Buscar

John Locke: suas ideias e a relação com o desenvolvimento do capitalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Explique a relação entre as ideias de Locke e o desenvolvimento do capitalismo na transição do século XIX ao século XX e algumas de suas consequências:
John Locke, filósofo inglês nascido no século XVII, reconhecido como o pai liberalismo criou uma complexa e essencial teoria política que levou a mudança do cenário político e econômico, onde levava em consideração os interesses da burguesia moderna. Era opositor ao governo da época, monarquia absolutista, que concentrava os poderes na mão do monarca tendo, portanto, influenciado profundamente o Iluminismo e a Revolução Francesa. Locke defendia o Direito natural sendo o direito à vida, a liberdade e a propriedade. Pregava ainda que se o Estado não assegurasse os direitos naturais, sua única razão de ser, deveria ser substituído pelo povo por outro governante mais eficiente.
 O britânico chamou o direito à vida e a liberdade de inalienáveis, uma vez que, os homens já nascem com os direitos naturais e não podem transferi-los. Entendia que o trabalho individual é uma propriedade, bem como, tudo o que provém dele. Seus pensamentos e obras influenciaram o cenário mundial dando origem a novas revoluções. 
Após a Revolução Francesa, os ideais liberais se espalharam rapidamente e prevaleceram nos governos da Europa, América do Norte e América do Sul. Nesse mesmo período o seu maior opositor fora o conservadorismo mas também enfrentou regimes ideológicos como o fascismo e o comunismo. Ainda no século XIX, a difusão do capitalismo acarretou no nascimento de novas potências industriais que passariam a acirrar a competição com a economia britânica, o que veio a transformar o mercado internacional. Já no século XX, as nações liberalistas saíram vitoriosas de ambas as guerras mundiais, o que expandiu ainda mais o liberalismo e promoveu a solidificação do regime capitalista onde o Estado tinha interferência mínima e a competição no mercado era intensa. Entretanto, com a Grande Depressão, o Estado passou a interferir nas decisões econômicas e potências como Estados Unidos e Inglaterra passaram a adotar a teoria neoliberal. 
O capitalismo atual é uma das consequências dos ideais de Locke, onde as pessoas são livres para empreender, competir e expandir suas propriedades.

Outros materiais