Buscar

Av1 Recursos Humanos 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301413408)
	
	Cite as principais técnicas aplicadas na gestão de pessoas no ambiente externo.
		
	
Sua Resposta: Pesquisa de mercado em RH Pesquisa de salários e benefícios, Recrutamento e seleção Relações com sindicatos Legislação trabalhista Relações com entidade de formação profissional
	
Compare com a sua resposta: Pesquisa de mercado em RH Pesquisa de salários e benefícios Recrutamento e seleção Relações com sindicatos Legislação trabalhista Relações com entidade de formação profissional
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301386409)
	
	Clarice trabalha em uma grande empresa na área de tecnologia e precisa realizar um processo de Recrutamento. Ela optou por realizar um Recrutamento Interno (RI). Sabendo que cada tipo de recrutamento possui vantagens e desvantagens, apresente, pelo menos, 2 (duas) vantagens do RI.
		
	
Sua Resposta: Mais econômico Aproveita melhor o potencial humano da organização
	
Compare com a sua resposta: As principais vantagens deste processo de recrutamento interno são: Menor custo - pois evita despesas com anúncios em geral, custo de admissão, custo da seleção, honorários de consultoria externa e custo de integração. Menor tempo - evita demoras frequentes do processo de recrutamento externo a espera de candidatos; É uma fonte rica de motivação - pode ser uma das vantagens mais importantes neste método, pois eleva a auto-estima interna. Onde há possibilidade decrescimento os funcionários buscam cada vez mais o aperfeiçoamento na sua carreira. Melhor adaptação - o funcionário já conhece a cultura da empresa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301386800)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A área de Administração de Recursos Humanos (ARH) é interdisciplinar e, por isso, envolve várias áreas do conhecimento. Marque a alternativa que contempla essas áreas, conforme vimos em aula:
		
	
	Psicologia de comunidades, Direito civil e Sociologia da informação.
	
	Direito do trabalho, Psicologia organizacional, Sociologia da cultura e Engenharia da Informação.
	
	Direito tributário, Psicologia Clínica e Sociologia organizacional.
	 
	Direito do trabalho, Psicologia organizacional, Sociologia organizacional e Engenharia de segurança.
	
	Pedagogia, Direito tributário e Ciência da Informação.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301316755)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É uma das atribuições da área de Recursos Humanos promover a socialização/convivência de seus colaboradores. Estamos falando de:
		
	
	Treinamento de Colaborador
	 
	Processo de integração
	
	Desenvolvimento de RH
	
	Regulamento de pessoal
	
	Trabalho de equipe
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301389668)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ARH (Administração de Recursos Humanos) lida com meios, com recursos intermediários e não com fins. É uma função de assessoria, cuja atividade fundamental consiste em planejar, prestar serviços especializados, assessorar, recomendar e controlar. A ARH lida com recursos vivos, extremamente complexos, diversificados e variáveis, que são as pessoas. Assim é CORRETO afirmar:
		
	
	A definição de Meta em ARH consiste na realização de objetivos de longo prazo de uma organização, considerando a estrutura logística, a cultura da empresa (se é familiar ou não) e formação técnica de seus principais gestores.
	 
	Os padrões de desempenho e de qualidade dos recursos humanos são extremamente complexos e diferenciados, variando de acordo com o nível hierárquico, com a área de atividade, com a tecnologia aplicada e com o tipo de tarefa e atribuição.
	
	A ARH não lida diretamente com fontes de receitas. É em virtude disso que a grande maioria das empresas aloca recursos humanos em termos de centros de lucros e não em termos de centro de custos.
	
	A ARH trabalha em ambientes e em condições nas empresas que foram por ela (ARH) determinadas e sobre as quais possui um grau de poder e controle muito grande.
	
	A ARH é um fim em si mesma, pois, trabalha para alcançar a eficiência e eficácia das organizações por meio das pessoas, permitindo condições favoráveis para estas alcançarem seus objetivos pessoais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301251430)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização denomina-se
		
	
	empowerment.
	
	desenvolvimento de pessoas
	
	treinamento de pessoas.
	 
	recrutamento de pessoas.
	
	seleção de pessoas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301425958)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando desafios e dificuldades da Administração de Recursos Humanos (ARH), assinale a única afirmativa incorreta:
		
	
	A ARH preocupa-se, fundamentalmente, com a eficiência. Porém, o fato mais concreto de sua existência é que ela não pode controlar facilmente os eventos ou as condições que a produzem.
	
	A ARH não lida diretamente com fontes de receitas. A grande maioria das empresas ainda aloca recursos humanos em termos de centros de custos e não em termos de centros de lucros.
	
	A ARH lida com recursos vivos, extremamente complexos, diversificados e variáveis, que são as pessoas. Os recursos humanos não estão somente dentro da área de ARH, mas principalmente alocados nos diversos órgãos da organização.
	 
	A ARH trabalha em ambientes e em condições que não determinou e sobre as quais possui um grau de poder e controle muito pequeno. Os padrões de desempenho e de qualidade dos recursos humanos são extremamente complexos e diferenciados.
	 
	A ARH lida com "recursos fim" das organizações. É uma função de assessoria, cuja atividade fundamental consiste em planejar, prestar serviços especializados, assessorar, recomendar e controlar.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301316739)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A emergência da organização não hierárquica, enxuta e flexível, com capacidade de dar respostas rápidas ao turbulento ambiente empresarial. Estamos falando de organizações:
		
	
	Hierárquicas
	 
	Flexíveis
	
	Velozes Sistêmicas
	
	Turbulentas
	
	Sistêmicas
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301199791)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações. O homem moderno passa a maior parte do tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar o seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita etc. Diante desta premissa, assinale a alternativa que define como estas organizações podem ser classificadas/definidas:
		
	
	Organizações lucrativas (igrejas) ou organizações não lucrativas (exército, serviços públicos e entidades filantrópicas).
	 
	Organizações lucrativas (empresas) ou organizações não lucrativas (entidades filantrópicas).
	 
	Organizações lucrativas (as empresas) ou organizações não lucrativas (exército, igreja, os serviços públicos, as entidades filantrópicas etc.).
	
	Organizações lucrativas (empresas) ou organizações não lucrativas (igrejas).
	
	Organizações lucrativas (exército, igreja e as empresas) ou organizações não lucrativas (entidades filantrópicas e serviços públicos).
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301168056)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Ricardo Luz, a missão do RH é promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações. Neste sentido, a contribuição da Gestão de Pessoas no desenvolvimento das organizações está em:
		
	
	obter o máximo empenho das pessoas em suas tarefas diárias, oferecendo-lhes benefícios sociaisdiferenciados.
	
	desenvolver uma política salarial que permita reduzir os custos com despesas de pessoal, que têm forte impacto no custo operacional.
	 
	desenvolver os recursos humanos, promovendo ações de capacitação e atualização, além de manter as pessoas motivadas e comprometidas com a empresa.
	
	desenvolver e promover ações de responsabilidade social e ambiental, conscientizando as lideranças internas da importância da imagem da empresa perante a sociedade.
	
	desenvolver mecanismos de redução dos índices de rotatividade e absenteísmo na empresa.

Outros materiais