário?
O judiciário é a democratização, o acesso de todos a justiça, garantindo os direitos individuais, coletivos e sociais; resolvendo conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. 
17-Principais causas de crise no judiciário 
Operacionais=infraestrutura e recursos materiais deficientes
Funcionais =dificuldade legislativas
Estruturais =Ausência do órgão nacional de planejamento e controle do judiciário, administrativamente e financeiramente.
	Como se divide e qual a composição do Poder Legislativo brasileiro? Explique também as atribuições de cada um deles?
R.:Âmbito Federal: congresso nacional: Câmara dos Deputados e Senado Federal; o congresso nacional tem a função de legislar sobre todas as questões de interesse nacional e de competência da União, como também fiscalizar o poder executivo e outras atribuições referentes a aprovação e autorizações. Adota o sistema bicameral, onde a legislatura é dividida pelas duas câmaras, isso significa que se uma inicia o projeto de lei a outra revisa, sendo que ambas se manifestam sobre a elaboração das leis.
Estadual: Assembleia legislativa: Deputados estaduais: Elabora leis para o âmbito territorial da cada Estado e as matérias de sua competência. Adota o sistema unicameral, ou seja, formada apenas por uma câmara. Exerce também o poder de fiscalização financeira e orçamentária do estado.
Municipal: Câmara municipal: Vereadores: Elaboração de leis sobre matérias de competência exclusiva do município e exercendo o controle da Administração local, principalmente quanto aos atos e as contas do Poder Executivo do Município. Adota também o sistema unicameral.
	Quais são os sistemas de escolha dos magistrados adotados em nosso país? Explique como se dá a entrada dos magistrados em cada instância do nosso Poder Judiciário.
R.:Misto: Concurso público, nomeação e eletivo (eleição pelo 5° constitucional)
1ª Instância: Concurso público e provas de títulos, preenchendo a vaga aqueles que melhor forem classificados.
2ª Instância: eletivo por merecimento e eletivo através do 5° constitucional
3ª e 4ª Instância: Por nomeação do poder executivo.
	O que se entende por Judicialização da Política e por Politização do Judiciário? Exemplifique cada um.
	R.:A judicialização da política é interferência do poder judiciário na política, em outras palavras é a expansão 	do poder judiciário para o campo político. 
	A politização do judiciário: É o campo político interferindo no poder judiciário. Ex.: A escolha dos magistrados 	pelo poder executivo.
	Quais os efeitos positivos e negativos que uma norma pode ter? Explique cada um deles.
Efeitos positivos: 
	Controle social: Coação Psicológica ou intimidação. (Prevenção) 
Segregação do transgressor do meio social ou aplicação da pena. (Prevenção Especial);
	Educativo: A lei, antes de se tornar obrigatória, tem que ser divulgada, publicada e assim, à medida que vai sendo conhecida pelo grupo, vai também educando e esclarecendo a opinião pública.
	Transformador: Em razão das necessidades sentidas a norma estabelece novas diretrizes a serem seguidas, fixa novos princípios a serem observados.
Ex.: Plano Real
Efeitos Negativos:
	Quando a lei é ineficaz. Causas:
Desatualização.
Misoneísmo.
Antecipação da lei à realidade social existente. 
	Quando houver omissão das autoridades em aplicá-la;
Quando inexistir estrutura adequada à aplicação da lei. 
Ex.: Lei seca X Bafômetro.
	O que se entende por eficácia da norma? 
	R.:Grau de cumprimento da norma dentro da prática social. Uma norma é considerada eficaz quando é 	respeitada ou quando sua violação não é tolerada.
	Os fatores de eficácia de uma norma diferenciam-se em função das características e das finalidades de cada 	sistema jurídico.
	
SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA AV1
DIREITO OBJETIVO – NORMA AGENDI	- CONJUNTO DE NORMAS QUE DISCIPLINAM A SOCIEDADE
DIREITO SUBJETIVO – FACULTAS AGENDI	- DIREITO DO INDIVÍDUO
TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO DE MIGUEL REALE
FATO – SOCIOLOGIA JURÍDICA – EFICÁCIA DA NORMA = SER
VALOR – FILOSOFIA DO DIREITO – FUNDAMENTO DO DIREITO = PODER SER
NORMA – CIÊNCIA DO DIREITO – VIGÊNCIA – DEVER SER
ESCOLAS DO DIREITO
JUSNATURALISTA – PLATÃO / SOCRATES
O DIREITO SURGE DA NATUREZA HUMANA
TEOLÓGICA- SÃO TOMAS DE AQUINO / SANTO AGOSTINHO
O DIREITO É PRODUZIDO POR DEUS (DIVINDADE)
RACIONALISTA / CONTRATUALISTA
O DIREITO É PRODUZIDO PELA RAZÃO HUMANA
QUANTO AO CUNHO SOCIOLÓGICO
HITÓRICA – SURGIU NA ALEMANHA - SAVIGNY
O DIREITO SE MODIFICA COM OS USOS E COSTUMES DA SOCIEDADE OU CONCIÊNCIA COLETIVA /TRADIÇÃO E COSTUMES
MARXISTA – KARL MARX
O DIREITO TEM ORIGEM NOS INTERESSES DA CLASSE ECONÔMICAMENTE DOMINANTE
SOCIOLÓGICA – EMILE DURKHEIN
O DIREITO É UM FATO SOCIAL, EXTERNO AO INDÍVIDUO E COERCITIVO. CIENTÍFICO
FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO NA ORDEM JURÍDICA
PROVER O BEM COMUM – POSIÇÃO HARMÔNICA DO BEM DE CADA UM COM O BEM DE TODOS
SOCIALIDADE – O SOCIAL PREDOMINA SOBRE A INDIVIDUALIDADE
VISÃO SOCIAL – INSTRUMENTO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E SOLIDÁRIA
FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO NO LITÍGIO SOCIAL
PREVENTIVA – PREVENÇÃO DE CONFLITOS SOCIAIS – PRIMÁRIA 
COMPOSITIVA – COMPOSIÇÃO DE CONFLITOS SOCIAS – SECUNDÁRIA
FORMA DE INTERAÇÃO SOCIAL
COOPERAÇÃO – INDIVÍDUOS COM ALGUM FIM EM COMUM - CONVERGENCIA
COMPETIÇÃO – INDIVÍDUOS COM OBJETIVOS IGUAIS SEM APOIO MÚTUO - PARALELISMO
FORMAS DE COMPOSIÇÃO DE CONFLITO
JUDICIAL / JUDICIÁRIA – ANORMAS DEVEM TER = ANTERIORIDADE / PUBLICIDADE / UNIVERSALIDADE
AUTORITÁRIA – HETERÔNOMA
VOLUNTÁRIA – ACORDO ENTRE AS PARTES
	PURA = SEM INTERFERÊNCIA DE TERCEIROS
	IMPURA / MISTA = MEDIÇÃO , CONCILIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E ARBITRAGEM
NORMAS DE CONDUTA = UNIVERSAIS / ABSTRATAS / OBRIGATÓRIAS / MUTÁVEIS
ESCOLAS QUANTO A ELABORAÇÃO DAS NORMAS
MONISTA – SOMENTE O ESTADO ESTA APTO A CRIAR NORMAS
PLURALISTA – AGRUPAMENTOS COM CERTA CONCISTÊNCIA PODEM OUTORGAR-SE NORMAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais