REABILITACAO ORAL 2 ATIVIDADES                PROVA
23 pág.

REABILITACAO ORAL 2 ATIVIDADES PROVA


Disciplina<strong>reabilitação</strong> <strong>oral</strong> I4 materiais19 seguidores
Pré-visualização8 páginas
A cerâmica odontológica deriva da porcelana chinesa, com várias alterações na sua composição ao longo dos últimos anos visando melhorar suas propriedades. Com base no histórico das cerâmicas odontológicas, qual delas foi a primeira cerâmica de alta fusão utilizada com sucesso na odontologia?
Feldspática convencional. 
As cerâmicas odontológicas possuem diferentes composições, que se refletem nas suas propriedades ópticas e mecânicas. Por isso a importância de conhecer os sistemas disponíveis e saber aplicá-los.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta sobre a sensibilidade ao tratamento ácido de superfície que a peça cerâmica recebe antes da cimentação.
RESPOSTA:
As cerâmicas odontológicas apresentam diferentes indicações devido à sua composição e comportamento mecânico e óptico. Dentre as alternativas abaixo, escolha a que melhor representa a aplicação ideal para cada tipo de cerâmica.
RESPOSTA:
As próteses livres de metal são a tendência para o futuro, já que os metais deixam o substrato escurecido e opaco, prejudicando muito a estética final do tratamento reabilitador. Mais ainda pela possibilidade de confecção da peça mais fácil e rapidamente, podendo ser cimentada no mesmo dia do preparo, com melhor adaptação marginal e redução do número de ajustes antes da cimentação.
Analise as afirmativas sobre o processo de confecção das peças cerâmicas e assinale a alternativa correta quanto ao processo denominado CAD/CAM:
Escaneamento do enceramento, do preparo ou do modelo, planejamento digital e fresagem da peça. 
Para a melhora das propriedades e a aplicação clínica efetiva das cerâmicas odontológicas, algumas substâncias foram incorporadas à porcelana convencional ao longo dos anos para melhorar sua resistência. Dentre essas substâncias, uma delas apresenta alta opacidade, alta resistência flexural e, por isso, é indicada para a confecção de subestruturas, inclusive em próteses extensas como as próteses totais sobre implante, substituindo muito bem os metais.
Analise as afirmativas contendo as substâncias utilizadas no reforço das cerâmicas convencionais, e assinale a alternativa correta:
Óxido de zircônio 
As cerâmicas odontológicas são, atualmente, o material de escolha para as reabilitações orais, em substituição aos materiais plásticos e metálicos que já foram extensamente utilizados no passado. Isto se deve às suas propriedades ópticas e mecânicas para as reabilitações orais, e assinale a alternativa Estabilidade de cor, biocompatibilidade e boa resistência mastigatória e à abrasão.  
A fluorescência é um fenômeno óptico que resulta da re-emissão de luz sob a incidência de luz ultravioleta (raios de sol). Essa é uma característica que vêm sendo reproduzida após a aplicação laboratorial de produtos específicos para cerâmicas. Quando se trata dos dentes naturais, qual estrutura é a responsável por esse efeito sob a exposição solar?
Analise as alternativas abaixo e assinale a correta quanto à estrutura dentária responsável pela re-emissão de luz sob a incidência de luz ultravioleta
Dentina. 
Em odontologia, usamos os conceitos de colorimetria para ajudar no processo de mimetização das estruturas dentárias. E para isso, foram criadas as escalas de cor, entre elas a mais famosa é a VITA Clássica. Esta escala apresenta duas das três dimensões da cor, para minimizar os erros e melhorar o aspecto estético das nossas reabilitações. 
Analise as afirmativas e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A numeração presente na escala VITA corresponde ao valor. 
( ) As letras apontadas na escala são correspondentes ao matiz.
( ) As numerações, que vão de 1 a 5, correspondem ao croma.
( ) As letras apontadas na escala, correspondem ao valor e são elas: A, B, C e D.
Após análise das afirmativas é correto apenas o que se afirma em:
F - V - F - F. 
A cor é a forma com que nossos olhos percebem a dinâmica de absorção e reflexão da luz que incide nos objetos ao nosso redor. Dentre as dimensões que compõem a cor, uma delas se refere à sua saturação, ou seja, intensidade, podendo ser mais intensa ou menos intensa.
Analise as alternativas e assinale a correta quanto à dimensão relacionada à intensidade da cor:
 Croma. 
A preocupação com o sorriso perfeito é uma constante nos consultórios odontológicos e, para alcançá-lo, é de extrema importância a tomada da cor para os casos de reabilitação oral. Para que ela saia o mais fiel possível, com o mínimo de interferências externas, é preciso seguir alguns princípios. Analise as alternativas abaixo e assinale a correta quanto à conduta adequada no processo de tomada de cor 
Dentes úmidos e limpos, em ambiente com incidência de luz natural. 
O esmalte dental apresenta uma particularidade, principalmente em dentes jovens, que torna ainda mais delicada a sua reprodução e dificulta os casos de reabilitação estética. Como a porção vestibular da camada de esmalte se une à porção palatina no bordo incisal em dentes não desgastados, isso cria um efeito óptico como ocorre em pedras preciosas, decorrente da reflexão de raios cinza-azulados. Analise as alternativas e assinale a correta quanto ao efeito óptico observado nos bordos incisais:
Opalescência. 
A dinâmica de reflexão e absorção de luz nos dentes naturais é das mais complexas do corpo humano, e é justamente o que confere tanta beleza ao nosso sorriso. E, por isso, é tão desafiador reproduzi-la.
Analise as afirmativas abaixo sobre a dinâmica de reflexão e absorção de luz pelas estruturas dentais:
I- A dentina é muito translúcida, e por isso é a responsável pela cor predominante dos dentes naturais.
II- O esmalte é translúcido e absorve os raios luminosos, deixando transparecer a cor da dentina.
III- O esmalte é muito translúcido e reflete toda a luz que incide sobre ele, sendo o principal responsável pela cor predominante dos dentes.
IV- A dentina reflete a luz que incide sobre ela, e é a principal responsável pela cor predominante dos dentes.
V- A proporção entre a quantidade de esmalte e dentina vai se alterando ao longo da estrutura dental, e é esse o principal fator para a estética do sorriso.
 II, IV e V. 
Podemos afirmar que o principal passo para a introdução de preparos minimamente invasivos, foi o aperfeiçoamento dos sistemas adesivos, e quando se trata de reabilitações com laminados cerâmicos, o diferencial foi a descoberta de um produto químico capaz de aumentar em 30% a resistência de união da cerâmica ao cimento resinoso. Esse produto apresenta alta reatividade com monômeros metacrílicos e superfícies que contém elementos inorgânicos, como a cerâmica. Analise as afirmativas e assinale aquela que se refere ao material responsável pela união do cimento à cerâmica: 
 Silano. 
Dentre as cerâmicas odontológicas usadas nos dias de hoje, a de escolha para a confecção de lentes de contato são as __________________, porque apresentam ________ resistência, e estética _______________.
Analise as alternativas e assinale a alternativa que preencha corretamente às lacunas.
Reforçadas por dissilicato de lítio \u2013 alta \u2013 satisfatória. 
A cimentação adesiva é fator fundamental no sucesso do tratamento com laminados cerâmicos, já que muitas vezes pode ser considerado o único agente de retenção ao dente, como quando não há preparo dental. Essa etapa, se corretamente executada, é capaz de tornar a cerâmica, normalmente extremamente friável, muito resistente às forças mastigatórias.
Analise as alternativas e assinale a correta, com respeito ao passo-a-passo do preparo da peça cerâmica antes da cimentação definitiva.
Jateamento da parte interna com óxido de alumínio, condicionamento com ácido fluorídrico a 10%, lavagem e secagem, condicionamento com ácido fosfórico a 37%, lavagem e secagem, aplicação do silano, secagem, aplicação do adesivo e fotopolimerização. 
Um detalhe muito importante quando se trata de laminados e facetas cerâmicas é a cimentação adesiva, já que este é o principal fator de retenção. O