Buscar

resolução das perguntas do capitulo 2 e 3 de fundamentos de Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1
Resolução das Questões do Capitulo 2 “Evolução do Pensamento Econômico
1- Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Resposta:
Para os mercantilistas a riqueza estava nas mercadorias, já para os fisiocratas nas terras cultiváveis.
Para os fisiocratas, toda riqueza provém da terra, a indústria apenas diversifica o produto e o comércio distribui. Eram contra o intervencionismo mercantilista. Sendo importante lembrar que as idéias fisiocratas surgem na época que não existia atividade industrial, ou seja, apenas atividades ligadas ao setor primário, a agricultura. Eles também eram contra a da nobreza na economia.
As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), advogando que estes se atrairiam através do incremento das exportações e da restrição das importações (procura de uma balança comercial favorável). Essa crença é conhecida como bulionismo ou metalismo.
2- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
Resposta:
As idéias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia européia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.
Sua principal obra foi A Riqueza das Nações escrita em 1776. Nesta obra Adam Smith buscou diferenciar a economia política da ciência política, a ética e a jurisprudência. Fez também duras críticas a política mercantilista e sua intervenção irrestrita na economia. Porém, a teoria principal defendida por Adam Smith nesta obra é a de que: o desenvolvimento e o bem estar de uma nação advém do crescimento econômico e da divisão do trabalho. Esta última garante a redução dos custos de produção e a queda dos preços das mercadorias. Defende também a livre concorrência econômica e a acumulação de capital como fonte para o desenvolvimento econômico
3- O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
Resposta:
O Princípio das Vantagens Comparativas sugere que cada país deva se especializar na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor). Esta será, portanto, a mercadoria a ser exportada. Por outro lado, esse mesmo país deverá importar aqueles bens cuja produção implicar um custo relativamente maior (cuja produção é relativamente menos eficiente). Desse modo, explica-se a especialização dos países na produção de bens diferentes, a partir da qual se concretiza o processo de troca entre eles.
A Teoria das Vantagens Comparativas foi formulada por David Ricardo em 1817.
4.- Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
Resposta:
Enquanto a Lei de Say prega que a “Oferta cria sua própria Demanda", ou seja, o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços. Say acreditava que a produção de mercadorias geraria, sempre e obrigatoriamente, demanda suficiente para outras mercadorias. O Principío keynesiano prega o contrário, ao alegar qué é a Demanda que cria a Oferta, ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say (a oferta cria sua própria procura) ao destacar o papel da demanda agregada (efetiva) de bens e serviços sobre o nível de emprego.
5- Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas.
Resposta:
Monetaristas: Privilegiam o controle da moeda e baixo grau de intervenção do Estado.
Fiscalistas: Recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do Estado.
Pós-Keynesianos: Defendiam um papel mais ativo do Estado na condução da atividade econômica.
Marxistas: Defendiam a emancipação do proletariado por meio da liberação da classe operária, para que os trabalhadores da cidade e do campo, em aliança política, rompam na raiz a propriedade privada burguesa, transformando a base produtiva no sentido da socialização dos meios de produção, para a realização do trabalho livremente associado - o comunismo, orientando a produção - sob controle social dos próprios produtores.
Institucionalistas: Defendiam o fortalecimento das Instituições.
Resolução das Questões do Capitulo 3 “Evolução do Pensamento Econômico
1- O objetivo das empresas é de maximizar os lucros. As normas jurídicas, entretanto, têm por fim proteger a sociedade de abusos e delimitam o campo de atuação das empresas. Você acha que a lei n° 8.884/94 tem essa finalidade?
Resposta:
SIM. O objetivo primordial é prevenir e reprimir as infrações contra a ordem econômica e criar as condições para tornar máximo o nível de bem-estar econômico da sociedade. Quanto à repressão do abuso do poder econômico, ela sujeitou a todos.
2- O que vem a ser antitruste?
Resposta:
Em 1890 foi votada a lei Sherman contra os trusts. Que proibiu a formação de monopólios, tanto no comercio como na indústria.
3- Qual órgão tem a competência para executar a política monetária, de crédito, cambial e de comercio exterior? Qual o fundamento legal?
Resposta:
A Constituição Federal. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do presidente da republica, dizer sobre todas as matérias de competência da união, especialmente sobre matéria financeira, cambial e monetária, instituições financeiras e suas operações.
4- Exponha brevemente quais as justificativas econômicas para a intervenção governamental nos mercados.
Resposta:
*Evitar a concentração de empresas num mesmo setor, e a formação de oligopólios e ate mesmo monopólios.
*Evitar manipulação de preços.
*Manter a qualidade de determinados bens ou serviços.
*Evitar riscos sistêmicos.
*Interesse estratégico.
*Impossibilidade de investimento privado, dado os altos custos inerentes e os riscos iminentes.
*Áreas que o governo tem como obrigação constitucional.
*Para fomentar o inicio de uma atividade econômica.
5- Descreva o Sistema brasileiro de defesa do consumidor e o papel de cada órgão competente.
Resposta: 
O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) é o conjunto de órgãos governamentais responsável pela promoção de uma economia competitiva no Brasil, por meio da prevenção e da repressão de ações que possam limitar ou prejudicar a livre concorrência. Sendo sua atuação orientada pela Lei nº 8.884, de 11 de junho de 1994.
O SBDC é composto por três órgãos governamentais:
1- A Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça; A SDE é o órgão responsável por instruir a análise concorrencial dos atos de concentração econômica (fusões, aquisições, etc.), bem como investigar infrações à ordem econômica.
2- A Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), do Ministério da Fazenda. A SEAE, por sua vez, é responsável por emitir pareceres econômicos em atos de concentração, investigar condutas para oferecer representação à SDE, bem como elaborar facultativamente pareceres em investigações sobre condutas anticoncorrenciais.
 FUNDAMENTOS DE ECOMIA
 
 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES
				 				
 
				 
				 				
 
NOME: Eurico Joaquim José Tomás
MATRICULA: 201202124135
 
 	
 				 28/03/2015
	Universidade Estácio de Sá
	1

Outros materiais