Buscar

Relacionamento-interpessoal.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Relacionamento Interpessoal
*
*
Essa preocupação com a aparência constitui parte tão integrante do nosso modo de vida que poderemos até considerar emocionalmente perturbada uma pessoa que negligencie sua aparência.
*
*
Hoje existe uma tendência a considerar os limites como restrições desnecessárias ao potencial humano. A negação de limites sociais, expressos na moral ou nos códigos de comportamento, promove predominantemente uma atitude narcisista. 
*
*
Os negócios são conduzidos como se não existisse um limite ao crescimento econômico, e até nas ciências nós nos deparamos com a idéia que podemos superar a morte. Poder, desempenho, produtividade tornaram-se os valores dominantes, desalojando virtudes obsoletas com dignidade, integridade e auto-respeito.
*
*
A sociedade pós-moderna é caracterizada pela ausência de limites.
*
*
Os limites são fronteiras; esse colapso na estrutura social manifesta-se na desintegração da vida familiar, na falta de respeito pela autoridade, e o colapso dos princípios morais estabelecidos destrói fronteiras, remove limites e leva à negação. 
*
*
O modo mais simples de caracterizar a irrealidade do mundo moderno é dizer que ele está fascinado por imagens. Sem uma sensação de contato com o corpo, perde-se a ligação com a realidade. Isso acontece com muita gente hoje em dia
*
*
.
O importante é a aparência: uma aparência bonita, excitante, glamourosa, exuberante, desenvolta, apaixonada, sedutora, etc.
*
*
O ambiente reflete no ser humano? Bem, podemos, por exemplo, observar um shopping center e a maneira como as pessoas normalmente se comportam quando estão lá dentro, a limpeza, o clima, a decoração, as pessoas bem vestidas ou não, 
*
*
fazem com que ajamos de certa maneira, podemos também ir à praia e veremos como as pessoas estão se comportando, ou em uma igreja, um clube, uma noitada ou o contrário um casamento formal e poderíamos dar tantos outros exemplos.
*
*
Portanto podemos supor que o ambiente de trabalho também deve influir no comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais e supostamente nos resultados das empresas em todos os sentidos. 
*
*
Como conviver com os outros no trabalho, trabalhar em equipe e criar sinergia, sem conhecer a fundo cada um e sem entender alguns aspectos do seu próprio comportamento?
*
*
Assim como de maneira individual, as pessoas quando estão em grupo possuem padrões próprios para funcionar e agem de forma diferente do que quando estão sós.
*
*
O grupo não é a simples soma de indivíduos e comportamentos, ele assume configuração própria que influencia nas ações e nos sentimentos de cada um proporcionando sinergia, coesão, cooperação e coordenação, simpatia, carinho, harmonia, satisfação e alegria, ou mesmo, antipatia, tensão, hostilidade, insatisfação e tristeza
*
*
Cada tipo ou dimensão de competência é interdependente de outra. Assim, a maneira pela qual um gerente (tendo ou não estabelecido um clima psicológico favorável e uma relação de confiança) pode influenciar as informações que recebe. 
*
*
Neste exemplo, a competência interpessoal (processo) é tão importante quanto a competência técnica de formular as perguntas adequadas (conteúdo das perguntas).
*
*
Se a competência técnica pode ser adquirida através de cursos, seminários, leituras e experiência ou prática, a competência interpessoal necessita treinamento especial de laboratório. 
*
*
Segundo Argyris (1968), competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações de acordo com três critérios:
*
*
a) Percepção acurada da situação interpessoal, de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação.
b) Habilidade de resolver realmente os problemas, de tal modo que não haja regressões.
*
*
c) Soluções alcançadas de tal forma que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente, pelo menos, como quando começaram a resolver seus problemas.
*
*
Dois componentes da competência interpessoal assumem importância capital para discernir e aprender a proporção adequada: a percepção e a habilidade propriamente dita. O processo da percepção precisa ser treinado para uma visão acurada da situação interpessoal. 
*
*
Isto significa um longo processo de crescimento pessoal, abrangendo auto-percepção, auto-conscientização e auto-aceitação como pré-requisitos de possibilidades de percepção mais realística dos outros e da situação.
*
*
O auto-conhecimento só pode ser obtido com a ajuda dos outros, por meio de feedback, o qual precisa ser elaborado para auto-aceitação. Se o indivíduo tem percepção mais acurada de si, então pode, também, ter percepção acurada da situação interpessoal.
*
*
Mas sobretudo a solidariedade quando exercida pela chefia influenciará positivamente na produtividade dos grupos refletindo no bom relacionamento interpessoal.
*
*
Seguem algumas dicas:
• Saber ouvir, ou seja, receber a mensagem e interpretá-la adequadamente. E o mais importante: ouvir sem preconceito o outro e não ouvir apenas o que se quer ouvir.
*
*
• Saber transmitir, falar, sinalizar a mensagem para que ela seja adequadamente. Interpretada por quem a receba.
*
*
• Saber a hora certa de elogiar, dar um feed back construtivo e avaliar a performance individual e grupal.
*
*
• Estar disponível para desenvolver pontos fracos e fortalecer os pontos fortes estimulando-a ao crescimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes