Buscar

AULA.3.A.6.TRAB.II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO DO TRABALHO II
AULAS3/4/5/6 – EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
	terminação normal do contrato de trabalho e terminação anormal do contrato de trabalho: resilição, resolução, rescisão, terminação do contrato de trabalho por fato ou ato não dependente da vontade das partes (factumprincipis e força maior), terminação do contrato de trabalho por motivo de morte, aposentadoria.
	Requisitos e Hipóteses: Justa causa, rescisão indireta e culpa recíproca
 - hipóteses que autorizam a ruptura do contrato de trabalho por inexecução faltosa praticada por qualquer das partes ou de ambas as partes.
	Homologação da terminação do contrato de trabalho: termo de quitação, prazo e efeitos.
 - As verbas devidas ao empregado em virtude do término do contrato de trabalho devem ser pagas dentro de certo prazo e apresentam requisitos de validade quanto à forma e o conteúdo do termo de quitação. 
PRAZO PARA HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO: A rescisão trabalhista será realizada na própria empresa quando o empregado tiver até 1 ano de contrato, pois, a partir de 1 ano, a homologação será realizada no sindicato da categoria ou no MTE, onde o empregado verificará a correção das parcelas rescisórias.
Caso não concorde com a descrição ou valor das parcelas, poderá ele ou um membro do sindicato ou do MTE, opor uma ressalva no verso do TRCT (termo de rescisão de contrato de trabalho).
A Súmula 330 TST permite que o empregado ajuíze ação trabalhista mesmo tendo assinado o TRCT, pois a eficácia liberatória da quitação só alcança os valores das parcelas descritas no documento, e não sobre o extinto contrato de trabalho.
Diante da ineficácia dos sindicatos e do MTE, muitas empresas não conseguem marcar, dentro do prazo, a devida homologação da rescisão. 
Por causa disso, a jurisprudência criou uma saída: a empresa deverá disponibilizar o dinheiro para o empregado no prazo legal, entregando posteriormente os documentos na homologação. OBS.: prazo de dias corridos e dentro do horário bancário.
Contudo, muitos juízes têm entendido que as empresas deverão também entregar dentro do prazo legal, as guias para que se possa dar entrada no seguro desemprego e saque do FGTS, sob pena de aplicação de multa. OBS.: entretanto, essa é a crítica a tais decisões, as guias sem o TRCT devidamente assinado, não terão poder de liberação dos valores dos referidos direitos. 
INDENIZAÇÃO SEM JUSTA CAUSA: O caput do art. 477 e o art. 478 CLT não foram recepcionados pela CF, pois o empregado demitido sem justa causa, será indenizado com base na redação do art. 10 ADCT, ou seja, com o pagamento de 40% sobre todos os depósitos efetuados na sua conta do FGTS.
PRAZO PARA PAGAMENTO DAS PARCELAS NA RESCISÃO: O parágrafo 6º do art. 477 CLT prevê datas para pagamento da rescisão trabalhista, sob pena de aplicação de uma multa – prevista no § 8º do mesmo artigo, de mais um salário, pelo atraso do pagamento.
 - Assim, quando o empregado pede demissão ou é demitido sem justa causa e, em ambos os casos, não cumpre o aviso prévio, o empregador deverá pagar até o 10º dia da data de sua saída.
 - Se o empregado trabalhar o aviso prévio ou for dispensado por justa causa, o prazo será no primeiro dia útil subsequente à sua saída.
	Art. 477§ 6º - O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado nos seguintes prazos: 
a) até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou
b) até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.
§ 8º - A inobservância do disposto no § 6º deste artigo sujeitará o infrator à multa de 160 BTN, por trabalhador, bem assim ao pagamento da multa a favor do empregado, em valor equivalente ao seu salário, devidamente corrigido pelo índice de variação do BTN, salvo quando, comprovadamente, o trabalhador der causa à mora.
FORMAS DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO: A doutrina diferencia as modalidades de extinção em face dos seus efeitos, através de três termos, cujos significados são:
a) RESCISÃO (por invalidade): quando o contrato é extinto em face da inexistência de um requisito de validade, como por exemplo: trabalhar para a administração pública sem aprovação em concurso público.
b)RESILIÇÃO (sem motivo): ocorre quando uma (unilateral) ou ambas as partes (bilateral) resolvem imotivadamente extinguir o contrato (pedido de demissão, demissão sem justa causa e o distrato).
OBS.: para muitos doutrinadores, não existe o distrato no Direito do trabalho por falta de previsão legal. Todavia, boa parte da doutrina afirma existir, dando como exemplo o PDV – programa de demissão voluntária.
	FACTUM PRINCIPIS E FORÇA MAIOR:.terminação do contrato de trabalho por fato ou ato não dependente da vontade das partes.
 - FactumPrincipis – ex.: desapropriação pelo governo do imóvel da empresa.
c) RESOLUÇÃO (motivada): quando uma ou ambas as partes extinguem o contrato por justa causa (demissão por justa causa, rescisão indireta e culpa recíproca). – vide artigos 482 e 483 CLT.
 - RESCISÃO INDIRETA: prevista no art. 483 CLT, é um trunfo do empregado contra o empregador.
 - CULPA RECÍPROCA:É considerada culpa recíproca quando empregado e empregador cometem uma falta grave ao mesmo tempo (art. 482 e 483 da CLT). No entanto, este reconhecimento é feito na justiça do trabalho, sua regulamentação está disposta no art. 484 da CLT.
	Art. 484 - Havendo culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, o tribunal de trabalho reduzirá a indenização à que seria devida em caso de culpa exclusiva do empregador, por metade.
Para estes casos a Justiça do Trabalho se manifestou através da súmula Súmula nº 14 do TST:
Súmula nº 14: CULPA RECÍPROCA - Reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho (art. 484 da CLT), o empregado tem direito a 50% (cinqüenta por cento) do valor do aviso prévio, do décimo terceiro salário e das férias proporcionais.
Conclusão: Em caso de culpa recíproca o empregado recebe suas verbas indenizatórias por metade.
	Art. 482 - Constituem JUSTA CAUSA para rescisão do contrato de trabalho peloempregador: 
a) ato de improbidade;
b) incontinência de conduta ou mau procedimento; 
c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço; 
d) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena; 
e) desídia no desempenho das respectivas funções; 
f) embriaguez habitual ou em serviço; 
g) violação de segredo da empresa;
h) ato de indisciplina ou de insubordinação;
i) abandono de emprego;
j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem; 
k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem; 
l) prática constante de jogos de azar.
Parágrafo único - Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional. 
Art. 483 – (RESCISÃO INDIRETA) O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando:
a) forem exigidos serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato; 
b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo; 
c) correr perigo manifesto de mal considerável; 
d) não cumprir o empregador as obrigações do contrato; 
e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama; 
f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente,
salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários.
§ 1º - O empregado poderá suspender a prestação dos serviços ou rescindir o contrato, quando tiver de desempenhar obrigações legais, incompatíveis com a continuação do serviço.
§ 3º - Nas hipóteses das letras "d" e "g", poderá o empregado pleitear a rescisão de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizações, permanecendo ou não no serviço até final decisão do processo.
MORTE DO EMPREGADOR:
Art. 483 § 2º - No caso de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho.
Vide também Art. 484 e S. 44 TST
CASO CONCRETO – AULA 3
CASO CONCRETO:- Aposentadoria: Após ter completado 25 (vinte e cinco) anos de trabalho na empresa Gama Ltda, Pedro Paulo conseguiu junto ao INSS o deferimento de sua aposentadoria por tempo de contribuição, que somando ao período prestado para outras empresas, completou o tempo de contribuição exigido pela Autarquia Federal para a concessão da aposentadoria voluntária. No entanto, embora Pedro Paulo tenha levantado os valores depositados no FGTS, em razão da aposentadoria, não requereu seu desligamento da empresa, por não conseguir sobreviver com os proventosda aposentadoria concedida pelo INSS, porque seus valores são ínfimos e irrisórios. Assim, permaneceu no emprego trabalhando por mais 5 (cinco) anos, quando foi dispensado imotivadamente.Diante do caso apresentado, responda justificadamente:
A)A aposentadoria espontânea extingue o contrato de trabalho quando o empregado continua trabalhando após a aposentadoria? Justifique indicando a jurisprudência do TST e do STF sobre a matéria.
	
B) A indenização compensatória de 40% do FGTS incide sobre todo o contrato de trabalho, ou somente no período posterior à aposentadoria?
	
QUESTÃO OBJETIVA: (OAB/FGV, ADAPTADA) Em razão de forte enchente que trouxe sérios prejuízos à localidade, houve o encerramento das atividades da empresa Boa Vida Ltda., que teve seu estabelecimento totalmente destruído pela força das águas. Diante dessa situação hipotética, com relação aos contratos de trabalho de seus empregados, assinale a alternativa correta.
A) O encerramento da atividade empresarial implicará a resilição unilateral por vontade do empregador dos contratos de trabalho de seus empregados.
B) Os empregados têm direito à indenização compensatória de 20% (vinte por cento) sobre os depósitos do FGTS. 
C) Os empregados não podem movimentar a conta vinculada do FGTS.
D) O contrato foi rompido por justa causa e o empregador deverá pagar todas as verbas rescisórias como se a rescisão tivesse ocorrido sem justa causa.
CASO CONCRETO – AULA 4
CASO CONCRETO: (OAB/RJ):- Requisitos para justa causa: João e Mário, atendentes da loja MM Ltda., após briga que envolveu agressão física entre ambos na frente de clientes do estabelecimento, foram chamados pelo empregador. O empregador (que verificou que os dois não mais poderiam trabalhar juntos), resolveu punir os empregados, tendo suspendido Mário por 10 dias e dispensado João por justa causa (como exemplo aos demais empregados). Comente se a conduta do empregador foi correta diante dos princípios que regem a justa causa.
	
