Buscar

Manejo de Morcegos

Prévia do material em texto

Aula 6 – Vigilância Ambiental – 05/11/18 – Tiago – P2
Manejo de Morcegos em Áreas Urbanas e Rurais
Espécies Hematófagas:
- Diphylla acaudata: Espécie rara e especializada em sangue de aves.
- Diaemus youngi: Espécie rara e especializada em sangue de aves. 
- Desmodus rotundos: É a espécie mais comum e mais estudada. É versátil e especializada em sangue de mamíferos, incluindo de humanos, mas pode também se alimentar em aves. 
Dinâmica Populacional de Morcegos
- Cada fêmea pare uma cria por ano, com período de gestação de 7 meses.
- A colônia leva um bom tempo para atingir seu “clímax” (8 a 10 anos).
- Alteração da fertilidade, dos membros da colônia, diminuindo as taxas de natalidade, os deslocamentos regionais de uma boa parcela dos morcegos à procura de novo habitat ou de alimento, ou ainda pode aparecer uma enfermidade em função do “stress” ocorrido na colônia. Muitas vezes essa enfermidade é a raiva e ela dizima a maioria dos morcegos.
Comportamento de D. rotundos
- Grande mobilidade tanto no ar quanto em terra (grande capacidade de caminhar, correr e saltar).
- Importância de olfato na localização e escolada presa e, posteriormente, encontra a presa orientando-se virtualmente (visualiza um bovino a pelo menos 130m de distância).
Adentramento:
- Definição: Entrada acidental de morcegos em edificações, ou seja, em ambientes utilizados pelo homem.
- Identificar a causa do adentramento e orientar quanto ao manejo do ambiente.
Recomenda-se:
5.1 – Para a prevenção, vigilância e controle da raiva transmitida por morcegos em áreas urbanas, no âmbito Municipal de gestão:
- Elaborar e estimular a produção de material de educação, comunicação e de informação.
- Elaborar diretrizes com profissionais vinculados aos órgãos competentes da construção civil e paisagismo, visando harmonizar a convivência homem-ambiente-morcegos, minimizando os riscos a saúde pública e transtornos causados por estes animais.
- Realizar reuniões periódicas para avaliação de procedimentos sobre manejo de morcegos em áreas urbanas.
- Promover capacitação profissional em vigilância em saúde, visando o aprimoramento das ações de vigilância, prevenção e controle da raiva em morcegos.
5.2 – Para a prevenção, vigilância e controle da raiva transmitida por morcegos em áreas urbanas, no âmbito Municipal de gestão
- Solicitar para que nos processos de licenciamento de empreendimentos em áreas urbanas tenha avaliação de impacto ambiental em caso de remoção, morte ou deslocamento da área de morcegos de interesse em saúde pública.
- Investigar todas as notificações e informações relativas aos contatos de morcegos com humanos e com animais de estimação, realizando visita domiciliar para avaliação de risco.
- Encaminhar de imediato para Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Referência, as pessoas que tiveram contato direto com morcegos ou que sofreram agressão.
- Disponibilizar vacina antirrábica humana (VARH) na rede municipal de Unidades Básicas de Saúde e soro antirrábico humano (SARH) nas Unidades de Referência.
- Encaminhar todo exemplar de morcego suspeito (animal inteiro) para diagnóstico laboratorial e identificação da espécie.
Recomendações complementares:
- Orientar que a vigilância epidemiológica da raiva em morcegos seja realizada por demanda espontânea (notificação, encaminhamento de animais suspeitos) e não recomendar a vigilância ativa (ação não eficiente).
- Não realizar bloqueio vacinal em cães e gatos, nem a busca ativa de outros morcegos (Colônia) para envio ao laboratório, diante de um caso positivo de raiva em morcegos, pois essas medidas não se mostraram impactantes em termos de controle. 
- É necessária a investigação domiciliar para a busca de casos confirmados de contato entre humanos e animais de estimação (cão e gato) com morcegos, além da obtenção de informações sobre a existência de outros morcegos encontrados em situações suspeitas.
- A área de abrangência destas ações deve atender a critérios de densidade populacional humana, características e barreiras geográficas, espécie do morcego envolvida, histórico dos casos da raiva em morcegos na região, dentre outros.
Controle de Morcegos Hematófagos
1. Método de controle seletivo:
- Indireto: ??? 
- Direto: Captura.

Outros materiais