A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE LOGÍSTICA REVERSA

Pré-visualização | Página 2 de 3

( ) Modal de transporte; estado dos materiais que retornam; concorrência.
14-A embalagem para o produto é fundamental. Ela pode representar proteção, além de mostrar e especificar ao consumidor as características e as funcionalidades do produto. Sobre os fatores fundamentais que devem ser levados em conta na confecção de uma embalagem, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Marketing, design, logística e meio ambiente.
( F ) Desempenho, qualidade, rapidez e manuseio. 
( F ) Tamanho, peso, volume e classificação.
( F ) Armazenagem, identificação, transporte e reaproveitamento.
15-Hoje em dia, fala-se muito na responsabilidade social das empresas. Em determinados casos, soa até como modismo. Entretanto, desde os primórdios da administração, as empresas possuem algumas responsabilidades essenciais, que devem ser cumpridas e respeitadas por seus donos ou sócios. Sobre as responsabilidades essenciais da empresa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A primeira responsabilidade social da empresa é ser lucrativa, visto que ela precisa honrar seus compromissos com os funcionários, fornecedores, entre outros.
( V ) A empresa também tem responsabilidade legal, que nada mais é do que o cumprimento da lei sob a qual ela deve operar.
( V ) Outra e não menos importante responsabilidade é a responsabilidade ética, que envolve comportamentos esperados pela sociedade, funcionários, fornecedores, entre outros.
( F ) Existe também a responsabilidade filantrópica, que nada mais é do que uma resposta da empresa às exigências do governo para dedução do Imposto de Renda.
16-É necessário que as pessoas e as empresas pensem no meio ambiente para que o futuro não seja incerto. As empresas dos mais variados ramos de negócio possuem objetivos que as diferenciam das demais, mas existem atitudes que devem ser comuns, e uma delas é o reconhecimento que devemos ter com o meio ambiente. Sobre o que uma organização deixa de adotar na logística reversa, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Irresponsabilidade ecológica.
( ) Lucratividade.
( ) Preservação da imagem.
( ) Requisitos legais.
17-Em determinadas fases da vida, é necessário uma mudança de comportamento para que sejamos aceitos como profissionais de uma área específica. Ao tratar-se de uma empresa, a mudança também faz-se necessária quando se é pretendido atender às exigências sociais, à respeito da preservação do meio ambiente; e com isso, ter aceitação no mercado. Sobre motivações que encorajam as empresas a preservarem o meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA:
 ( ) O descaso com o meio ambiente; salvaguarda da empresa; qualidade de vida.
 ( X ) Responsabilidade ecológica; requisitos legais; imagem; pressão do mercado.
 ( ) Reciclagem; proteção pessoal; vida útil dos produtos; imagem.
 ( ) Reutilização dos produtos; pressão do mercado; requisitos legais.
18-A Logística Reversa é uma área que vem se tornando cada vez mais estratégica para as empresas. Ela contribui bastante para resgate ou preservação da imagem da empresa em que é implantada. Com relação à Logística Reversa, analise as seguintes sentenças:
I- Ocupa-se com o fluxo de retorno de produtos consumidos ou não. CORRETA
II- Cria novos centros de lucro e aumenta os riscos de imagem corporativa. ERRADA
III- Busca recuperar valor econômico, agrega valor de serviços, de imagem, ecológico e legal. CORRETA
IV- A logística reversa cresce, porque a quantidade de produtos diminui; além disso, há uma alta taxa de novos produtos no mercado e um aumento do ciclo de vida deles. ERRADA
19-Para que o fluxo da logística reversa efetivamente funcione, as organizações devem estar atentas a alguns fatores essenciais de desempenho. Com relação ao fluxo reverso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Modal de transporte; estado dos materiais que retornam; concorrência.
( X ) Controle de entrada; tempo de ciclo reduzido; redes logísticas planejadas.
( ) Controle de entrada; reutilização; maior tempo de ciclo.
( ) Concorrência; fornecedores; redes logísticas planejadas.
20-Logística Reversa, segundo Leite (1999), é o fluxo de materiais de pós-consumo até sua reintegração ao ciclo produtivo, na forma de um produto equivalente ou diverso do produto original. Sabemos que o conceito de logística reversa ainda está em constante transformação, visto que essa área da logística é recente e tem uma gama enorme de novos negócios a serem realizados. Com relação à Logística Reversa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Baseada em um fluxo de retorno de produtos pós-venda ou de produtos pós-consumo.
( F ) Objetiva somente agregar valor aos produtos que já não são úteis para o consumidor.
( V ) Agrega valor à imagem da empresa, devido à conscientização cada vez maior dos consumidores com relação à preservação ambiental.
( F ) Manter a competitividade dentro do mercado globalizado em virtude de pressões por regulamentações ambientais, fazendo com que as empresas transfiram suas responsabilidades para o distribuidor.
FONTE: LEITE, Paulo Roberto. Canais de Distribuição Reversos. Revista Tecnologística. São Paulo, n. 48, p. 27, set. 1999.
21-Todo projeto de embalagem envolve custos, que devem ser analisados pela empresa no sentido de não aumentar muito o preço do produto, cujos custos são repassados ao cliente, tornando o produto caro ao cliente. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os aspectos que devem ser considerados para que se obtenha o custo da embalagem:
( X ) Proteger a mercadoria, aumentar a eficiência da movimentação e identificar, oferecer informações e promover o produto.
( ) Auxiliar no manuseio e transporte da mercadoria, tornar a embalagem segura e identificada dentro dos padrões.
( ) Tornar a embalagem leve e reforçada.
( ) Garantir que o produto seja entregue sem danos, identificação e facilidade no manuseio do produto.
22-Alguns escritores dizem que a preservação da imagem da organização é uma atividade exclusiva da área de marketing. Entretanto, atualmente, as organizações como um todo devem se preocupar com esse aspecto. Sobre a imagem corporativa da empresa, analise as afirmativas a seguir.
I- As práticas de logística reversa não trazem qualquer tipo de influência sobre a imagem corporativa das empresas. ERRADA
II- A criação e a manutenção de uma boa imagem corporativa é um diferencial importante para as empresas. CORRETA
III- Basta a empresa fazer um bom marketing verde, sem se preocupar com as suas ações. ERRADA
IV- A preocupação com a gestão ambiental não exerce influência significativa na manutenção de uma boa imagem. ERRADA
23-A logística reversa ainda não é aplicada em algumas empresas. Entretanto, é somente uma questão de tempo para que a maioria delas comece a adotá-la. Sobre a importância da logística reversa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A logística reversa pode ser uma fonte de redução de custos e de agregação de valor para o consumidor.
( V ) As economias de escala são importantes para que haja sucesso nos programas de logística reversa.
( F ) A logística reversa impacta negativamente sobre o meio ambiente, já que não capta todos os resíduos sólidos das empresas.
( V ) Equipamentos antigos começam a ser recolhidos pelas empresas que executam a montagem e a entrega dos novos.
24-Dependendo do modelo de produção de um produto, muitas vezes, ele não atende aos requisitos necessários ao meio ambiente. O produto pode ser reciclável, mas o processo de fabricação não é suficiente para atender às condições necessárias às perspectivas da sociedade e à ecoeficiência ambiental. São necessários outros requisitos para que o produto alcance a satisfação da sociedade com relação ao meio ambiente. Sobre estes requisitos, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Satisfazer os requisitos do cliente, porque ele é a razão da existência

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.