Buscar

Teste 3

Prévia do material em texto

� EMBED PBrush ����Universidade Federal da Paraíba
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Mecânica�� EMBED PBrush �����
1. O tempo total de usinagem de uma peça é dado por: (2,5)
	A velocidade de máxima produção (Vcmxp) é determinada pelo ponto de mínimo da função expressa acima (
). Admitindo-se o avanço e a profundidade de usinagem constantes, responda:
Qual a equação que determina a velocidade de máxima produção?
Qual a equação que determina a vida da ferramenta para a máxima produção?
c) O que acontece com a velocidade de corte de máxima produção (Vcmxp) quando o tempo de troca da ferramenta é zero, como no caso dos centros de usinagem CNC. Neste caso quais seriam os limites superiores da velocidade de corte? Justifique.
Os lotes de produção são cada vez menores. Quando Tft = 0 a velocidade de maxima produção é igual ao infinito e a velocidade de minimo custo almenta, pois C3 diminui, a condição real de maxima produção torna-se então a maxima velocidade que o sistema pode suportar, mas as vezes o custo se torna muito alto, ocorrendo quando a ferramenta é muito cara.
2. Apresente no mínimo (2) duas situações onde a velocidade de corte utilizada deve: (3,0)
a) Se aproximar da velocidade de máxima produção (Vcmxp), porém nunca ultrapassá-la.
Em um periodo em de alta produção, na qual o prazo de entrega do produfto e critico a velocidade deve se aproximar da V cpxm
Em uma linha de produção a maquina gargalo( que tem maior tempo padrao da linha) devesse trabalhar proxima a condição de maxima produção enquanto que as outras devem trabalhar proximas da condição de minimo custo. Devesse levar tambem em consideração o takt time.
b) Se aproximar da velocidade de mínimo custo (Vco), mas nunca ser menor do que ela.
Em um periodo de baixa produção a velocidade de corte deve se aproximar da Vco.
Em uma maquina gargalo que sem se apressar, consegue obedecer ao takt time( tempo que a fabrica tem para produzir um produto afim de suprir a demanda de mercado) deve operar com as condiçoes proximas do minimo custo
3. O intervalo de máxima eficiência (IME) é o intervalo compreendido entre a velocidade de mínimo custo e a velocidade de máxima produção, como mostrado abaixo. (2,5)
Porque não se deve afastar a velocidade de corte (Vc) utilizada nem para a direita, nem para a esquerda do IME?
Porque se o valor da velocidade de corte estiver logo abaixo da velocidade de minimo custo o custo da peça em usinagem vai ser proximo do minimo mas o tempo para fabricala vai ser bem alto se o valor da Vc for acima do valor da velocidade de corte de maxima produção o tempo de confecção de uma peça é proximo do minimo mas o custo de produção da peça é alto. 
	
Existem pontos dentro do IME que satisfazem valores de tempo e custo
4. Responda: 
Como os fatores metalúrgicos dos aços afetam sua usinabilidade?
A dureza do aço é o fator metalúrgico predominante na sua usinabilidade uma maior porcentagem de carbono melhora a usinabilidade devido ao aumento da dureza e diminuição da ductilidade. 
Outro fator é a microestrutura do aço
Já quanto as inclusões: inclusões indesejáveis são partículas duras e abrasivas como carbonetos e o oxido de alumínio, inclusões que não causam muito dano são os óxidos de manganês e de ferro cuja deformabilidade é maior que a do grupo anterior e conseguem fazer parte do fluxo de cavaco inclusões desejáveis em velocidades de corte altas são os silicatos que em temperaturas altas perdem muito de sua dureza 
Presença de elementos de liga, alguns tem efeito positivo como chumbo enxofre e fosforo 
Outros efeito negativo como vanádio molibdeneo e nióbio que são formadores de carboneto
Quais sãos as funções de um fluido de corte?
 Fluidos de corte são fluidos utilizados nos processos de usinagem para resfriar a peça sendo usinada e a ferramenta, para evitar os efeitos danosos produzidos pelo calor gerado do atrito ferramenta-peça e cavaco-ferramenta
_1335864810.unknown
_1335865008.unknown
_1329117342/ole-[42, 4D, 76, 38, 00, 00, 00, 00]
_1329117302/ole-[42, 4D, F6, 40, 00, 00, 00, 00]

Outros materiais