Buscar

APOL NOTA 100 !!! HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História Contemporânea
Leia o seguinte excerto:
“A II Guerra Mundial termina. As principais potências imperialistas (França e Inglaterra) saíram completamente arrasadas da guerra, tornando insustentável a manutenção de seus vastos territórios coloniais. Foi durante essa época que se iniciou o movimento de descolonização afro-asiática”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BURSZTYN, Marcel; PERSEGONA, Marcelo. A grande transformação ambiental: uma cronologia da dialética homem-natureza. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. p. 1945. 
A partir do texto e dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as afirmativas a seguir, sobre o processo de descolonização afro-asiática:
I. Em comum, as independências africanas tiveram o suporte ideológico do liberalismo econômico e a adoção de regimes democráticos que garantiram a estabilidade política dos novos países.
II. A Índia foi uma das primeiras possessões coloniais a alcançar sua independência, a partir do movimento de desobediência civil liderado por Mahatma Gandhi.
III. Nos processos de descolonização da Ásia, assim como na África, verificou-se o predomínio de negociações pacíficas entre os países e suas antigas metrópoles, sustentadas por acordos de paz sustentados pela ONU após a Segunda Guerra Mundial.
IV. Estados Unidos e União Soviética, interessados em fazer crescer suas áreas de influência no contexto pós-Segunda Guerra, interferiram no processo de independência de diversos países. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	II e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e IV
Questão 2/5 - História Contemporânea
Leia o seguinte extrato de texto:
“A França do ancien régime era uma sociedade extremamente complexa, caracterizada por grandes variações locais em todos os níveis. Por uma série de razões – políticas, econômicas, sociais e religiosas – as tensões foram se tornando cada vez maiores durante a segunda metade do século XVIII”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HAMPSON, Norman. História Social de la Revolución Francesa. Madri: Alianza, 1984. p. 47. (tradução livre) 
A partir do texto e da leitura do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as afirmativas a seguir a respeito da estrutura social da França antes da Revolução Francesa, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O Primeiro Estado, constituído pelo clero, era um grupo homogêneo que sobrevivia às custas dos impostos cobrados do terceiro Estado, sobretudo dos camponeses. Defensores do absolutismo, os integrantes do clero defenderam a monarquia até o último momento.
II. ( ) O Segundo Estado era formado pela nobreza, detentora de privilégios, como a isenção de impostos e o recebimento de pensões do Estado. Dividia-se entre a nobreza cortesã, que vivia junto à corte real e a nobreza provincial, que vivia nos campos.
III. ( ) O Terceiro Estado era formado pelos diversos setores da burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos. Era esse grupo que concentrava a maior parte da população francesa e era a parcela responsável por sustentar economicamente todo o país. 
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	V – V – V
	
	B
	V – V – F
	
	C
	V – F – V
	
	D
	F – V – V
	
	E
	F – V – F
Questão 3/5 - História Contemporânea
Leia a seguir, um trecho do discurso proferido por Nelson Mandela em comemoração aos cinquenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1998. 
“O próprio direito de ser humano é negado todos os dias a milhares de pessoas como resultado da pobreza e da indisponibilidade de necessidades básicas como alimentos, empregos, água e abrigo, educação, assistência médica e um ambiente saudável. A incapacidade de transformar em realidade a visão contida na Declaração Universal dos Direitos Humanos encontra uma expressão dramática no contraste entre a riqueza e a pobreza, que caracteriza a separação entre os países do norte e os países do sul, e entre os países em todos os hemisférios”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://usinfo.state.gov./journals/itdhr/1098/ijdp/perspect.htm>. Acesso em: 27 out. 2016. 
A partir da leitura do texto acima e dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as afirmativas a seguir sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A Declaração Universal dos Direitos Humanos baseia-se no princípio da justiça, da liberdade e da paz do mundo e estabelece como direitos o atendimento às necessidades essenciais que a humanidade compartilha, como os direitos sociais, civis e políticos.
II. ( ) Na análise de Nelson Mandela, apesar dos esforços da ONU, após 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, muitos povos ainda não tiveram acesso a todos os direitos por ela estabelecidos.
III. (   ) Um dos motivos pelos quais a Declaração se tornou mais uma carta de intenções do que uma realidade, foi a impossibilidade de se estabelecer um pacto internacional que garantisse a aplicação desses direitos em todos os países no contexto da Segunda Guerra Mundial.
IV. ( ) O Brasil comprometeu-se com a aplicação de todos os Tratados e Convenções propostas pela ONU nos últimos anos e por esta razão têm se estabelecido como um modelo internacional com relação ao desenvolvimento de políticas públicas que pretendem efetivar, em seu território, esses acordos internacionais. 
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	V – V – F – F
Questão 4/5 - História Contemporânea
O texto abaixo é um fragmento de um depoimento de Primo Levi, sobrevivente de um campo de concentração nazista. Leia: 
“Nós, que sobrevivemos aos campos, não somos verdadeiras testemunhas. Esta é uma ideia incômoda que passei aos poucos a aceitar, ao ler o que os outros sobreviventes escreveram – inclusive eu mesmo, quando releio meus textos após alguns anos. Nós, sobreviventes, somos uma minoria não só minúscula, como também anômala. Somos aqueles que, por prevaricação, habilidade ou sorte, jamais tocaram o fundo. Os que tocaram e os que viram a face dos Górgonas, não voltaram, ou voltaram sem palavras”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVI, Primo apud. HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1996. p. 11. 
De acordo com o livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, sobre os campos de concentração nazista, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os campos de concentração foram criados pelo regime nazista com o 
objetivo de conter as populações de regiões anexadas que não aceitaram o 
domínio de Hitler.
	
	B
	Eram incluídos entre os prisioneiros dos campos de concentração: judeus, 
homossexuais, ciganos, deficientes físicos, doentes mentais, grupos 
religiosos e opositores políticos, indivíduos que, de acordo com Hitler, 
deveriam ser eliminados para o aperfeiçoamento da raça ariana. 
	
	C
	No final da guerra, preocupado com a preservação do território alemão, Hitler 
optou por libertar os prisioneiros dos campos de concentração, de forma que
 fosse possível concentrar as forças armadas na defesa de suas fronteiras.
	
	D
	A “solução final” constituiu na expulsão massiva de prisioneiros dos campos 
de concentração do território alemão, o que acabou por expor as condições 
às quais os judeus eram submetidos para o restante do mundo.
	
	E
	A maior parte dos campos de concentração foram criados por Hitler antes do 
início da Segunda Guerra Mundial, pois, com o desenvolvimento dos conflitos,os nazistas concentraram seus esforços na elaboração de estratégias militares.
Questão 5/5 - História Contemporânea
Leia o trecho a seguir:
“A data foi a noite do 14 de julho de 1789, em Paris, quando Luís XVI recebeu do duque de La Rochefoucauld-Liancourt a notícia da queda da Bastilha, da libertação de uns poucos prisioneiros e da defecção das tropas reais frente a um ataque popular. O famoso diálogo que se travou entre o rei e seu mensageiro é muito lacônico e revelador. O rei, segundo consta, exclamou: c’est une revolte [é uma revolta]; e Liancourt corrigiu-o: Non, Sire, c’est une révolution [Não, Sir, é uma revolução]. [...] O rei, ao declarar que a investida contra a Bastilha era uma revolta, reafirmou o seu poder e os vários meios à sua disposição para fazer face à conspiração e ao desafio à autoridade; Liancourt replicou que o que tinha acontecido era irrevogável e além do poder de um rei”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARENDT, Hannah. Da Revolução. São Paulo: Ática; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998. p. 38. 
De acordo com o livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, o processo conhecido como “Revolução Francesa” foi de grande impacto para a sociedade europeia, gerando transformações profundas nas estruturas social, política e econômica, o que explica a utilização do termo “revolução”. Assinale a alternativa que exemplifica essa transformação:
	
	A
	A revolução francesa tornou o voto universal, independente de sexo e renda.
	
	B
	O processo revolucionário acabou com privilégios da nobreza e do clero.
	
	C
	A França manteve por décadas o regime monárquico, mas tornou-o
parlamentarista, sendo o rei submetido ao parlamento.
	
	D
	A condição econômica dos setores mais pobres foi transformada radicalmente, 
dando-lhes melhores condições.
	
	E
	A parcela mais rica da sociedade foi obrigada a deixar a França e abrir mão 
de seus bens.

Outros materiais

Outros materiais