Buscar

Avaliando Saúde da Criança 3 e 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201502928181)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa abaixo, os reflexos que deverão estar alterados em um recém-nascido com diagnóstico de Paralisia Obstétrica dos tipos Klumpke e Erb-Duchenne, respectivamente.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Reflexo de preensão palmar e Reflexo de Moro
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502925327)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Define-se esta condição como sendo uma lesão do plexo braquial ao nascimento que traduz-se clinicamente por perturbação motora e sensitiva do membro superior acometido dependente de lesão dos nervos que constituem o plexo braquial. A lesão é provocada pelo estiramento dos troncos nervosos ou avulsão radicular que pode ocorrer durante o trabalho de parto. Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa VERDADEIRA em relação a doença descrita.
		
	 
	A doença descrita acima é denominada Paralisia Obstétrica ou Paralisia Braquial Obstétrica (PBO) e uma das classificações inclui a Paralisia Alta ou de Erb-Duchene. Neste caso, há lesão nas raízes mais altas do plexo braquial (C5 a C7) e ao exame físico, o membro superior acometido do lactente apresenta a postura característica em "gorjeta do garçom".
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502988014)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(ENADE 2007) Paralisia Cerebral (PC) é um grupo de desordens do desenvolvimento do movimento e da postura devido à lesão não progressiva no encéfalo imaturo, com etiologia e quadro clínicos diversos. Na PC, as desordens motoras estão frequentemente associadas às alterações sensoriais, cognitiva, comunicativa, perceptiva e/ou comportamental. Com o auxílio desta definição, julgue as afirmações que se seguem. I - A lesão que causa a PC poderá ocorrer no período pré-, peri- ou pós-natal até os 2 ¿ 3 anos de vida. II - Devido à diversidade da etiologia, as manifestações clínicas da PC não são facilmente observadas. III - O diagnóstico da PC é baseado em alterações predominantemente motoras. IV- Devido ao caráter predominantemente motor, raramente são encontrados distúrbios sensoriais associados ao quadro de PC. V - Tanto a lesão no encéfalo quanto os sinais e sintomas característicos da PC não são progressivos. Estão corretas, apenas, as afirmações:
		
	
	
	
	
	 
	I e III.
	
	
	
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503110980)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma criança com diagnóstico de mielomeningocele poderá apresentar, associado, um quadro clínico de
		
	
	
	
	
	 
	Hidrocefalia.
	
	
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503006488)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Maria sofreu anoxia cerebral durante o seu parto, resultando num quadro de quadriplegia espástica. Atualmente ela tem 4 anos de idade e iniciou tratamento fisioterapêutico em um novo setor de fisioterapia. Durante a avaliação fisioterapêutica foi detectada espasticidade grave. Quando a mãe de Maria foi questionada sobre os medicamentos dos quais Maria faz uso, ela relatou apenas anticonvulsivante. A última consulta com o neuropediatra aconteceu há 1ano. A mãe de Maria é empregada doméstica e não tem contato com o pai da paciente. Ela mudou de cidade, pois seu ex-marido a ameaçou de morte, já que ela o denunciou por agressão física. Segundo sua mãe o auxilio do governo não dá para pagar a consulta médica e a última vez que foi ao posto não tinha neuropediatra. Do ponto de vista de conduta do profissional e do código de ética da profissão de fisioterapia, como deve agir o fisioterapeuta?
		
	
	
	
	
	 
	Deve orientar a mãe de Maria a procurar a secretaria de saúde do município, junto com o encaminhamento para neuropediatra e/ou para assistente social para que a mesma viabilize a consulta junto ao neuropediatra. E realizar o tratamento fisioterapêutico para diminuir os efeitos da espasticidade.
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201502458184)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No dia 18 /03/2011 compareceu para avaliação em um centro de reabilitação municipal infantil , B. F da Silva , 4 anos. A mãe relatou que o filho foi prematuro de 24 semanas, e que durante 2 meses permaneceu em UTI neonatal. Durante o primeiro ano de vida a família observou o atraso motor, mas somente com a idade de 12 meses foi diagnosticado a Encefalopatia Crônica da Infância (ECI), iniciando a intervenção fisioterapêutica. Hoje a criança caminha com auxílio do andador em casa e na escola , anda na ponta dos pés. A classificação clínica da ECI mais comumente citada na literatura é :
		
	
	
	
	
	 
	espástica,atetósica,hipotônica, atáxica e mista
	
	
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502978836)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao avaliarmos uma criança com Síndrome de Down, o fisioterapeuta deve analisar muitos aspectos. Em relação a isso assinale a alternativa falsa;
		
	 
	Algumas características físicas geralmente estão presentes, como: prega palmar única, face plana e baixa estatura.
	 
	Devemos ter bastante atenção na cervical do paciente, pois eles apresentam instabilidade atlanto-axial.
	 
	Esses pacientes, quando bebês, podem apresentar dificuldades de desenvolver posturas anti-gravitacionais.
	 
	As crianças com Síndrome de Down se caracterizam, frequentemente, por apresentarem frouxidão ligamentar.
	 
	O tônus muscular dessas crianças caracteriza-se sempre por uma hipertonia.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502938880)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os marcos motores abaixo, qual deles é uma característica do desenvolvimento no 3º mês de vida pós-natal?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	apoio de cotovelos
	
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503108666)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O sinal de Gowers é observado em crianças com:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Distrofia Muscular de Duchenne
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502458616)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	F.C.Z., cinco meses apresentou a primeira crise convulsiva com 8 dias de nascido, quadro de hipotonia generalizada. Durante a avaliação fisioterápica apresentou espasmos em flexão e crises palpebrais que duravam em média de sete minutos. Com relação à tríade da Síndrome de West, assinale a alternativa correta.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	hipsarritimia, atraso do desenvolvimento motor e espasmos.

Outros materiais