A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Prova Planejamento estratégico

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Planejamento Estratégico (ADM23)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:423237) ( peso.:1,50)
	Prova:
	8892370
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Na gestão empresarial, existem vários tipos de estratégias, que podem ser classificadas como escolas ou tendências estratégicas. Existem estratégias que estarão alinhadas mais como planos de ação e outras como táticas, visando à empresa se posicionar no mercado. Sobre estas escolas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escola de Planejamento.
II- Escola de Posicionamento.
III- Escola Empreendedora.
IV- Escola Cognitiva.
(    ) Esta tendência de estratégia é mais um processo formal de técnicas, programas e planos de ação. A partir desta, pode-se, por exemplo, melhorar pontos críticos e processos produtivos.
(    ) Este tipo de escola é mais um processo de análise e raciocínio lógico. Por meio desta, faz-se um estudo de informações vindas tanto do meio ambiente interno como externo da organização, visando desenvolver ideias, modelos, processos, e conceitos para delinear planos de ação e processos.
(    ) Esta escola é considerada um processo proativo de pensamentos e ações, possibilitando inovações nos processos produtivos e diferenciação dos produtos no mercado, tornando-se, assim, um processo visionário nas atividades da empresa.
(    ) Esta tendência de estratégia é vista mais como um processo sistemático e analítico, levantando-se uma análise de fatos históricos e estatísticos para fins de posicionamento e conseguir definições positivas à empresa no futuro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - III - II.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	I - IV - III - II.
	2.
	O gestor em momentos de mudanças, sejam externas ou internas, deve possuir estratégias competitivas capazes de se adaptar ao cenário exposto. Assim, a estratégia torna-se uma importante condutora da ação da mudança, sendo capaz de ajustar e equilibrar a organização perante as necessidades impostas pelo seu mercado consumidor. No entanto, não se deve negligenciar a cultura interna organizacional, pois esta é que vai dizer sim ou não às mudanças (SAMPAIO; FREITAS; MÁXIMO, 2007). Com base no exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Com a competitividade e as mudanças que as organizações enfrentam, elas precisam se adequar, criar estratégias e realizar um planejamento de longo prazo para que possam ter mais lucros e destaque no mercado.
PORQUE
II- Como perspectiva, todas as estratégias são abstrações que existem apenas na cabeça das partes interessadas, onde através do compartilhamento de ações e intenções pelos membros da organização através de ideias vindas da sua imaginação, a estratégia se difunde pelo padrão de pensamentos, ideologias, valores, culturas e percepção interna da organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SAMPAIO, D. de O.; FREITAS, A. F. de; MÁXIMO, M. S. O relacionamento entre estratégia e cultura organizacional em cooperativas e associações da cidade de Viçosa em Minas Gerais. In: XLV CONGRESSO DA SOBER, 2007, Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: Sober, 2007. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/6/427.pdf>. Acesso em: 29 maio 2018.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é resultado da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultado da I.
	3.
	Conforme expresso pela literatura, não há um tipo ideal de estratégia. Por isso, cabe ao gestor identificar qual é o tipo de estratégia mais indicado para sua empresa, de acordo com as circunstâncias nas quais ela se encontra. Sobre os tipos de estratégias organizacionais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estratégia de liquidação do negócio.
II- Estratégia de joint venture.
III- Estratégia de desenvolvimento de capacidades.
IV- Estratégia de desinvestimento.
(    ) Consiste em encerrar a produção de bens e serviços que não atendem às necessidades do mercado e geram lucros insuficientes para a empresa.
(    ) Após analisar em profundidade a situação da empresa e constatar que não há mais o que ser feito, opta-se por encerrar as atividades de negócio.
(    ) Ocorre por meio da associação de duas ou mais empresas, visando à fabricação de um produto.
(    ) Corresponde à associação entre empresas, com o objetivo de desenvolver e/ou aprimorar suas capacidades, bem como aproveitar as oportunidades de mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - II - I.
	 b)
	IV - I - II - III.
	 c)
	III - IV - II - I.
	 d)
	IV - II - III - I.
	4.
	Dentre as dez escolas da estratégia propostas pela literatura e discutidas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), na obra conjunta Safári de Estratégia, há a Escola da Configuração, que constitui uma perspectiva de estudo das estratégias empresariais diferente de todas as outras nove escolas. Sobre as características da Escola da Configuração, analise as afirmativas a seguir:
I- A estratégia é percebida como um processo de transformação.
II- A configuração de uma organização é estabelecida com base nas suas características e seu comportamento.
III- A transformação de uma organização independe de sua mudança estratégica.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B., LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	5.
	Todo planejamento deve levar em consideração princípios de gestão que devem acompanhar o que a empresa procura fazer quando iniciar processos de planejamento. Esses princípios são divididos em dois grandes grupos: princípios gerais e princípios específicos. Quanto aos princípios específicos de planejamento, analise as seguintes sentenças:
I- Todas as projeções consideradas no planejamento devem ser interdependentes, pois não existem questões organizacionais que sejam planejadas de maneira isolada das outras.
II- O principal benefício do planejamento participativo é o resultado a ser atingido, independentemente de como foi feito o processo. Assim, o objetivo é elaborá-lo, devendo ser participativo por áreas independentes da organização.
III- Todas as projeções consideradas no planejamento devem ser independentes, pois existem questões organizacionais que devem ser planejadas de maneira específica por área de atuação.
IV- A gestão do planejamento deve ser integrada aos vários níveis organizacionais. Dependendo dos objetivos, o planejamento poder ser de cima para baixo ou de baixo para cima.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	6.
	No contexto de planejamento empresarial, existem diversos motivos para aplicar uma estratégia de desenvolvimento. Devemos observar que esse tipo de estratégia aplica-se quando existem oportunidades que podem ser aproveitadas por meio das fortalezas de estrutura empresarial. As estratégias de desenvolvimento podem ser classificadas em cinco grandes grupos: desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de estabilidade, desenvolvimento de produto ou serviços, desenvolvimento financeiro e desenvolvimento de capacidades. Considerando esses grupos de estratégias, analise as seguintes sentenças:
I- Quando a empresa procura gerar maiores