Buscar

Avaliação de Aprendizado

Prévia do material em texto

As exportações brasileiras baseadas em recursos naturais se concentram no seguinte setor:
R: Setor Primário
Em relação ao conceito de bens livres escolha a alternativa correta:
R:São aqueles que existem em relativa abundância e, por isso, não caracterizam um problema econômico (a água do mar, o ar, etc.).
Em relação aos bens e serviços de capital ou de produção podemos afirmar que:
R: Destinam-se à produção de outros bens e serviços.
Considerando a discussão sobre a escassez dos fatores de produção, indique abaixo a alternativa correta:
R: Como resultado, a sociedade, através do instrumental fornecido pela Ciência Econômica (princípios, teorias, modelos) procura usar recursos escassos (fatores de produção) tão eficientemente quanto possível, a fim de produzir o máximo de bens e serviços que deseja.
"Grãos de soja podem ser utilizados por empresas que fabricam óleo ou por famílias no preparo das refeições. Pode- se observar que sua classificação irá variar, sendo denominados bens de ________ na primeira situação mencionada, e bens de ________ na segunda situação." Essa frase é completada corretamente por:
R: consumo intermediário ; consumo
Compreendemos o Conceito de Economia como:
R:a economia é o estudo da maneira pela qual a sociedade utiliza recursos produtivos escassos para produzir bens e serviços a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Na divisão do estudo da economia temos um segmento que estuda os grandes agregados econômicos do país como Renda Nacional, Despesa Nacional, Produto Interno Bruto, Poupança, Investimento. Como é denominado este segmento? Assinale abaixo a alternativa correta:
R: 	Macroeconomia
Os chamados problemas econômicos fundamentais são:
R: O quê e quanto produzir, como produzir e pra quem produzir
Qualquer sistema econômico terá que resolver as seguintes questões, que são:
R: O que produzir, como e onde produzir e para quem produzir
Os bens que participam de um processo produtivo e, depois de terminados, retornam a outro processo produtivo, são chamados de
R: Intermediários
Leia e analise atentamente as proposições abaixo que dizem respeito às questões fundamentais da Ciência Econômica e assinale a alternativa correta.
 I) Conceitualmente, o setor primário é aquele onde ocorrem as lavouras, as atividades extrativas animal (criação de gado, por exemplo), e as atividades extrativas vegetal (exploração de madeiras, por exemplo). É por ele onde as sociedades iniciam seus processos produtivos. Economias menos desenvolvidas costumam praticamente limitar suas produções a esse setor da atividade econômica.
II) O setor secundário abriga as atividades extrativas mineral (petróleo, gás, ouro etc.), a indústria da construção (portos, barragens, estradas, prédios etc.) e aquela que vem a ser a responsável pela maioria dos objetos que observamos ao nosso redor: a indústria de transformação (vestuário, mobiliário, material de construção, transporte, literário etc.).
 III) o setor terciário da economia é o responsável pela oferta de todos os serviços e abriga, além do governo, as atividades de comércio, finanças, educação, saúde, lazer, transportes, comunicação, dentre outros.
R: I, II e III são verdadeiras
As atividades de comércio, finanças, educação, saúde, lazer, transportes, comunicação, dentre outros podem ser consideradas como pertencentes ao setor:
R: terciário
A Economia passou por várias fases e ciclos econômicos onde o pensamento da escola clássica representada por Adam Smith (1776) tinha como base a não interferência do Estado na Economia. Diante do exposto, podemos afirmar que:
R: Adam Smith é um teórico clássico que defende o capitalismo, mas sem a interferência do Estado na Economia, onde a mesma se autorregula, em que o mercado dará a resposta no que se refere aos preços dos produtos.
A não intervenção do governo na economia, ou seja, a auto regulamentação do mercado, era uma premissa:
R:defendida pela escola clássica da economia

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes