Buscar

Resumo sobre a História da Saúde Pública no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Boa noite, assisti ao filme e achei mui interessante, pois o mesmo retrata a realidade da saúde pública em nosso país que se inicia desde 1900 e perdura até os dias atuais. O filme inicia com o surto de várias epidemias (Febre Amarela, Cólera e Varíola). No começo do século XX a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade que eram mantidos pela igreja. Em 1904, Oswaldo Cruz criou o controle epidemiológico e liderou a Reforma Sanitária, propondo a política da quarentena e a vacinação obrigatória e a limpeza sanitária nos cortiços (porém esta medida não foi aceita pela população e muitas se revoltaram contra esta imposição, que se manifestou, dando início a Revolta da Vacina. É importante lembrar que na revolta da vacina a grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos. Logo, não queriam tomar a vacina. E aconteceu que durante a revolta muitas pessoas se negavam a receber a visita dos agentes públicos que deviam aplicar a vacina, reagindo, muitas vezes, com violência). Era de grande interesse controlar as doenças, pois prejudicavam a produção e a exportação do café, para se manter boas relações comerciais com o exterior, além de manter a política de imigração.
Em 1923 foi criada a lei Eloy Chaves- através dela os ferroviários obtiveram direitos como assistência médica e aposentadoria.
Em 1945 Getúlio Vargas é desposto e Dutra assume o poder, gerando mudanças significativas na saúde, que agora recebe investimentos direitos do Governo e conta com novos hospitais, moderno, bem equipados e com novas medicações. 
No ano de1953 é criado o Ministério da Saúde, e com o fortalecimento das ações de saúde pública e medicina preventiva, foram abertos também os asilos para pessoas com tuberculose, leprosos e pacientes psiquiátricos, emergindo então os médicos assistencialistas.
Na década de 1960 Brasília é criada.
Em 2006 o SUS encontra-se acessível a todos, como uma política social pública, igualitária e democrática. 
É importante ressaltar que o documentário mostra a evolução da saúde desde a revolta da vacina até a atualidade mostrando como foi o surgimento do sistema único de saúde (SUS) e os ideais que levaram a sua implantação, pois ele representa uma conquista daqueles que lutaram pela saúde do povo brasileiro por uma saúde onde há como ideal a universalidade, equidade e integralidade.

Outros materiais