QUESTÃO OBJETIVA: (OAB/FGV): É correto afirmar que a CLT prevê, expressamente, 
A) a advertência verbal, a censura escrita e a suspensão como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado.
B) somente a suspensão do contrato e a dispensa, por justa causa, como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado.
C) a advertência, verbal ou escrita, a suspensão e a dispensa, por justa causa, como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado.
D) a censura escrita, a suspensão e a dispensa, por justa causa, como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado.
CASO CONCRETO – AULA 5
CASO CONCRETO: (OAB/FGV): Ato punitivo: Felipe Homem de Sorte foi contratado pela empresa Piratininga Comércio de Metais Ltda., para exercer a função de auxiliar administrativo. Após um ano de serviços prestados, sem que tivesse praticado qualquer ato desabonador de sua conduta, recusou-se a cumprir ordem manifestamente legal de seu superior hierárquico, por discordar de juízo de mérito daquele, em relação à tomada de uma decisão administrativa. De pronto foi verbalmente admoestado, alertado para que o ato não se repetisse e sobre a gravidade do ilícito contratual cometido. No mesmo dia, ao final do expediente, foi chamado à sala de Diretor da empresa, que lhe comunicou a decisão de lhe impor suspensão contratual por 20 (vinte) dias, em virtude da falta cometida.Em face da situação acima, responda, de forma fundamentada, aos seguintes itens:
A)São válidas as punições aplicadas pelo empregador?
	
B) Se a ordem original fosse ilegal, o que poderia o empregado fazer? 
	
QUESTÃO OBJETIVA: (OAB/FGV) João da Silva ajuizou reclamação trabalhista em face da empresa Alfa Empreendimentos Ltda., alegando ter sido dispensado sem justa causa. Postulou a condenação da reclamada no pagamento de aviso prévio, décimo terceiro salário, férias proporcionais acrescidas do terço constitucional e indenização compensatória de 40% (quarenta por cento) sobre os depósitos do FGTS, bem como na obrigação de fornecimento das guias para levantamento dos depósitos do FGTS e obtenção do benefício do seguro-desemprego. Na peça de defesa, a empresa afirma que o reclamante foi dispensado motivadamente, por desídia no desempenho de suas funções (artigo 482, alínea ?e?, da CLT), e que, por essa razão, não efetuou o pagamento das verbas postuladas e não forneceu as guias para a movimentação dos depósitos do FGTS e percepção do seguro-desemprego.
Considerando que, após a instrução processual, o juiz se convenceu da configuração de culpa recíproca, assinale a alternativa correta.
(A) A culpa recíproca é modalidade de resilição unilateral do contrato de trabalho.
(B) O reclamante tem direito a 50% do valor do aviso prévio, do décimo terceiro salário e das férias proporcionais.
(C) O reclamante não poderá movimentar a conta vinculada do FGTS.
(D) O reclamante não tem direito ao pagamento de indenização compensatória sobre os depósitos do FGTS.
CASO CONCRETO – AULA 6
CASO CONCRETO: LuisAntonio foi admitido pela Indústria Ribeirão Ltda. em 11.03.2003 na função de Analista de Finanças. No dia 13.05.2013 foi dispensado sem justa causa, com aviso prévio indenizado. O empregador efetuou o depósito das verbas rescisórias na conta salário de LuisAntonio no dia 23.05.2013, mas a homologação da rescisão contratual só aconteceu no dia 12.06.2013, data em que foi realizada a baixa na CTPS. LuisAntonio entende fazer jus à multa prevista no art. 477, §8º, da CLT, em virtude da inobservância do prazo para a homologação da rescisão contratual. Além disso, considera que a data da baixa na CTPS está incorreta, pois não foi computado corretamente o período do aviso prévio, inclusive, para fins de cálculo das férias + 1/3 e do décimo terceiro salário. Diante do caso apresentado, responda:
A)LuisAntonio tem direito à multa prevista no art. 477, §8º, da CLT? Fundamente sua resposta.
	
B) O período do aviso prévio foi computado corretamente, para fins de baixa na CTPS de LuisAntonio e cálculo de férias + 1/3 e décimo terceiro salário? Fundamente sua resposta. 
	
QUESTÃO OBJETIVA: (OAB/FGV) O trabalhador José foi dispensado, sem justa causa, em 01/06/2011, quando percebia o salário mensal de R$ 800,00 (oitocentos reais). Quando da homologação de sua rescisão, o sindicato de sua categoria profissional determinou à empresa o refazimento do termo de quitação,
sob o fundamento de que o empregador compensou a maior, no pagamento que pretendia efetuar, a quantia de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais), correspondente a um empréstimo concedido pela empresa ao trabalhador no mês anterior.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
A) O sindicato agiu corretamente. A compensação não pode ser feita no valor fixado, devendo se limitar ao valor de R$ 800,00 (oitocentos reais), o que importa na necessidade de refazimento do termo de quitação, para o ajuste.
B) O sindicato agiu corretamente. A compensação não pode ser feita no valor fixado, devendo se limitar ao equivalente a 50% (cinquenta por cento) de um mês de remuneração do empregado, devendo o termo ser refeito para o ajuste.
C) O sindicato agiu incorretamente. A compensação pode ser feita no valor fixado.
D) O sindicato agiu incorretamente. A compensação pode ser feita em qualquer valor, inexistindo limite legalmente fixado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais