A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Apanhados de Serviço Social e Realidade Regional 28

Pré-visualização | Página 2 de 3

se articula a um projeto societário situado para além de mera critica ao capital. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto 
R: C: (não deu para visualizar a resposta)
37- Assinale a alternativa que não faz parte dos exemplo citado no livro-texto com relação aos pontos de encontro de uma comunidade: R: B-II
38- Segundo o livro-texto, há dois conceitos para organização que são:
 R: D: A constituição moral ou intelectual e a disposição de alguma coisa para poder funcionar. 
39- Assinale a alternativa que contenha uma das missões do Greenpeace, citada no livro-texto. 
R: A: Defender os oceanos com a criação de uma rede de unidade de conservação e estimulo da pesca sustentável.
40- Quais agrupamentos em que os membros da comunidade estão inseridos podem ser considerados ou utilizados pelo assistente social para uma aproximação?
 R: D: Todas as alternativas anteriores estão corretas
41- Com o passar do tempo, as ONG assumiram espaços deixados pelos órgãos públicos, e isso se deve em parte por algumas características, entre elas: 
R: A: Menos burocracia a comunicação, mais próxima dos cidadãos. (pag .119)
42- No livro-texto, os exemplos referentes às organizações globais apresentam uma semelhança. Qual seria essa semelhança? 
a) Fundaram-se após 1ª Guerra
b) Fundaram-se após Guerra Fria
c) Fundaram-se Revolução Francesa
d) Fundaram-se 2ª Guerra
e) Fundaram-se Revolução Industrial
 R: D: Fundaram-se 2ª Guerra (pag. 65). 
43- O livro-texto traz sete princípios que as cooperativas precisam estabelecer. Assinale a alternativa que contenha o primeiro desses princípios:
 R: A: Adesão comunitária e livre 
44- Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas da afirmação a seguir: “A concepção de um projeto______ em âmbito federal ou________ não deve possuir um estrutura_______ que não possa ser adaptada a realidade ______ seja ela um projeto publico ou privada da sociedade civil organizada. 
R: C: Social, estadual, fechada e local. 
45- De acordo com o livro-texto, ‘‘os projetos sociais nascem do desejo de alterar uma data”: 
R: A Realidade.
46- Conhecer a comunidade envolve:
R: C: Compreender aspectos históricos, além dos seus processos de desenvolvimento até a situação atual.
DISCURSIVAS
1-Explique o que é a Inter cooperação (sexto principio que as cooperativas precisam estabelecer).
R - As cooperativas servem de forma mais eficaz os seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
2-Vargas ficou conhecido por organizar uma serie de serviços para a classe trabalhadora. Desses, citamos o Saps, criado em 1940. Qual era a finalidade desse serviço?
R-Garantir maior produtividade e diminuir o descontentamento dos operários referentes á insegurança alimentar que enfrentavam, e com a finalidade de garantir refeições dignas e baratas.
3-Um dos dispositivos da partilha da gestão publica e o orçamento participativo. Em que consiste a intervenção denominada orçamento participativo.
 R- É um dos projetos pelo qual se articula a democracia representativa e a democracia participativa. Também tem a função de minimizar a descontinuidade de politicas publicas resultante das mudanças de governo, que muitas vezes não pretende dar continuidade em projetos de seus antecessores, desmobilizando recursos financeiros e humanos.
4-Atente na seguinte afirmação: “Nessa época os direitos sociais estavam mais do que nunca afincados aos interesses econômicos do país. O trecho em destaque faz menção a era VARGAS. Explique o sentido, contextualizando o período do qual ela trata. 
R.Vargas pretendia disciplinar o capital e o trabalho por meio do controle dos sindicatos e pela concessão lenta das leis trabalhistas, no período de 1937 a 1945.
3-Um dos meios de comunicação que atualmente são utilizados são jornais e rádios comunitários. Destaque a principal característica desses meios de comunicação?
R- Elas se caracterizam por transmitir uma programação a um determinado território, se identificam com a sua região, possui custo estrutural e de produção inferior ás emissoras de televisão, e muitas são autônomas e independentes de qualquer emissora de alcance nacional.
4-Explique objetivamente a seguinte frase?” a realidade pode ser mudada, Transformada?
R- Elas se modificam de acordo com o estado, ou mesmo entre cidades vizinhas, portanto buscamos uma visão ampla e história das diferentes formas de organização.
5-Até meados do sec.VXlll a economia açucareira era atividade econômica predominante no Brasil. Então, irrompe uma nova operação, que se mostrou interessante para os colonos. Indique qual era essa atividade, comente sobre ela.
R- Foi à mineração, eram alguns metais, não preciosos, mas que já serviam para indicar o caminho para o interior das minas.
6-Há diversas realidades tanto urbana quanto rurais. Contudo, sabemos que também a realidade rural-urbana. O que representa a realidade rural-urbana? 
R-Com os avanços e ampliações tecnológicos na área de comunicação e de transportes nas cidades e em metrópoles, a população rural começou a buscar o meio financeiro na cidade, além de buscar um conforto maior e infraestrutura, que não tinham no meio rural.
7- É importante salientar que as formas militares, que havia assumido o poder, tinham prioridade no campo econômico o crescimento acelerado, no qual foi intitulado, como milagre econômico, contando com triple de ações. Quais são estes:
R- Concentração de renda, expansão do credito Ao consumidor e abertura da economia brasileira. Pag.46
8- Dentre vários aspectos que estudamos, destaca-se a importância da comunicação, da globalização, incluindo a comunicação de massa. Explique o que é comunicação em massa. 
R-É o conceito que utilizamos para definir a organização global para comunicação é de um sistema de informação destinado a um grande numero de pessoas que localiza em regiões distintas.
9-A vida em comunidade evoca a necessidade de estrutura básica. Cite ao menos dois elementos que integram a estrutura básica necessária para uma vida em uma determinada região. 
R- Água encanada, rede de esgoto, transporte publico, segurança, educação, saúde. pag.98
10- a realidade deve ser analisada com um olhar puro, ou seja, despoluído de preconceito e questões pessoais, já que somos técnicos e assim devemos agir. É fundamental a abstração da realidade sem que o examinador a influencie, pois pode comprometer o trabalho e a intervenção a ser realizada. Neste sentido o ser humano é um animal gregário, ou seja, vive em grupos. Porque a necessidade de viver em grupos?
 R-O ser humano organiza-se por motivos distintos e tem a necessidade do convívio social; esta se estabelece em caráter profissional, familiar ou de lazer. § Para que o homem seja um ser social, ele organiza-se em diferentes segmentos e em diferentes temas; assim, não consegue viver individualizado, por mais que seja este seu objetivo. 
11- O período para que se chegar a abolição da escravatura no Brasil não foi curto. Houve diversos fatores que favoreceram tal questão, por exemplo, a existência de alguns grupos heterogêneos abolicionistas. Qual foi o principal motivo para o fim da escravidão brasileira?
R: O fato da Inglaterra já ter abolido a escravidão os preços de seus produtos estavam mais elevados em relação ao Brasil. Os latifundiários pressionaram o parlamento que aprovado uma lei que permitia que a marinha inglesa apreendesse navios negreiros o que dificultou conseguir escravos aumentando muito o valor deles no mercado. Também o papa escreve uma encíclica aos bispos brasileiros solicitando ao imperador o apoio à abolição e 8 dias depois a princesa Isabel assinou a Lei Áurea extinguindo oficialmente a abolição.
12- Estudando nossas raízes, aproximamo-nos do significado da palavra “brasileiro”. Assim, explique o que essa palavra designava no inicio de nossa colonização e como foi compreendido posteriormente, em especial a partir da socialização

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.