Buscar

WOOD FRAME (construção em madeira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

WOOD FRAME
O que é wood frame?
Essa técnica, que surgiu nos Estados Unidos no século 19 e posteriormente se espalhou pelo mundo, tem ganhado o gosto dos brasileiros, principalmente daqueles que precisam rapidamente de uma casa e estão preocupados com o meio ambiente.
O sistema wood frame utiliza painéis de madeira reflorestada – pinus, por exemplo – na construção de uma casa ou qualquer outro empreendimento. O uso desse tipo de madeira colabora com a sustentabilidade e, como não há desperdício de materiais, ajuda na redução da emissão de poluentes. A madeira a ser utilizada deve ser seca, reta, livre de grandes nós e receber tratamento preservativo ao ataque de insetos xilófagos.
Passo a passo
1) Fundação
O Wood frame pode ser feito com qualquer tipo de fundação. Por sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas, os dois tipos mais utilizados são radier e sapata corrida.
 
2) Estrutura
Com o esqueleto estrutural montado é aplicado o OSB , placa estrutural que contraventa e veda a estrutura de paredes entre pisos e telhados. 
3) Paredes
Revestimento externo
Sobre o OSB é aplicada a Membrana, que garante a estanqueidade e a adequada ventilação das paredes, permitindo a saída da umidade interna das paredes e protegendo-as contra a umidade externa. O Wood Frame permite a aplicação de diversos revestimentos externos como Siding Vinílico, revestimento argamassado, placa cimentícia, revestimento cerâmico e outros.
Passo a passo
Revestimento externo
Revestimento interno
O fechamento interno é realizado com chapas de Drywall, que proporcionam uma superfície lisa e pronta para receber acabamento.
 Para paredes que receberão armários ou peças suspensas, recomenda-se o uso do OSB como reforço em paredes de Drywall. Esta aplicação tem como vantagem a liberdade do usuário aplicar armários ou peças suspensas em qualquer ponto da parede, sem a necessidade de prever o mapeamento dos reforços.
Passo a passo
4) Laje seca e mista
O OSB  é a melhor opção para execução de lajes, plataformas de pisos e mezaninos e deve ser instalado sobre uma Viga I (madeira), projetada para suportar grandes cargas e vencer maiores vãos livres, resultando em uma estrutura leve e de alta resistência. No Wood Frame a laje pode ser do tipo seca ou mista:
Laje seca: executada com a aplicação do OSB diretamente sobre o vigamento de madeira, garantindo a resistência e permitindo a aplicação de diversos revestimentos como carpet, pisos vinílicos, laminados de madeira, assoalhos, tábuas corridas entre outros.
Laje mista: a diferença entre a laje seca e a laje mista é que na laje mista é colocado um contrapiso de 3 a 4 cm de argamassa sobre o OSB, reforçado com fibras de aço ou fibras de Polipropileno. Sobre as fibras é possível aplicar diversos revestimentos, tais como: como carpet, pisos vinílicos, laminados de madeira, assoalhos, tábuas corridas, cerâmica, porcelanato, entre outros.
Passo a passo
5) Instalações elétricas e hidráulicas
Podem ser idênticas às que são utilizadas na construção convencional. A vantagem é que no Sistema Wood Frame as paredes funcionam como shafts visíveis, facilitando a execução e manutenção das instalações.
6) Isolamentos
O Wood Frame apresenta um ótimo conforto térmico e acústico. Além disso, permite a utilização de diversos tipos de isolamento que podem ser instalados nas paredes internas e externas, forro e telhados de acordo com a necessidade do projeto.
Passo a passo
7) Esquadrias
As instalações de portas e janelas no Wood Frame podem ser executadas de maneira similar ao Sistema Convencional, com espuma de poliuretano ou com parafusos.
8) Coberturas e telhados
As placas OSB são uma excelente opção para compor substratos de telhados e coberturas. As placas em conjunto com os perfis asseguram a resistência à ação de ventos e melhoram o conforto térmico e acústico das edificações.
Passo a passo
Segurança da edificação em wood frame contra incêndio
Pelotas - RS
Conclusão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais