A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Prova politicas Educacionais 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
Políticas Educacionais (PED99)
Avaliação:
Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:423303) ( peso.:1,50)
Prova:
8919470
Nota da Prova:
10,00
Gabarito da Prova: botao_ok.png Resposta Certa botao_no.png Sua Resposta Errada
1.	No artigo 206 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, encontramos a forma como o ensino deverá ser ministrado seguindo princípios essenciais para a efetivação de um ensino de qualidade, o qual é de responsabilidade, além da família, do Estado. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Garantia de padrão de qualidade, gestão democrática do ensino, liberdade de aprender e ensinar.
II- Manutenção do conhecimento pelo professor, cobrança pelo ensino público em estabelecimento oficiais, redução de matrículas.
III- Igualdade de acesso e permanência na escola, liberdade de pesquisar, ensinar, divulgar a arte e o saber.
IV- Piso salarial digno aos profissionais da educação, gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais, plano de carreira.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
botao_ok.png a)	As sentenças I, III e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png b)	Somente a sentença II está correta.
fundo_transparente_16x16.png c)	Somente a sentença I está correta.
fundo_transparente_16x16.png d)	As sentenças II e III estão corretas.
2.	A LDB/96, em seu artigo 2º, do Título II dos princípios e fins da educação nacional, preconiza que a educação é um dever da família e do Estado, inspirada nos princípios da liberdade e nos ideias de solidariedade humana, tendo por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e o preparando para o exercício da cidadania e qualificação ao trabalho. Observa-se que na Constituição Federal temos uma escrita parecida. Ao tratarmos das finalidades da educação, deparamo-nos com três momentos em sua estruturação. Sobre esses três momentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Dar ao indivíduo uma aprendizagem progressiva, obter o conceito de cidadania de forma integral, desenvolver a relação educação-trabalho.
( ) Preparação para concursos públicos e federais, obtenção de conceitos pré-determinados pela escola, formação familiar. 
( ) Obtenção do pleno desenvolvimento do educando, preparação para o exercício da cidadania, qualificação para o trabalho.
( ) Obtenção de conteúdos informais, preparação para o uso das tecnologias, formação para o trabalho informal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
botao_ok.png a)	V - F - V - F.
fundo_transparente_16x16.png b)	F - V - V - F.
fundo_transparente_16x16.png c)	V - F - F - V.
fundo_transparente_16x16.png d)	F - F - V - F.
3.	Ao falarmos em políticas públicas, deparamo-nos com questões que envolvem toda uma gama de informações, pessoas e ações. Com isso, poucas pessoas estão preocupadas em tentar entender o que são políticas públicas, para que servem e como podem ser cobradas. Frente a isso, sobre o sentido da palavra políticas públicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Políticas públicas são ações que envolvem a construção de projetos para a melhoria do bem-estar de uma determinada classe social.
( ) Políticas públicas são ações que necessitam da participação da população em sua fase inicial até a concretização.
( ) Políticas públicas são ações construídas a partir da visão de mundo dos seus propositores.
( ) Políticas públicas são ações que determinam o envolvimento único de governantes, sem a participação ativa da população.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
botao_ok.png a)	F - V - V - F.
fundo_transparente_16x16.png b)	V - V - F - V.
fundo_transparente_16x16.png c)	V - F - V - F.
fundo_transparente_16x16.png d)	F - F - V - V.
4.	Ao tratarmos de política, estamos nos direcionando ao que realizamos cotidianamente. Querendo ou não, tornamo-nos políticos em nossa casa, em nosso trabalho, pois necessitamos de regras para que as coisas sejam realizadas de maneira objetiva e eficaz. Se não fizermos, estaremos fadados à desordem. Assim sendo, dentro da política, encontramos um elemento que é de grande desejo de todos. Que palavra é essa que acompanha a política?
botao_ok.png a)	Poder.
fundo_transparente_16x16.png b)	Superioridade.
fundo_transparente_16x16.png c)	Desordem.
fundo_transparente_16x16.png d)	Direito.
5.	Para a elaboração das políticas públicas, é necessária a constituição de estágios ou etapas, as quais são cinco. Estas etapas são determinantes para que saiam do papel e transformem-se em algo concreto para a população. As fases para a elaboração das políticas públicas são: seleção das prioridades, apresentações de soluções ou alternativas, escolha das ações a serem realizadas, execução destas ações e sua avaliação. A partir de como ocorrerá a função de uma boa política, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Promoção e melhora dos níveis de cooperação entre as pessoas envolvidas no projeto; elaborar um programa que seja flexível em sua construção.
( ) Elaborar ações que tenham elevadas incertezas, pois elas determinam o cuidado com sua elaboração, procurar criar probabilidades nas ações.
( ) Impedir que problemas do projeto ou ação venham a engessar sua aplicabilidade, buscar a ampliação de opções políticas para sua efetivação.
( ) Diminuir as incertezas frente à elaboração do projeto, buscar novas alternativas de ação, sem deixar de achar respostas para sua elaboração.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
botao_ok.png a)	V - F - V - V.
fundo_transparente_16x16.png b)	F - V - F - V.
fundo_transparente_16x16.png c)	V - F - F - V.
fundo_transparente_16x16.png d)	F - F - V - F.
6.	Na introdução do livro sobre a Constituição Brasileira há a seguinte citação: "Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte, para instalar um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, da liberdade, da segurança, do bem-estar, do desenvolvimento, da igualdade e da justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil" (MACHADO, 2016, p. 1). Cada país possui suas leis, as quais regem o sistema governamental. Em nosso país, possuímos a Constituição que é reconhecida como a Carta Magna de um país democrático, conforme a citação apresentada. Sobre a palavra Constituição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Modelo que favorece aos cidadãos reconhecerem os fundamentos e a proteção de seus direitos e deveres.
( ) Documento que determina os deveres que cada cidadão deverá seguir em toda sua vida, sem poder criticar sobre as leis.
( ) Documento que favorece ao cidadão reconhecer o que cabe à família e ao Estado e a função social da comunidade.
( ) Modelo que demonstra as leis determinantes para que o país possa seguir um caminho de maneira democrática e pacífica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MACHADO, A. C. da C. (Org.); CUNHA, A. C. F. da (Coord.). Constituição Federal Interpretada: artigo por artigo, parágrafo por parágrafo. 7. ed. Barueri, SP: Manole, 2016.
fundo_transparente_16x16.png a)	F - V - F - F.
fundo_transparente_16x16.png b)	V - F - V - F.
fundo_transparente_16x16.png c)	F - F - V - F.
botao_ok.png d)	V - F - V - V.
7.	Em nosso país, vivemos uma democracia, que para ser exercida necessita de leis que a fomente. Estas leis devem ser respeitadas por todos os membros formadores do país. Cabe a cada um obedecer estas leis e verificar quais os seus direitos. Podemos dizer que é a cartilha na qual os cidadãos aprendem os seus direitos e deveres. Com relação a isso, estamos falando

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.