Buscar

AV2 Sistema de Informação em Segurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1)
A Escolta Armada e o Transporte de Valores são dois ramos de atividade da Segurança Privada que normalmente empregam Sistemas de Informação baseados em tecnologias de localização e comunicação para fazer o monitoramento e rastreamento de veículos, cargas, valores e objetos.
Sobre as tecnologias empregadas no monitoramento e no rastreamento, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as sentenças abaixo.
(   ) A tecnologia mais utilizada para comunicação é a via satélite.
(   ) O GPS, que significa Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global, é um sistema de determinação de posicionamento ou localização através de informações fornecidas por satélites em órbita ao redor da Terra.
(   ) O RF (Radiofrequência) também é utilizado para localização, assim como o GPS.
(   ) No monitoramento as tecnologias mais usadas são o GPS e o GPRS.
A seguir marque a alternativa que contém a sequência correta, respectivamente.
Alternativas:
a)
F-V-V-V.
Alternativa assinalada
b)
V-V-F-V.
c)
V-V-F-F.
d)
F-F-V-V.
e)
F-F-V-F.
2)
A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) divulga, por meio do seu Portal na Internet, algumas informações interessantes sobre a atividade de Inteligência no Brasil, apresentando conceitos e definições bastante esclarecedoras sobre o trabalho desenvolvido naquela entidade do poder público. Pode-se encontrar no portal, por exemplo, a definição de Inteligência e Contra-Inteligência, permitindo diferenciar esses dois ramos da mesma atividade.
Em relação a definição de Contra-Inteligência, assinale a única alternativa abaixo que esclarece corretamente esse conceito no âmbito da Segurança Pública.
Alternativas:
a)
A Contra-Inteligência de Segurança Pública é o ramo da atividade de Inteligência de Segurança Pública que tem por finalidade realizar ações e produzir conhecimento para proteger a atividade de Inteligência, através de medidas para salvaguardar os dados, informações e conhecimentos sigilosos, por meio da neutralização de ameaças que podem se manifestar na forma de espionagem, vazamentos, sabotagens, terrorismo e etc.
Alternativa assinalada
b)
A Contra-Inteligência de Segurança Pública é o ramo da atividade de Inteligência de Segurança Pública que tem por finalidade realizar ações e produzir conhecimento para proteger a atividade de Inteligência, através de relatórios de Contra-Inteligência e por meio da neutralização de ameaças que podem se manifestar na forma de assaltos, assassinatos, estelionatos e etc.
c)
A Contra-Inteligência de Segurança Pública, independentemente da atividade da Inteligência de Segurança Pública, tem por finalidade realizar ações e produzir conhecimento para neutralizar as ameaças à Segurança Pública, que podem se manifestar na forma de espionagem, vazamentos, sabotagens, terrorismo e etc.
d)
A Contra-Inteligência de Segurança Pública é um ramo separado da atividade de Inteligência de Segurança Pública, mas que tem por finalidade realizar ações e produzir conhecimento para proteger a atividade de Inteligência, através de medidas para salvaguardar os dados, informações e conhecimentos sigilosos.
e)
A Contra-Inteligência de Segurança Pública executa as mesmas atividades da Inteligência de Segurança Pública, porém voltadas somente para os agentes de segurança pública, ao contrário da Inteligência que visa o bem estar da população e a conservação do patrimônio.
3)
Um ponto-chave na atividade de Inteligência é justamente a obtenção de dados, porque normalmente envolve a busca por dados que não estão disponíveis ao público em geral, seja por causa de suas características particulares, ou por sua grande importância e valor, ou pela necessidade de sigilo, daí a conveniência desta atividade ser desenvolvida somente por profissionais especializados e devidamente credenciados para esse ofício, desenvolvendo suas funções de forma discreta e, na maioria das vezes, em segredo.
Considerando o texto acima e o previsto na Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública, associe os meios de obtenção de dados, da coluna da esquerda, com seus respectivos exemplos de emprego em fontes protegidas, apresentadas na coluna da direita. Em seguida marque a alternativa que contém a sequência correta de associações.
	I - Humanos
	1. Monitoramento do movimento de traficantes em uma favela, através de fotografias aéreas.
	II - Inteligência de dados
	2. Agente da segurança pública infiltrado em uma quadrilha de tráfico de drogas.
	
III - Inteligência de imagens
	3. Escuta das ligações telefônicas do chefe da quadrilha de assalto a caixas eletrônicos.
	
IV - Inteligência de sinais
	4. Interceptação de mensagens de correio eletrônico dos integrantes de um grupo de roubo de cargas.
Alternativas:
a)
I-3; II-4; III-2; IV-1.
b)
I-2; II-4; III-1; IV-3.
Alternativa assinalada
c)
I-4; II-1; III-2; IV-3.
d)
I-3; II-2; III-4; IV-1.
e)
I-2; II-3; III-1; IV-4.
4)
Com base nos seus conhecimentos sobre os Documentos de Segurança Privada, associe os nomes dos documentos, da coluna da esquerda, com a sua respectiva descrição, da coluna da direita.
	I - Registro de Ocorrência
	1 - É o documento no qual são registradas as entradas e saídas de todo o tipo de correspondências e encomendas recebidas pelo pessoal de segurança, procurando-se manter informações sobre datas e pessoas envolvidas nesta atividade, inclusive, com as respectivas assinaturas ou rubricas, tudo com a finalidade de se manter um histórico sobre o trâmite desses volumes, permitindo que se possa fazer um rastreamento futuro, se for o caso. 
	II - Relatório
	2 - Este documento tem a finalidade de registrar eventos e circunstâncias que de alguma forma comprometeram a atividade de segurança em determinado momento, como uma tentativa de violação de um perímetro monitorado, ou até mesmo focos de incêndio. 
	III - Livro Diário
	3 - Documento no qual deverão ser realizadas anotações relativas à rotina diária da segurança, tais como, situação do material de segurança, pessoal empregado na segurança, horários da realização de atividades específicas como rondas e fiscalizações, dentre outras informações e dados necessários para simplesmente manter um registro formal sobre a atividade de segurança desenvolvida num determinado dia. 
	IV - Arquivo de Correspondências
	4 - É o documento destinado a apresentar descrições detalhadas sobre fatos, ocorrências ou um aspecto específico geralmente muito relevante em relação à atividade de segurança. 
Agora marque a alternativa que contém a sequência correta de associações.
Alternativas:
a)
I-2; II-1; III-4; IV-3
b)
I-3; II-4; III-2; IV-1
c)
I-2; II-3; III-4; IV-1
d)
I-3; II-1; III-4; IV-2
e)
I-2; II-4; III-3; IV-1
Alternativa assinalada
5)
Os Documentos de Segurança Privada devem seguir alguns princípios de elaboração e possuir algumas particularidades fundamentais que os caracterizam com um certo padrão técnico de produção, que além de estabelecer um formato próprio para o documento ainda têm a finalidade de proporcionar um certo grau de controle sobre a papelada em questão.
Para que um documento de segurança tenha a sua autenticidade garantida é necessário que o mesmo contenha:
Alternativas:
a)
classificação sigilosa.
b)
numeração de páginas.
c)
enumeração de anexos.
d)
rubrica, assinatura e carimbo da pessoa que o elaborou.
Alternativa assinalada
e)
redação objetiva do responsável pela escrituração do documento.

Outros materiais