Buscar

AV1 e AV2

Prévia do material em texto

Existe uma tecnologia utilizada pela logística que é considerada uma tecnologia-chave para o comércio eletrônico porque permite a troca entre computadores de documentos padrão de transações, como faturas, conhecimentos de embarque ou pedidos de compra em duas organizações.
EDI
Para um bom gerenciamento de operações logísticas é importante que haja informações que possam dar suporte a todas, ou à maioria, das operações de uma empresa, dentre elas os departamentos administrativos, de manufatura, de distribuição, de recursos humanos e de gestão da qualidade.
ERP
Nos dias de hoje, o apelo da sustentabilidade de produtos e serviços (entre eles os serviços logísticos) pode ser um critério relevante para a conquista e manutenção de mercados, ou seja, para a competitividade empresarial.
Gestão verde da cadeia de suprimentos
A tecnologia RFID é a abreviação de Radio Frequency Identification (identificação por meio de radiofrequência), sistema no qual a leitura é realizada por meio de frequência de rádio.
I - Essa tecnologia facilita o controle do fluxo de produtos por toda a cadeia de suprimentos de uma empresa, permitindo seu rastreamento desde a fabricação até o ponto final da distribuição.
II- Este tipo de sistema é composto, basicamente, de uma antena, um transceptor, que faz a leitura do sinal e transfere a informação para um dispositivo leitor, e também um transponder ou etiqueta de RF (radiofrequência), que deverá conter o circuito e a informação a ser transmitida.
Uma das tarefas mais árduas para as organizações de transporte refere-se à montagem da carga em equipamentos de transporte.
A esse respeito, analise as asserções a seguir, verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F), e escolha a alternativa correspondente.
( ) A atividade de arrumador de cargas, intuitivamente, acaba minimizando os gastos, com alto aproveitamento dos equipamentos, pois resolve o único problema da montagem que é o posicionamento da carga no equipamento.
( ) O uso dos diagramadores de carga permite o ganho de, aproximadamente, 25% da capacidade dos equipamentos, além de minimizar as perdas por retrabalho e avarias das mercadorias transportadas.
( ) A função dos diagramadores aponta para a otimização da montagem da carga no contenedor (equipamento), visando ao máximo o aproveitamento e a segurança das mercadorias em trânsito.
FVV
A utilização dos princípios da produção enxuta na logística resultam na Logística Enxuta (Lean Logistics).
A respeito deste conceito, é correto o que é afirmado em quais das asserções a seguir?
I – Utiliza menos recursos, como equipamentos, materiais, tempo e pessoas, em comparação com o sistema de produção em massa.
II – O princípio do fluxo de valor consiste na identificação dos processos que geram e agregam valor ao produto ou serviço.
III – O princípio relacionado à produção afirma que a produção é empurrada do fabricante para os clientes.
IV - A identificação do que é valor é o último passo para o entendimento do Lean, e quem determina este valor são os fabricantes dos produtos, a partir de seus custos e da expectativa de retorno.
Estão corretas apenas as asserções I e II
Muitas empresas enxergam a cadeia produtiva buscando somente redução de custos sem ver que o principal pode ser o exame da geração de valor. É preciso que as empresas vejam o todo, desde o desenvolvimento de um produto até o pós-venda.
Analise a asserção a seguir e escolha a alternativa com o termo que completa corretamente a sua lacuna.
Podemos afirmar que (___________________) é como se fosse uma esteira de ações por onde passam os produtos, como se fosse um fluxo contínuo de atividades, neste caso de atividades logísticas, como: transporte, movimentação de materiais, armazenagem, estocagem, entre outros.
Cadeia de valor
No Brasil, e na maioria dos países, o meio de transporte mais utilizado para exportação é o modal aquaviário, ou seja, os navios. O órgão responsável pelo controle do transporte marítimo é a IMO (International Maritime Organization), que tem como função a promoção da segurança no mar, a eficiência da navegação e tomar medidas preventivas para evitar a poluição marítima que pode ser causada pelos navios.
As negociações de fretes podem se realizar em diversas modalidades de tarifas. Em razão destas tarifas, deverá sempre o embarcador negociar com a Companhia Marítima, pois a modalidade do frete pode interferir negativamente no contrato comercial que celebrará com o importador.
Analise as afirmações a seguir e assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações a seguir:
(  ) Gross-terms é a modalidade de frete cobrado de cais a cais, mais a movimentação da carga nas instalações portuárias.
(  ) Free in and out é a modalidade de frete sem as despesas de carregamento e descarga.
(  ) Liner terms é a modalidade de frete de cais a cais (píer).
VVV
O sistema portuário brasileiro movimenta milhões de toneladas de produtos anualmente, respondendo pela maior parcela das exportações do país.
Associe corretamente as duas colunas e escolha a alternativa correspondente.
	1 - Anteporto
	A - Bacia de evolução; Cais com faixa de atracação e movimentação terrestre; Estação de serviços (local de atracação de rebocadores, cábreas, pontões de serviço e embarcações de polícia e de bombeiros).
	2 - Porto
	B - Armazenagem, que pode ser externa de pátio, e interna em armazém ou galpões, silos e tancagem; Acessos terrestres, com os diferentes modais que se conectam; Instalações auxiliares, como as redes de utilidades, água potável e industrial, eletricidade em alta e baixa tensão, telecomunicações, incêndio, segurança, manutenção, estiva e capatazia; Administração.
	
3 - Retroporto
	C - Balizamento de rotas, com boias, faroletes, refletores de radar e rádios-ajuda; Quebra-mares, para proteção contra o impacto das ondas; Marégrafos, para registro da amplitude das marés ao longo dos anos, de forma a facilitar sua previsão.
	4 – Obras complementares
	D - Canal de acesso e Fundeadouros.
1/D; 2/A; 3/B; 4/C.
Os sistemas de produção de uma empresa podem ser produção puxada ou produção empurrada.
Quais das asserções abaixo correspondem a características da produção puxada?
I - Feita com base nos dados históricos atuais e com lotes pequenos.
II - Baixo volume de estoque.
III - Gestão visual do estoque.
IV - Recursos solicitados de forma mais antecipada do que a demanda.
Apenas as asserções II e IV

Continue navegando