Buscar

INTOXICACAO ALIMENTAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTOXICACAO ALIMENTAR
A intoxicação alimentar condiz a um desconforto gastrointestinal, que é acompanhado de cólicas abdominais, vômitos e diarreias, entre outros sintomas. 
Os alimentos podem ser contaminados devido a problemas durante o preparo.
Muitos tutores, por descuido ou intencionalmente, oferecem alimentos da dieta humana ao animal. Muitos desses alimentos não são metabolizados por completo ou ainda podem ser potencialmente tóxicos, resultando em um quadro de intoxicação alimentar. 
ALIMENTOS PROIBIDOS
Abacate: a fruta possui a substancia persina que pode causar vomito e diarreia em cães. 
Acucar: em excesso causa intoxicação aguda em cães e gatos, principal sinal clinico é a diarreia osmótica. 
Alho e cebola: contem substancias denominadas dissulfeto que causam danos a superfície das hemácias, por oxidação, causando seu rompimento. O resultado é a formação de corpúsculos de Heinz acompanhado de anemia hemolítica. 
Batata e tomate crus: contem oxalatos que podem afetar o sistema nervoso, digestivo e urinário, podendo induzir tremores, convulsões e arritmias cardíacas. 
Ovo cru: contem uma enzima responsável por diminuir a absorção de biotina, o que acarreta deficiência da mesma e induz transtornos de pele e pelos. Tambem se torna perigoso devido a presença de Salmonela. 
Leite: alguns cães e gatos adultos não possuem quantidade suficiente da enzima lactase para digerir leite e seus derivados. Por isso, alguns animais podem ter casos de diarreia. 
Café, cha e chocolate: contem alcaloides da família das metilxantinas, entre eles a cafeína, teofilina e a teobromina. Caes e gatos metabolizam lentamente essas substancias, podendo dessa forma ocorrer a intoxicação. 
Peixe cru: animais regularmente alimentados com peixe cru podem desenvolver deficiência de tiamina, apresentando perda de apetite, tremores e convulsões em casos mais graves. 
Uva e passas: promove aumento sérico de ureia e creatinina. Sinais clínicos: vomito, diarreia, anorexia, fraqueza e etc. 
Sal: grandes quantidades de sal podem produzir sede e micção excessiva ou ainda intoxicação pelo desequilíbrio eletrolítico. 
Macadamia, nozes e amendoim: macadamia e nozes podem induzir a pancreatite. Amendoim pode induzir a reação alérgica grave.

Outros materiais