Buscar

ANÁLISE DE CENÁRIOS E RISCOS

Prévia do material em texto

ANÁLISE DE CENÁRIOS E RISCOS
	Avaliação Parcial: GST0897_SM_201708202897 V.1 
	Aluno(a): LUIZ HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 10/10/2018 11:06:59 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201708398212)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Policial Civil Sicrano trabalha no arquivamento e controle dos inquéritos em sua Delegacia. O local é imenso e possui milhares de folhas. Muitos documentos são antigos e estão acumulando poeira. A que tipos de riscos está sendo submetido o Policial Civil Sicrano, no que diz respeito a exposição que sofre quando no interior da dita sala?
		
	
	Riscos Biológicos e Ergométricos.
	
	O Policial Sicrano não corre quaisquer tipos de riscos.
	
	Riscos Físicos e Quânticos.
	
	Riscos Ergonômicos e Físicos.
	 
	Riscos Biológicos e Químicos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201708455959)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Estamos diante de algo pelo qual passamos todos os dias quando saímos às ruas, ou mesmo quando estamos em casa, e podemos afirmar que é um fenômeno de abrangência ampla, de cunho positivo ou negativo e que pode afetar os objetivos de um projeto". A presente colocação faz referência ao conceito que denominamos como:
		
	
	Perigo
	
	Atividade perigosa
	
	Riscos variáveis
	
	Segurança Pública
	 
	Risco
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708398225)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O PM Sicrano está planejando a realização de um evento esportivo no mês de janeiro. Conhecedor do fenômeno denominado ¿ilhas de calor¿, ele decide que o evento deverá ocorrer no local mais fresco possível. Qual seria a escolha mais acertada?
		
	 
	Áreas suburbanas e rurais.
	
	Áreas metropolitanas.
	
	Áreas edificadas.
	
	Áreas urbanas e suburbanas.
	
	Áreas urbanas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708398223)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O GM Fulano está planejando a segurança de um evento automotivo que ocorrerá no domingo de manhã, no mês de agosto. Sabendo que a camada de ar frio, por ser mais pesada, acabará descendo e ficando próxima à superfície terrestre, retendo os poluentes e que o ar quente, mais leve, ficará em uma camada superior, impedindo a dispersão dos poluentes, podemos dizer que para os operadores de segurança aumentarão as chances de ficarem expostos a um determinado tipo de risco. Qual?
		
	
	Riscos Ergonômicos.
	
	Riscos Físicos.
	
	Riscos Térmicos.
	 
	Riscos Químicos.
	
	Riscos de Acidentes.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201708971865)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"É relacionada com os pontos fracos ou a fragilidades frente à determinada ameaça".
O parágrafo acima refere-se ao conceito de __________________.
		
	
	Probabilidade
	
	Ameaça
	 
	Vulnerabilidade
	
	Referência
	
	Fragilidade
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201708387084)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Você está planejando a segurança para a Copa do Mundo que acontecerá no Brasil em 2014. Identifique a alternativa que aponta de forma errada um ponto forte ou um ponto fraco identificado na análise de cenários e riscos em relação a este evento.
		
	
	Como ponto forte, podemos citar o fato do Brasil ter sediado os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Rock in Rio e irá sediar a Copa das Confederações que ocorrerá em 2013 e que será o laboratório para os experimentos da Copa do Mundo.
	
	Como ponto fraco, temos a possibilidade do aporte de um grande volume de passaportes falsos, pois o Brasil apresenta uma população multiétnica, o que transforma o passaporte nacional em um artigo muito valorizado no mercado de falsificações.
	
	Como ponto forte, temos a experiência em eventos esportivos internacionais, pois mesmo após mais de 60 anos da última edição da Copa do Mundo, ocorrida no Brasil, o país é um cenário de grandes eventos, esportivos ou não, o que possibilitou reunir experiência no campo do planejamento e execução.
	
	Como ponto fraco, podemos citar a vulnerabilidade das fronteiras do país devido a sua extensão e permeabilidade.
	 
	Como ponto fraco, a entrada elevada de capital estrangeiro, o que dará lucros elevados para as empresas sediadas em território nacional.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201708398258)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos dar como exemplo de risco químico:
		
	
	Fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários, insetos.
	
	Levantamento e transporte manual de peso, monotonia, repetitividade, responsabilidade, ritmo excessivo, posturas inadequadas de trabalho, trabalhos em turnos.
	
	Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, incêndio e explosão, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, queda e animais peçonhentos.
	 
	Poeiras, fumos, gases, vapores, névoas, neblinas.
	
	Ruído, calor, frio, pressões, umidade radiações ionizantes e não ionizantes, vibrações.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201708387090)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o Mapa de Riscos, é correto afirmar que:
		
	
	Fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários e insetos são classificados como riscos de acidentes e recebem a cor azul como identificação.
	
	Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, incêndio e explosão, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, queda e animais peçonhentos são identificados como riscos físicos e recebem a cor verde como identificação.
	 
	Ruído, calor, frio, pressões, umidade radiações ionizantes e não ionizantes e vibrações são classificados como risco físico, recebendo a cor verde como identificação.
	
	Poeiras, fumos, gases, vapores, névoas e neblinas são classificados como risco biológico e recebem a cor vermelha como identificação.
	
	Levantamento e transporte manual de peso, monotonia, repetitividade,responsabilidade, ritmo excessivo e posturas inadequadas de trabalho são identificados como riscos de acidentes e recebem a cor amarela como identificação.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201708398273)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	De acordo com o impacto e o número de pessoas afetadas o evento adverso pode ser dividido em quatro categorias. Sobre elas, é correto afirmar que:
		
	
	O nível II relaciona-se ao fato do número de famílias ou situação a ser abordada, exigir o apoio de outros departamentos, Estados, etc.
	
	O nível III relaciona-se ao fato da quantidade de pessoas atingidas pelo evento ou situação a ser abordada, requerer o apoio nacional, como enchentes, terremotos.
	
	O nível IV relaciona-se ao fato do número de pessoas que precisam de recursos adicionais aos exigidos para emergências não permitir que se ultrapasse a sua capacidade.
	 
	O nível I relaciona-se ao fato do número de pessoas que precisam de recursos adicionais aos exigidos para emergências não permitir que se ultrapasse a sua capacidade.
	 
	O nível I relaciona-se ao fato do número de pessoas ou situação poder ser atendido com recursos de emergência, como incêndios, onde os bombeiros podem solucionar o problema.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201708387356)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao estudar evento adverso, você foi apresentado às definições de "emergência" e "desastre". Qual a principal diferença observada entre as duas categorias?
		
	 
	Emergências são mudanças que afetam as pessoas, a economia, os sistemas sociais, cujas ações de resposta são supridas com recursos disponíveis localmente enquanto desastres são superiores à capacidade de resposta da comunidade afetada.
	
	Desastres são mudanças que afetam as pessoas, a economia, os sistemas sociais e o meio ambiente, sendo causadas por eventos naturais enquanto emergências são geradas pela atividade humana.
	
	Emergências são mudanças que afetam as pessoas, a economia, os sistemas sociais e o meio ambiente,sendo causadas por eventos naturais enquanto desastres são gerados pela atividade humana.
	
	Emergências são mudanças que afetam as pessoas enquanto desastres afetam a economia, os sistemas sociais e o meio ambiente.
	
	Desastres são mudanças que afetam as pessoas enquanto emergências afetam a economia, os sistemas sociais e o meio ambiente.

Outros materiais