Buscar

Síntese Objetivos Aula 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos das Ciências Sociais
AULA 8 – A sociologia de Émile Durkheim (II).
I - Distinguir consciência individual de consciência coletiva.
A consciência coletiva é apresentada pelo conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado que tem vida própria. São as crenças, os costumes, as ideias que todos que vivem em um mesmo grupo compartilham uns com os outros.Os fatos sociais têm existência própria e independente daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos possuam suas “consciências individuais”, seus modos próprios de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento. Essa constatação está na base do que Durkheim chamou consciência coletiva.
A consciência individual é aquilo que é próprio do indivíduo, que o faz diferente dos demais. São crenças, hábitos, pensamentos, vontades que não são compartilhados pela coletividade, mas que são especificamente individuais. Refere-se ao nosso modo particular de pensar e enxergar o mundo ao redor. Ela está relacionada às nossas características psíquicas e, sendo assim, é posta por Durkheim como objeto de estudo da Psicologia, em nada interessando à Sociologia.
II - Identificar os tipos e indicadores de solidariedade social.
As sociedades são analisadas como espécies sociais, que evoluem de formas sociais mais simples ( selvagens, pré-capitalistas) a espécies mais complexas de organização (civilizadas, industriais). Onde através do trabalho de classificação das sociedades, por meio de observação experimental verifica-se a passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, sendo estas o motor de transformação das sociedades.
As sociedades com solidariedade mecânica são pré capitalistas, em que os indivíduos são identificados através da família, religião e costumes, onde a divisão social do trabalho permanece independente e autônoma, pois a consciência coletiva exerce poder coercitivo sobre os indivíduos.É quando dentro de um grupo existe um espaço relativamente pequeno para as diferenças individuais. Existe assim uma pequena diferenciação individual e uma forte cobrança por adesão e uniformidade social. O grupo pode ser formado em torno de uma família, religião, tradição ou costumes, permanecendo em geral com uma pequena divisão do trabalho social. Ex.: sociedades pré-capitalistas como a Europa rural da Idade Média.
Onde a solidariedade social é forte, a consciência coletiva exerce todo seu poder de coerção sobre os indivíduos. O que mantém o grupo unido é a homogeneidade.
A solidariedade orgânica são sociedades capitalistas com a consciência coletiva exercendo menor poder coercitivo sobre os indivíduos, existindo uma divisão do trabalho social acelerada fazendo com que os indivíduos tornem-se interdependentes, garantido com isso a coesão social. É aquela típica das sociedades capitalistas, onde, através da acelerada divisão do trabalho, os indivíduos se tornavam interdependentes. Essa interdependência garante a união social, em lugar dos costumes, das tradições e ou das relações sociais estreitas.
O que mantém o grupo unido é a interdependência baseada nas diferenças e não mais as semelhanças. Nas sociedades cuja solidariedade é orgânica, a consciência coletiva se afrouxa.
Os indicadores dos tipos de solidariedade – Durkheim não poderia visualizar “a olho nu” qual tipo de solidariedade seria predominante em uma sociedade dada. A solidariedade, como um fenômeno moral, só seria identificada a partir de algum indicador que a fizesse visível.
Os tipos de normas do direito indicam, para Durkheim, o tipo de solidariedade que predomina em uma sociedade.
Direito Repressivo – A preocupação principal desse tipo de direito é punir aquele que não cumpre determinada norma social através da imposição de dor, humilhação ou privação de liberdade. O ponto é que o criminoso agride uma regra social importante para a coletividade e, portanto, merece um castigo de intensidade equivalente a seu erro.
Direito Restitutivo – A preocupação principal nesse tipo de direito é fazer com que as situações perturbadas sejam restabelecidas e retornem a seu estado original. Ao infrator cabe, simplesmente, reparar o dano causado.
Isso acontece porque o dano causado não afeta a sociedade como um todo , mas apenas uma função específica desempenhada nela. Quanto maior é a participação do direito restitutivo em uma sociedade, menor é a força e a abrangência da consciência coletiva, maior é a diferenciação individual.
Portanto ao identificar o tipo de direito que predomina em uma sociedade, estamos identificando o tipo de solidariedade existente. Se predomina o direito repressivo, uma maior quantidade de normas é mantida pela consciência coletiva (solidariedade mecânica). Se predomina o direito restitutivo uma menor quantidade de normas diz respeito à sociedade como um todo (solidariedade orgânica).
III - Entender o conceito de anomia.
A anomia, considerada fora de qualquer contexto social particular, refere-se aos problemas de controle social em um determinado sistema social. Os valores estão ausentes ou se surgem, estão em conflito e os indivíduos não estão adequadamente socializados às diretrizes culturais, portanto, a coerção cultural se mostra ineficaz. E também, mais frequentemente trazidos por mudanças dramáticas nas circunstâncias econômicas e/ou sociais.
Qualquer que seja seu significado particular, a anomia é um estado social de ausência de normas, uma anarquia, considerando a relação entre os indivíduos e as forças do controle social. Emile Durkheim utilizava as taxas de desvio do comportamento e o estado da lei e punição como índices da anomia. Mesmo evitando conceitos psicológicos, acreditava que o egoísmo, a competição insaciável e a ausência de sentido e de objetivos poderiam ser apontadas como as reações prováveis dos indivíduos que vivem em uma sociedade anômica, na qual os obstáculos estão no funcionamento ordenado da sociedade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais