Buscar

pedagogia da educação física

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pedagogia da Educação Física
Conteúdos da Educação Física enquanto objeto de ensino no contexto não–escolar
- Quais parâmetros seguir
2
2
2
O que são conteúdos?
Coll et all (2000) definem conteúdo como uma seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, etc, cuja assimilação é considerada essencial para que se produza um desenvolvimento e uma socialização adequada ao aluno.
Conteúdos da Educação Física nas três dimensões
 Dimensão Conceitual: conhecer as transformações porque passou a sociedade em relação aos hábitos de vida( diminuição do trabalho corporal em função de novas tecnologias) e relacioná-las com as necessidades atuais de atividades física.
- Dimensão Procedimental: vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira. Por exemplo praticar a ginga e a roda da capoeira.
 Dimensão Atitudinal: valorizar o patrimônio de jogos e brincadeiras do seu contexto.
Educação não-formal
[...] educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização – na família, bairro, clubes, amigos, etc – carregada de valores e culturas p´roprias, de pertencimento e sentimento herdados; e a educação não-formal é aquela que se prende “no mundo da vida”, via os processos de compartilhamento em espaços e ações coletivas cotidianas. (GOHN, 2006, p.28; citado por BENDRATH)
A educação não-formal se insere em um contexto amplo, tratando questões sociais, educacionais e de qualidade de vida.
O esporte, assim como as atividades de lazer proporcionadas em projetos sócio-educativos, se enquadram como educação não-formal a medida que estabelecem um plano de ação e um objetivo pertinente, como diria (GOHN (2006) citado por BENDRATH), são aprendizados que estão gerando saberes.
Parâmetros
Parâmetros são diretrizes ou normas que são elaboradas ou aprovadas por uma entidade com propósito de padronizar as regras a ser seguidas.
Escolinhas de Futsal/Futebol
As aulas são amparadas por uma concepção instrumental de rendimento técnico-tático específico, com grande preocupação em melhorar as capacidades específicas dos alunos.
As aulas geralmente apresentam um modelo fechado: aquecimento, treinamento técnico, coletivo orientado e um coletivo com menos orientação.
Exercícios e procedimentos pedagógicos que envolvem fundamentos técnicos são ensinados separadamente e em seguida colocados em jogos.
Diminuição da criatividade e autonomia das crianças, durante os momentos da aula (treino).
Pouca utilização do lúdico durante as aulas (treino).
Em escolinhas como as de futsal/futebol ao invés de promover simples exercícios técnicos ou táticos, poder-se-ia fomentar ações que englobem outras perspectivas, como: discutir as regras com os alunos, decidindo sobre quais seriam mantidas ou quais seriam transformadas; analisar casos de violência no esporte; desenvolver situações onde os alunos possam se valer de outros padrões motores além do chutar; utilizar materiais mais diversificados; brincar com as dimensões do campo; instituir a presença de valores como temas adjacentes e subjacentes; fomentar situações lúdicas de forma mais explicita; oportunizar liberdade de jogar em várias posições; fomentar o entendimento dos alunos frente a situações de diversidade técnica
Considerações Finais
Quando se trata de crianças, não pode-se desprezar o fomento à criatividade, o melhor meio de desenvolvê-la é pela ludicidade, que pode proporcionar alegria, prazer, liberdade de criação, não necessitando para isso estar desvinculada de fatores como responsabilidades e limites. 
A prática pedagógica em escolinhas de futsal/futebol necessita ser direcionada para um rumo em que as crianças sejam tratadas como crianças, e não como miniatletas.
 
Obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais