Buscar

Ied - Plano de aula 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Curso de Direito
Introdução ao Estudo do Direito – Semana 1
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
1.Introdução ao estudo do direito; 2.Mundo cultural e mundo natural; 2.1.Juízo de valor e juízo de realidade ou fato; 2.2.O ser e o dever ser; 3.Conceito de direito; 4.As diversas acepções do vocábulo direito; 5.O direito e as ciências afins; 5.1.A qualificação do direito como ciência; 6.O direito e sua função social – Finalidade do direito.
Introdução ao estudo do direito
A Introdução ao Estudo do Direito é matéria de iniciação, que fornece ao estudante as noções fundamentais para a compreensão dos fenômenos jurídicos, que apesar de se referir a conceitos científicos, trata-se de um sistema de ideias gerais estruturado para atender a finalidade pedagógica.
Mundo cultural e mundo natural
O ser humano adapata-se ao mundo de duas maneiras, a primeira a adapatação interna também conhecida como orgânica que processa-se através dos orgão do copo de forma natural, sem a necessidade da intervenção do elemento vontade, é a adaptabilidade fisiológica. A segunda implica esforço e inteligência compelindo-o a desempenhar esforços no sentido de gerar recursos indispensáveis, modelando o mundo exterior sugrindo o chamado mundo cultural.
Juízo de valor e juízo de realidade ou fato
Define-se juízo de valor como sendo afirmações valorativas, emitidas baseadas em crenças, valores, princípios ou percepções de cada indivíduo. 
Já o juízo de realidade ou fato está vinculado a respostas mensuráveis, surgindas da elaboração ideal das experiências diretas, por meio da avaliação, atribui significado à realidade, como ele a percebe.
O ser e o dever ser
É a partir do mundo do “ser”, a realidade pertencente a determinada sociedade composta por sua experiência histórico-cultural, que se forma o mundo do “dever ser”, o mundo jurídico composto pelo ordenamento jurídico consolidado no costume e nas normas, conforme o grau de complexidade do organismo social.
Assim sendo, podemos compreender que o "ser" corresponde ao mundo real, à realidade, o homem agindo de acordo como ele é naturalmente, enquanto o "dever ser" corresponde ao mundo ideal, ao comportamento do homem de acordo com as normas, exteriores a ele, agindo de acordo com a justiça. 
Conceito de direito
Quando evocamos o vocábulo Direito, vem a nossa mente inúmeras concepções seja no sentido objetivo como norma de organização social, seja no sentido subjetivo para indicar o poder de agir que a lei garante ou ainda como ciência jurídica. A bem da verdade o direito é igual e multiplo em si mesmo.
O conceito de direito é de suma importância não apenas para a teoria, mas também para as atividades práticas que envolvem a interpretação das regras jurídicas e sua apliação nos casos concretos.
As diversas acepções do vocábulo direito
As definições para direito podem ser nominais e reais ou lógicas. As definições nominais procuram expressar o sifnificado da palavra, sendo dividida entre etimológica, que explica a origem do vocábulo e sua genealogia e semântica que registra os diferentes sentidos que a palavra desenvolveu.
As definições reais ou lógicas fixam a essência do objeto a fim de distingui-lo de qualquer outro. Essa definição real exige a escolha de um método para atender aos pressupostos da lógica formal. Examinando o vocábulo do ponto de vista objetivo, concebe-se o direito como sendo um conjunto de normas de conduta social, imposto coercitivo pelo Estado, para a realização da segurança segundo os critérios de justiça.
O Direito e as ciências afins
Os avançados estudos que se desenvolve sobre o direito diversificam-se em vários planos de pesquisa que favorecem a ampla compreensão do fenômeno jurídico, frequentemente denominadas como ciências jurídicas divididas em duas classes, as fundamentais, integradas pela ciência do direito, filosofia do direito e sociologia do direito e auxiliares integradas pela história do direito e direito comparado.
A qualificação do direito como ciência
A ciência do direito, também conhecida como dogmática jurídica aborda o direito vigente em determinada sociedade e as questões relativas à sua interpretação e aplicação, cujo papel é revelar o “ser” do direito.
Para haver ciência é necessário um conhecimento racional, metódico, relativamente verificável e sistemático que visa estabelecer relações necessárias entre as coisas. Seus conteúdos são comunicáveis e possibilitam a previsão dos fenômenos, dotada de aplicabilidade, podendo resultar em tecnologias que permitem ao homem a intervenção sobre a natureza.
O direito e sua função social - Finalidades do direito
Considera-se como função do direito a tarefa ou o conjunto de tarefas desempenha, ou que pode desempenhar na sociedade ordem, certeza, segurança, paz e justiça. Nesse sentido, as principais funções do Direito seriam a de solucionar conflitos e as de regulamentar e orientar a vida em sociedade, assim como legitimar o poder político e jurídico, existindo muito mais para prevenir do que para corrigir, muito mais para evitar que os conflitos ocorram, do que para compô-los.
Pode-se dessa foram considerar objetivamente como funções e finalidades do direito o controle social, prevenção e composição de conflitos de interesses, promoção de ordem, segurança e justiça. 
Questão discursiva 1 – Os Juízos de Valor distinguem-se dos Juízos de Realidade, também denominados “de fato”. Veja, por exemplo, quando a psicóloga Angélica do Carmo perguntou ao físico nuclear Florêncio das Neves, doente renal crônico, se preferia a vida ou a morte e ele respondeu que preferia a vida e justificou afirmando que: 1 - Primeiro, a vida é um processo biológico que tem início, meio e fim. Ainda estou no meio desse processo; 2 - Segundo, os avanços da medicina fazem a vida se tornar mais longa. No entanto, quando Angélica fez a mesma pergunta ao pastor Henrico Ficahey, este lhe respondeu que preferia a vida: 3 - Primeiro, porque o direito à vida é um bem muito precioso ao ser humano; 4 - Segundo, porque as pessoas em geral gostam de estar vivas e não desejam morrer tão cedo. Por que é correto afirmar que as afirmativas 1 e 2 são juízos de fato e as afirmativas 3 e 4 são juízos de valor?
(RESPOSTA) As afirmativas 1 e 2 podem ser consideradas como o juízo de realidade ou fato por estarem vinculadas à respostas surgindas da elaboração ideal das experiências diretas, por meio da avaliação, atribui significado à realidade, enquanto nas afirmativas 3 e 4 podem ser consideras como juízo de valor por serem afirmações emitidas baseadas em crenças, valores, princípios ou percepções de cada indivíduo.
Questão objetiva 1 – Os significados do vocábulo “direito”. Do ponto de vista da Ciência Jurídica, o direito é um conjunto de normas sociais obrigatórias que asseguram o equilíbrio do organismo social e que são impostas coercitivamente pelo Estado. Mas este é apenas um dentre os muitos significados possíveis da palavra “direito”. Consideremos as expressões seguintes:
1 – o direito brasileiro não permite o jogo em cassino;
2 – o Estado tem o direito de legislar;
3 – a segurança pública é direito de todos;
4 – cabe ao direito estudar os crimes da Internet;
5 – o direito faz parte da vida social.
Agora insira o número que corresponde ao significado da palavra direito em cada afirmativa:
(3) “direito” significa o que é devido por justiça.
(1) “direito” significa a norma, a lei, a regra social obrigatória.
(2) “direito” significa a faculdade, o poder, a prerrogativa que o Estado tem de criar leis.
(4) “direito” significa ciência, ou, mais exatamente, a ciência do direito.
(5) “direto” é considerado como fenômeno da vida coletiva. Ao lado dos fatos econômicos, artísticos, culturais, esportivos etc., também o direito é um fato social.
(RESPOSTA) 3 – 1 – 2 – 4 – 5 
Questão objetiva 2 – (Auditor Receita Federal-2002)
a) Para Miguel Reale o mundo ético é o mundo do dever ser, distinto do mundo do ser, onde não há deveres a cumprir, mas previsões que têmde ser confirmadas para continuarem sendo válidas.
(CORRETA)
b) A norma ética estrutura-se como um juízo de fato, o que significa que ela estabelece uma direção a ser seguida e a medida da conduta considerada, avalorativamente, lícita ou ilícita.
(INCORRETA) A norma ética é estruturada como um juízo de valor, valorando a direção a ser tomada e a conduta a ser seguida.
c) A norma ética, sendo um dever ser, é destituída da característica de imperatividade.
(INCORRETA) A norma ética como um dever ser, é imbuída da característica da imperatividade, pois estipula a forma como determinadas condutas devem ser aplicadas.
d) Tendo por objeto decisões e atos humanos, a norma ética perde validade quando ocorre a sua violação.
(INCORRETA) Quando há uma violação da norma ética, há uma transgressão e não uma anulação de sua validade.
e) Toda norma ética expressa um juízo de valor, portanto, diferentemente da norma jurídica, é destituída de sanção.
(INCORRETA) As normas éticas quando transgredidas culminam com sanção moral por parte do meio em que é aplicada, cabendo a alguns casos a sanção jurídica prevista em norma.

Outros materiais