Buscar

Atividade 11 09 18 Documentário The True Cost fabi 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROFESSORA: Fabiana Almeida
	DISCIPLINA: Gestão Mercadológica
	DATA DE ENTREGA: 11 /09/18
	ALUNOS (10 PESSOAS):
Atividade Documentário: The True Cost
O documentário The True Cost, de Andrew Morgan, diretor conhecido na indústria cinematográfica por “contar histórias para um futuro melhor”. Ele fala sobre as roupas que usamos, as pessoas que as fabricam e os impactos da indústria têxtil no mundo. 
Com base no documentário em questão respondam as perguntas a seguir:
	Microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes – a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos. Baseado no filme apontem os elementos do microambiente e justifique.
Microambiente é composto por agentes que estão próximos à empresa e muitas vezes alteram sua capacidade de competitividade. No documentário podemos perceber que esse microambiente impactou de forma significativa toda a produção.
Por haver muitos concorrentes na área de têxtil os preços das roupas e bastante barata, fazendo com que ocorrem mudanças de comportamento nos clientes onde compravam cada vez mais, e utilizavam essas roupas apenas uma vez para ir a festas, eventos e outros locais, com isso, a produção teve que ser intensificada, as empresas teve que procurar por mais mão de obra, mão de obra essa que deveria ser mais barata para que os lucros pudessem ser maiores, e as estruturas das empresas eram péssimas onde muitas vezes acabavam acontecendo acidentes muitos trágicos acarretando em varias mortes. Por outro lado os fornecedores de algodão não estavam dando conta, pois com aumento da mão de obra consequentemente a procura por insumos, no caso o algodão, também aumentou muito, de forma que muitos fornecedores começaram a ter que mudar a forma de produção com isso os métodos de cultivo foram modificados. Antigamente os agricultores se preocupavam com o solo da terra, a plantação era mais ligada com os ciclos da natureza, estações. Mas com o aumento da demanda os fornecedores de algodão tiveram que começar a intensificar o modo de produção, com isso começou a optar pela fibra geneticamente modificada quem são os AGM (Algodões Geneticamente Modificados), pois a demanda do algodão era maior que a oferta. Para começar a dar conta da demanda os agricultores tiveram que começar pulverizar seus campos de algodões com produtos químicos para que pudessem acelerar a produção, fazendo com que o solo agrícola fosse contaminado causando alguns tipos de doenças nos habitantes em volta da região. Já o público tem uma parte que pensa que por mais que as condições do trabalho sejam péssimas eles acreditam que ficar sem emprego seria pior, fazendo com que a mídia não de tanta importância para o assunto.
Segundo o documentário o elemento mais controlado tem sido a mão de obra, pois as empresas que fazem todo o trabalho de produção são empresas localizadas em países pobres onde a mão de obra é muito barata.
 
	Macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente – forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais. Baseado no filme apontem os elementos do macroambiente e justifique. No mínimo dois de cada.
	Proponham uma solução para a questão apresentada no documentário. A solução deve ser apoiada em argumentos que justifiquem a ideia.
Bom, não é possível deixar de levar em conta os impactos ambientais e humanos apresentados no documentário. Mas a possível solução para reverter essa situação e realmente a mudança de hábito do consumidor. O novo perfil tem uma ambição voltada ao consumismo desenfreado, criando a necessidade de se comprar por comprar, apenas pelo consumismo, abusando de roupas baratas no estilo fast fashion. Esse comportamento abre brechas ao trabalho exploratório nas linhas de produção de países subdesenvolvidos, afetando a moda no mundo e causando seríssimos impactos ambientais, devido aos produtos utilizados na produção e aos descartes a natureza. Pensando nesses pontos é necessário, como solução para essas questões, que utilizemos a moda consciente, através da sustentabilidade, pensando no meio ambiente e nas pessoas envolvidas nas produções. Utilizar a ética, na compra das roupas de preço justo, evitando marcas conhecidas por participarem de trabalhos escravos. Outra boa mudança de hábito é o consumo consciente que nos leva a refletir, será que precisamos de uma nova camiseta? O consumo consciente nos possibilita adquirir apenas roupas que de fato combinem com nosso estilo pessoal. Outra solução e de incentivar a compra de roupas de pequenos produtores que normalmente possuem bom preço e incentiva a cultura local. Pensando dessa forma, estamos fazendo alguma coisa para reverter à situação, salvaremos pessoas e ao mesmo tempo o nosso planeta, afinal ainda viveremos nele por um bom tempo.

Outros materiais