Buscar

OUTROS FÁRMACOS BETALACTAMICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Texto Complementar
Outros fármacos Beta-lactâmicos
Monobactâmicos: Aztreonam
	São fármacos com um anel Beta-lactâmico monocíclico. Mostram-se relativamente resistentes às Beta-lactamases e exibem atividade contra bastonetes Gram (-) (incluindo Pseudomonas e Serratia). Não tem nenhuma atividade contra bactéria Gram positivas e anaeróbios. Via de administração é EV.
Inibidores de Beta-lactamase: Ácido Clavulânico, Sulbactama e Tazobactama.
	Possuem atividade antibacteriana muito fraca, sendo importantes pois são potentes inibidores de betalactamases, de modo que são capazes de proteger penicilinas hidrolisáveis contra a inativação por outras enzimas.
	Agem nas Beta- lac A de: Estafilococos, H. influenzae, N. gonorrhoeae, Salmonella, Shigella, E. coli e K. pneumoniae. 
	Não são inibidores da classe Beta-lac C (codificadas por cromossomos): Enterobacter, Citrobacter, Serratia e Pseudomonas.
		Embora inibam efetivamente as Beta-lac cromossômicas de legionella, Bacteroides e Branhamella.
Carbapenens: Ertapenem, Imipenem e Meropenem
	Imipenem possui amplo espectro com boa atividade contra numerosos bastonetes Gram -, incluindo Pseudomonas aeruginosa, microorganismos Gram + e anaeróbios. Resistente a maioria das Beta-lac com exceção da metalo-beta-lactamases. É administrado juntamente a Cilastatina a fim de inibir a desidropeptidase para não ser inativado nos tubulos renais.
	Resistência: Enterococcus faecium, cepas de estafilococos resitentes a meticilina, Clostridium difficile, Burkholderia cepacia e Stenotrophomonas maltophilia.
Meropenem assemelha-se ao imipenem, porém tem ação maior contra Gram – e menor contra Gram +. Não sofre degradação renal, dispensando o uso de inibidores.
Ertapenem é menos ativo do que o meropenem e o imipenem contra Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter.
Os carbepenens penetram facilmente nos líquidos corporais, incluindo o LCR. São indicados para microorganismos sensíveis que se mostram resistentes a outros fármacos, bem como tratamento de infecções mistas por aeróbios e anaeróbios.
Os carbepenem são ativos contra pneumococos altamente resistentes a penicilina. É o medicamento de escolha contra Enterobacter, visto que é resistente as Beta-lac. Cepas de Pseudomonas podem adquirir resistência rapidamente ao imipenem ou ao meropenem, sendo indicado terapia conjunta com aminoglicosídeo.

Outros materiais