Buscar

antropologia cultural ladia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Paraíba
Centro de Educação
Curso de Licenciatura em Pedagogia- Modalidade a Distância
ANTROPOLOGIA CULTURAL- 2016.2
Professor: Professora: Adriano de León
Nome: Ládia Suênia Galdino Dantas
Polo: Itaporanga-PB Matrícula: 91410531
FAZER UMA ANÁLISE CRÍTICA DO TEXTO DISPONIBILIZADO E FAZER A DEVIDA CORRELAÇÃO COM O VÍDEO EXPOSTO.
BOA SORTE.
Em uma sociedade marcada por inúmeras transformações nas quais desafiam os indivíduos, percebe-se que a educação é o principal mecanismo que permite aos mesmos a socialização e o desenvolvimento nos diversos aspectos. Dessa forma, refletir sobre a importância das temáticas normas, valores, cultura, etnocentrismo, papéis sociais, identidade e “choque cultural” para a educação e para o trabalho pedagógico como também sobre as diferenças culturais presentes nos ambientes escolares e como os educadores, orientadores e gestores devem lidar com essas diferenças implica pensar na organização de uma determinada sociedade, na formação de indivíduos fluentes e ativos e, sobretudo na diversidade que por sua vez visa o respeito às diferenças sejam elas relacionadas aos aspectos econômicos, físicos, culturais, políticos, históricos e sociais.
Com isso ressalta-se que tais temáticas são importantes e permite entendermos a relação entre cultura, sociedade e educação. È por meio da cultura e da educação que uma determinada sociedade se organiza de modo que os indivíduos vivenciam experiências nas quais os fazem pensarem, criarem, recriarem e agirem no meio em que estão inseridos. Assim à educação tem papel importante nesse processo uma vez que através dela é possível o aprimoramento de saberes que tornam os indivíduos capazes de questionarem, refletirem e agirem buscando soluções para os conflitos e problemas apresentados. Desse modo é essencial uma formação para a criticidade e a autonomia plena e esta exige um trabalho educativo no qual oportunize um ensino aprendizagem pautado no respeito às diferenças, o que não é fácil, mas possível se os educadores, orientadores e gestores fazerem uso do diálogo, do debate, da exploração dos talentos dos indivíduos de modo que reconheçam sua inteligência e seus valores como também se estiverem propensos à multiplicidade de opiniões que se dão nos ambientes educativos. 
Nesse contexto pode-se dizer que as diferenças culturais presentes no ambiente escolar dizem respeito aos inúmeros pensamentos, estilos, modos, gostos, costumes, tradições, opiniões, crenças entre outros que os indivíduos trazem consigo e que necessitam ser respeitados uma vez que isto muitas vezes torna-se motivos de discriminações que gera a violência e a desorganização da sociedade. Dessa forma é preciso que os educadores, orientadores e gestores busquem estratégias para lidarem com as diferenças e isto exige educar de forma que inclua todos no espaço escolar sendo que haja parceria com a família, escola e sociedade. È preciso que cada um assuma seu papel sendo que a família busque conhecer e acompanhar tudo que a escola oferece, a escola estabeleça ações em prol de uma educação de qualidade sendo que busque orientar e comunicar a família e aos educandos sobre os assuntos da própria e a sociedade deve reconhecer os contextos educativos de modo que vejam possibilidades de mudança e transformação. Assim é possível lidar com as diferenças se houver a aceitação de todos, o respeito mútuo e, sobretudo se educadores, orientadores, educandos, família e sociedade estiverem propensos a diversidade. 
A partir disso são importantes às normas e os valores que por sua vez determinam como os indivíduos devem ser comportar, a cultura diz respeito aos modos de agir e pensar de um povo, ela inclui as crenças, o conhecimento, os hábitos, os modos dentre outros. Também o etnocentrismo que é quando julgamos outras culturas de modo que fazemos uma comparação com a nossa própria cultura, os papéis sociais são funções que os indivíduos ou grupos sociais desempenham em uma sociedade e a identidade que se refere às características próprias dos indivíduos como também da sociedade que por sua vez assume uma dimensão coletiva. Ainda o “choque cultural” que é quando não aceitamos o modo de ser ou a cultura do outro. Tudo isso é de extrema importância para a educação e o trabalho pedagógico na escola uma vez que ao conhecermos tais conceitos podemos desenvolver um ensino aprendizagem no qual possibilite uma formação para a consciência democrática que por sua vez se constrói a partir da valorização do diálogo, da participação, do debate e, sobretudo de ações conjuntas que se estabelecem e isto favorece a organização da sociedade que é possível quando os indivíduos possuem uma formação fluente e ativa.
Portanto, faz-se necessário compreendermos que tais temáticas são significativas e nos propõe reflexões críticas a cerca de uma educação pautada na diversidade que por sua vez oportuniza o respeito às diferenças como também nos leva a entender como a sociedade se organiza de modo que os indivíduos são seres dotados de saberes que se aperfeiçoam e se transforma de acordo com aquilo que lhe são propostos. Assim são seres culturais que possuem diferenças e estas ampliam a diversidade. Desse modo é preciso uma formação para a criticidade e esta só se dá quando se permite um ensino aprendizagem pautado no respeito, na valorização, na liberdade de expressão, na reflexão e na ação. 
Referências:
Cultura: Um conceito Antropológico. Disponível em: <http://www.grupoescolar.com/pesquisa/cultura-um-conceito-antropologico.html> Acesso em: 01 de Agosto de 2016.
GIDDENS, Anthony. Cultura e Sociedade. 4ª Ed. Porto Alegre. 2005. Disponível em: <http://www.ead.ufpb.br/mod/assign/view.php?id=44308> Acesso em: 25 de setembro de 2016.
SOUZA, Maria do Carmo Lacerda. Diversidade Cultural um desafio na escola Gabriel Lage. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3563268
Acessos em: 25 de setembro de 2016.

Outros materiais