liderança
4 pág.

liderança


Disciplina7.27 materiais17 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Bem - vindo a sua prova eletrônica!
A Estácio/Uniseb, pensando no aprimoramento de seus estudos, facilitou o manuseio de sua avaliação eletrônica. A partir desse bimestre, ela será disponibilizada por disciplina. Por isso, fique atento, com cada disciplina que você está matriculado, pois terá uma prova a ser realizada. A sua nota será computada após o período de realização da prova.
Para os módulos/disciplinas de Dependência, você pode realizar as avaliações normalmente, no entanto, não compõe nota final. Aproveite para rever os conteúdos.
A prova eletrônica ficará disponível do dia 03/11/2014 até o dia 28/11/2014. Ao término deste período você terá 30 dias (até 28/12/2014) para visualizar o seu desempenho.
Durante a execução da prova você poderá mudar as suas respostas, sair e entrar na prova. Quando terminar de responder todas as questões, e tiver certeza das suas respostas, não deixe de finalizar a prova. Ao finalizar a prova não poderá mais alterar as suas respostas.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (16) 3603-9900 ou pelo autoatendimento disponível no sitewww.estudeadistancia.com.br
	
	
	1.
	Leia as afirmações abaixo sobre os objetivos da Gestão de Pessoas.
I - Para que os objetivos da gestão de pessoas sejam alcançados, é necessário que os gestores tratem as pessoas como elementos básicos para a eficácia organizacional.
II - A gestão de pessoas deve buscar o constante desenvolvimento e comprometimento dos funcionários.
III - A boa administração de conflitos em organizações prevê um nível controlado da ocorrência de conflitos, para que a instituição mantenha-se longe da acomodação e, ao mesmo tempo, não seja prejudicada quanto ao alcance de seus objetivos.
IV - A gestão de pessoas deve deixar claro que o alcance dos objetivos institucionais não tem relação nenhuma com o alcance dos objetivos individuais.
Estão corretas:
	Quest.: 1
	
	
	
	
	I e II;
	
	
	I, II e III;
	
	
	II e III;
	
	
	II e IV;
	
	
	III e IV.
	
	
	2.
	Leia as afirmações sobre recrutamento de pessoal.
 I  O recrutamento interno é voltado à busca e ao aproveitamento do pessoal interno para o preenchimento da vaga existente, ou seja, para os indivíduos que já se encontram dentro da organização ¿ por meio de promoções, transferências internas e/ou remanejamentos.
II O recrutamento externo é a busca de um candidato de fora da organização ¿ no mercado do trabalho ou em outras empresas ¿ para o preenchimento da vaga existente. 
III  O recrutamento interno proporciona o ingresso de pessoas com novas experiências e percepções, e também novos conhecimentos, que podem colaborar para a competitividade da organização. 
IV  O recrutamento misto é a mistura do recrutamento interno e externo.
Estão corretas:
	Quest.: 2
	
	
	
	
	I, II e III;
	
	
	III e IV.
	
	
	I, II e IV;
	
	
	I e II;
	
	
	II, III e IV;
	
	
	3.
	
Leia atentamente as afirmações abaixo.
I - No campo individual motivacional existem dois tipos de fatores: os higiênicos ou extrínsecos e os motivacionais ou intrínsecos.
II - As necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância no comportamento humano, sendo que na base da pirâmide se encontram as necessidades mais baixas e recorrentes, que são as fisiológicas e de segurança.
III - O que motiva o homem dentro de seu trabalho é o conteúdo do cargo o qual ocupa.
IV - As necessidades mais difíceis de serem alcançadas são as de auto realização, as quais se manifestam profissionalmente, através dos aspectos de ética, de independência e de obtenção de resultados. 
V - Essa teoria busca explicar como as pessoas se comportam ao buscar a satisfação de suas necessidades primárias apenas.
Referem-se à Hierarquia das Necessidades Humanas, de Abraham H. Maslow:
	Quest.: 3
	
	
	
	
	II e IV;
	
	
	I;
	
	
	I e II;
	
	
	IV e V.
	
	
	II e III;
	
	
	4.
	Marque a alternativa incorreta.
	Quest.: 4
	
	
	
	
	O termo empowerment traz as mesmas características, exigências e dificuldades inerentes ao antigo e conhecido processo de delegação, com a diferença que enfatiza a tomada de decisão do indivíduo sobre as coisas que interferem diretamente sobre o seu desempenho.
	
	
	A delegação pode ser considerada como uma extensão de autoridade, que acontece quando um tomador de decisão transfere este poder para algum subordinado.
	
	
	O termo empowerment significa dar autonomia às pessoas para que efetivem as mudanças necessárias ao ambiente de trabalho e a tomada de decisões pertinentes ao seu nível hierárquico.
	
	
	Empowerment é o termo usado para designar o processo de delegação e atribuição de tarefas, acrescido do poder para decidir sobre elas.
	
	
	O termo empowerment enfatiza a tomada de decisão do superior do colaborador, baseada no desempenho deste.
	
	
	5.
	Hoje, o contexto das organizações exige uma nova forma de administração de talentos e de capital intelectual. Dessa forma, a Gestão de Pessoas deve ver as pessoas como:
I - elementos importantes para a instituição, que precisam de programas de benefícios e incentivos constantes para o seu aperfeiçoamento.
II - parceiras da organização, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros proativos. 
III - parceiras passivas da organização, que devem obedecer a ordens já planejadas e organizadas por seus superiores, responsáveis pela gestão da organização. 
IV - parceiras da organização, cujo desempenho deve ser focado no alcance de objetivos individuais.
Estão corretas:
	Quest.: 5
	
	
	
	
	III e IV.
	
	
	I e II;
	
	
	I, II e IV;
	
	
	I, II e III;
	
	
	II, III e IV;
	
	
	6.
	
Leia atentamente as afirmações abaixo.
I  O uso de grupos no ambiente de trabalho é cada vez mais comum, visto que gera sinergia, que é o esforço coordenado, onde esforços individuais resultam em um nível de desempenho superior do que a simples soma das contribuições individuais.
II Grupo consiste na união de pessoas que, além de terem uma meta em comum, atuam de forma a colocar os objetivos do grupo acima dos interesses que elas próprias têm dentro dele. 
III Equipes funcionais cruzadas ou interfuncionais são equipes formadas por meio da junção de conhecimentos e habilidades de indivíduos vindos de várias áreas de trabalho, no sentido de trazer soluções para os problemas operacionais.
Está(ão) correta(s):
	Quest.: 6
	
	
	
	
	III.
	
	
	II;
	
	
	I, II e III;
	
	
	I e III;
	
	
	II e III;
	
	
	7.
	Marque a alternativa incorreta.
	Quest.: 7
	
	
	
	
	O comportamento organizacional investiga, particularmente, questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, diversidades, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que influenciam os indivíduos e as equipes na organização.
	
	
	A mudança organizacional refere-se a qualquer alteração significativa, articulada, planejada e operacionalizada pela organização, que tenha o apoio e a supervisão da administração superior e altere os componentes de cunho comportamental, estrutural, tecnológico ou estratégico da organização.
	
	
	O ser humano tem uma tendência natural ao comodismo, o que dificulta o trabalho do gestor de qualquer instituição.
	
	
	A cultura organizacional está relacionada à forma como os funcionários percebem a organização, estando ligada ao grau de motivação das equipes na organização.
	
	
	Missão organizacional é a razão de ser da organização e explicita o campo dentro do qual a organização já atua ou pretende avaliar sua futura atuação, alocando seus negócios, produtos
Luiza
Luiza fez um comentário
gostaria de saber a resposta da alternativa 6
0 aprovações
Carregar mais