Buscar

PRATICAS PEDAGOGICAS EM LINGUA PORTUGUESA :Ler,Escrever e falar em situações comunicativas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Av1 - Let - Lic - Práticas Pedagógicas em Língua Portuguesa: Ler, Escrever e Falar em Situações Comunicativas
Avaliar
1)
Refita sobre o texto a seguir:
A riqueza e a diversidade dos gêneros discursivos são ilimitadas, porque as possibilidades de atividade humana são também inesgotáveis e porque cada esfera de atividade contém um repertório inteiro de gêneros discursivos que se diferenciam e se ampliam na mesma proporção que cada esfera particular se desenvolve e se torna cada vez mais complexa.
(Bakhtin, M. M 1986, Estética da criação verbal. São Paulo: HUCITEC, p. 60)
Pensando sobre o trabalho com gêneros discursivos em sala de aula, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
(   ) Os gêneros são ilimitados porque as situações comunicativas são ilimitadas.
(   ) Os gêneros, na escola, devem ser restritos à esfera literária.
(   ) O ensino de gêneros deve contemplar esferas sociais distintas de modo a permitir que conhecimentos diversos sejam apreendidos pelos alunos.
(   ) Os gêneros como objeto de ensino de língua portuguesa ocasionam um ensino interacionista e contextualizado às reais práticas sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - F - V - V
b)
V - V - V - F
c)
F - F - V - V 
d)
F - V - F - V
e)
V - V - V - V 
2)
Leia o texto a seguir:
As esferas ou campos de atividade humana ou de circulação dos discursos – já que toda atividade humana se entretece de discursos – são a instância organizadora da produção, circulação, recepção dos textos/enunciados em gêneros de discurso específicos em nossa sociedade.
(Disponível em: https://bit.ly/2MRWhoU Acesso em: 09 ago. 2018)
Sobre as esferas sociais é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
são lugares sociais nos quais o uso da gramática é obrigatório e exige, por parte do locutor do gênero, o domínio do sistema linguístico.
b)
são instâncias comunicativas nas quais circulam vários gêneros discursivos distintos mas que compartilham objetivos sociais.
c)
são enunciados concretos que possuem características específicas e que determinam as diferentes práticas sociais.
d)
são espaços de circulação de textos de caráter exclusivamente escrito, que possuem como função social a diferenciação desses textos com os construídos na oralidade.
e)
são espaços sociais nos quais circulam gêneros literários e que exigem do professor um trabalho mais aprofundado com a literatura infanto-juvenil.
3)
Leia o texto a seguir:
"É importante levar em consideração e valorizar as pessoas que os alunos são, os conhecimentos que têm, principalmente por meio de seus modos de falar, de suas histórias. Fazê-los sentir que podem (isto é, que têm poder), que devem ousar, correr riscos, para que se confirmem como pessoas capazes e se disponham a trocar de lugar conosco, falando, expondo seus saberes, discutindo" (GOULART, 2003, p. 11).
Pensando a respeito dos conhecimentos já apropriados pelos alunos, entende-se que realizar uma avaliação diagnóstica seria uma abordagem adequada para averiguar essa construção realizada. Pensando nisso, assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição de avaliação diagnóstica:
Alternativas:
a)
Trata-se de uma avaliação realizada antes da aprendizagem, com o objetivo de investigar quais são os conhecimentos já desenvolvidos pelo aluno.
b)
Trata-se de um processo avaliativo realizado ao final de uma prática, que investiga o que o aluno compreendeu ao término de uma etapa de aprendizagem.
c)
Trata-se de tipo de avaliação frequentemente utilizado em sala de aula, de caráter quantitativo, que objetiva atribuir notas ou conceitos ao aluno.
d)
Trata-se de uma avaliação pouco utilizada, pois não há um objetivo didático definido. Sua aplicação é meramente para registro documental.
e)
Trata-se da avaliação que considera o processo todo como objeto de ensino-aprendizagem, ou seja, atribui conceitos a cada etapa das atividades didáticas.
4)
Leia o texto a seguir:
Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa "literacy" que pode ser traduzida como a condição de ser letrado. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. Alfabetizar letrando, é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social.
(Disponível em: https://bit.ly/2B3fYFqAcesso em: 22 ago.2018)
Pensando nos processos vários de alfabetizar e letrar, associe a primeira coluna de acordo com a segunda:
1) Alfabetização
2) Analfabetismo funcional
3) Letramento
a) processo de alfabetização incompleta que não conseguiam interagir nas práticas letradas, ainda que fossem alfabetizadas.
b) uso e práticas sociais de linguagem que envolvem a escrita em grupos sociais diversificados culturalmente.
c) processo de apropriação do alfabeto, da ortografia da língua que se fala.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta na associação entre colunas:
Alternativas:
a)
1a – 2b – 3c
b)
1b – 2c – 3a
c)
1c – 2a – 3b
d)
1a – 2c – 3b
e)
1b – 2a – 3c
5)
Leia o texto a seguir:
"...há modos de falar mais valorizados do que outros. (...) O valor é agregado em função dos usos que a classe dominante faz da língua. Como em nossa sociedade, a língua escrita tem um valor muito grande, os modos de falar mais próximos a ela são considerados melhores. São próximos da chamada variedade padrão da língua, a norma culta" (GOULART, 2003, p. 14).
Nesse sentido, analise as assertivas a seguir e a relação estabelecida entre elas:
I) O contexto do aluno deve ser valorizado, especialmente sua bagagem cultural e linguística.
PORQUE
II) O uso da língua é determinado pelo contexto no qual o falante interage socialmente. Dessa forma, sua identidade e os conhecimentos que possui agregam a todas as práticas sociais, especialmente no que diz respeito ao ensino-aprendizagem.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais