Buscar

SLIDES ESTRESSE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Componentes: Raissa Oliveira Gonçalves,Tatiana Coleto Correia ,Tamires Almeida Mormino
ESTRESSE NO TRABALHO
1
A origem do estresse
O conceito de estresse surgiu nos anos 30, graças a Hans Selye, endocrinólogo canadense de origem austríaca. Segundo Selye:
 
O estresse é um processo vital e fundamental onde pode ser dividido em dois tipos, ou seja, quando passamos por mudanças boas, temos o estresse positivo e quando atravessamos alguma fase negativa, estamos vivenciando o estresse negativo.
	
 
O estresse no trabalho
 Os profissionais vivem hoje sob continua tensão, não só no ambiente de trabalho, como também na vida em geral. Podemos dividir as causas em dois tipos:
Causas pessoais 
Causas ambientais. 
 Desgastes que as pessoas estão submetidas nas relações com o trabalho
Depressões,
 Ansiedade patológica, 
Pânico, 
Fobias, 
doenças psicossomáticas
Um dos agravantes do estresse no trabalho e a limitação que a sociedade submete as pessoas quanto as manifestações de suas angustias, frustações e emoções. Por causa das normas e regras sociais as pessoas acabam ficando prisioneiras do politicamente correto, obrigadas a aparentar um comportamento emocional ou um motor incongruente com seus reais sentimentos de agressão ou medo.
O tipo de desgaste a que as pessoas estão submetidas nas relações com o trabalho e fator muito significativos na determinação de transtornos relacionados ao estresse, como é o caso das depressões, ansiedade patológica, pânico, fobias, doenças psicossomáticas, etc. em suma, a pessoa com esse tipo de estresse ocupacional não responde a demanda do trabalho e geralmente se encontra irritável e deprimida. Um dos agravantes do estresse no trabalho e a limitação que a sociedade submete as pessoas quanto as manifestações de suas angustias, frustações e emoções. Por causa das normas e regras sociais as pessoas acabam ficando prisioneiras do politicamente correto, obrigadas a aparentar um comportamento emocional ou um motor incongruente com seus reais sentimentos de agressão ou medo.
O ambiente de trabalho causará estresse quando ultrapassar o limite que o funcionário suporta. Como este limite é bastante pessoal o chefe nunca saberá quando será ultrapassado – apenas o próprio funcionário perceberá que seu limite está chegando.
3
Os principais danos causadores do estresse são as doenças adquiridas com diversos sintomas. 
A mais frequente é o infarto, que por sua vez chega sem perceber e leva a morte, com isso esta se tornando o matador silencioso.
Sintomas derivados do estresse
Ansiedade
Fraqueza 
Medo
Nervosismo
Irritabilidade
E rituais compulsivos
PREVENÇÃO
Devemos pensar e refletir sobre todos os problemas profissionais e pessoais, reformulando a vida para que assim seja possível reduzir o nível de estresse.
Danos causadores do estresse
Doenças causadas pelo estresse
 O estresse sem interrupção pode ser um problema. É o que acontece quando alguém sofre todos os dias nas mãos de um chefe autoritário. Ou, então, quando a pessoa que cuida de um parente doente se sente sobrecarregada de responsabilidades e ainda vive com medo de perder o ente querido. Essa pressão constante acaba propiciando o aparecimento de inúmeras doenças:
Hipertensão
Insônia
Transtornos mentais
Problemas gástricos
Queda do sistema imunológico
Baixa imunidade 
Transtorno de pânico
Depressão 
Asma
Gastrite 
Acnes
Manchas na pele
 
Melhorias que a empresa pode estar propiciando aos funcionários em relação ao estresse
Ambiente Confortável e Seguro;
Atividades que os funcionários possam interagir e descontrair assim, terão funcionários motivados e produtivos; 
 Oferecer Qualidade de Vida no ambiente de trabalho, evitando o estresse, cansaço físico e mental;
 Atenção as necessidades dos colaboradores;
 
É importante que as organizações disponham para seus trabalhadores um ambiente de trabalho confortável e seguro onde possam realizar suas atividades. Para que o bem-estar seja gerado no ambiente de trabalho é importante que as organizações realizem atividades em que os funcionários possam interagir de forma descontraída, pois, uma organização com funcionários satisfeitos tende a ter maior produtividade.
Ao oferecer qualidade de vida no trabalho, as organizações ajudarão os funcionários a minimizar o estresse, o cansaço físico e mental devido às cargas elevadas de trabalho. O sucesso de uma empresa não ocorre só pela qualidade de seus produtos isoladamente, pois para alcançar seus objetivos, são necessários indivíduos que trabalhem por um mesmo ideal.
Quando as organizações deixam de dar à devida atenção à qualidade de vida de seus funcionários, elas tendem a passar por dificuldades, se deparam com funcionários desmotivados, estressados, pois estes não se sentem reconhecidos, o que pode levar a uma redução em sua produtividade. É preciso que a empresa de uma atenção às necessidades dos colaboradores para que eles possam realizar suas atividades da melhor forma possível no seu ambiente de trabalho
Aplicar técnicas para redução do estresse é uma excelente maneira de manter corpo e mente saudáveis. Se a pessoa estiver depressiva, furiosa, com problemas no trabalho ou simplesmente estressada, é importante encontrar uma saída e impedir que os sentimentos afetem o coração. Às vezes, compartilhar os problemas com um parente ou com um amigo já ajuda. Uma outra opção é procurar ajuda de um profissional de saúde qualificado ou de um psicólogo, se necessário.
6
Qualidade de vida e estresse
O stress, de um modo simplificado, pode ser entendido como a resposta de adaptação aos incessantes estímulos com os quais nos deparamos na vida.
 Ansiedade
Nervosismo
 Tristeza
 
Faça paradas estratégicas ao longo do seu dia. Considere um investimento em sua saúde e bem-estar.Tenha algum contato com a natureza. Aprecie um jardim, caminhe por uma praça, preste atenção no canto dos pássaros, pise na terra, caminhe por um parque sempre que puder, fique a céu aberto e perceba que há muito mais do que o espaço conhecido.
Algumas maneiras de ter qualidade de Vida
1.Aumente o consumo de líquido ao longo do dia, preferencialmente água
2.Pratique atividades físicas
3.Durma bem
4.Tenha um hobbie ou faça atividades de que goste bastante, saindo da rotina
Tenha uma Alimentação Saudável
Acalme a mente com a meditação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais