Buscar

APOL 3 Sistemas de Produção de Bens e Serviços e Materiais e armazenamento NOTA 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Sistemas de Produção de Bens e Serviços
O controle dos estoques é um dos desafios diários das organizações, tanto para as indústrias, quanto para os varejistas. O fato é que se a empresa decide gerenciar e controlar todos os estoques de todos os produtos da mesma forma, o processo se torna oneroso e lento, então para auxiliar nesse processo as empresas utilizam a classificação ABC. 
A partir do enunciado, analise as sentenças a seguir: 
I – Os itens de classe C são itens de alto valor agregado e por isso necessitam de controle mais rígido.
II – A classificação ABC é utilizada para organizar os itens por ordem de importância para o processo produtivo. 
III – Utilizar a classificação ABC auxilia o gestor de estoques a identificar os itens críticos dos itens básicos.
IV – Os itens da classe A representam baixo valor de investimento e sua falta é percebida no momento do uso. 
V – Os itens da classe B possuem quantidades e valores intermediários no modelo de classificação ABC.
É correto o que se afirma em
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	IV, apenas.
	
	C
	I e IV apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	II, III e V apenas.
Questão 2/5 - Logística: Materiais e Armazenamento
Leia o trecho da matéria: Onde localizar os Centros de Distribuição?
Quando se trata de escolher um local para um centro de distribuição, vários fatores afetam a decisão.
A estratégia de distribuição de cada empresa é diferente, porém no processo de decisão de onde localizar seu centro de distribuição, vários atributos principais da cadeia de suprimentos precisam ser avaliados inicialmente. São eles:
Localização na cadeia de suprimentos.
A localização geográfica tem uma influência muito importante nos problemas de distribuição da cadeia de suprimentos. Se a sua função for a de executar atividades logísticas primárias, por exemplo, alimentar o estoque gerenciado pelo fornecedor em uma grande instalação de manufatura, a necessidade principal será a de localizar o centro perto de seu cliente. Entretanto, se o centro for destinado a finalidades logísticas secundárias, por exemplo, distribuir produtos acabados para um mercado de consumo em massa, sua localização será mais direcionada pela necessidade de uma centralização geográfica. (...)
Fonte da questão: Matéria da Revista: IntraLOGÍSTICA do site do IMAM: Onde localizar os Centros de Distribuição?
 
Disponível em: http://www.imam.com.br/consultoria/component/docman/doc_details/99-onde-localizar-os-centros-de-distribuicao?Itemid=
A partir do trecho da matéria analise as proposições a seguir:
I – A decisão sobre a localização de um Centro de Distribuição (CD) deve considerar questões como distâncias dos clientes e dos fornecedores para garantir nível de serviço e custos compatíveis com o mercado.
Porque
II – O papel de um Centro de Distribuição (CD) é reduzir distâncias através de uma localização estratégica e com isso deixar o estoque mais próximo do público consumidor oferecendo agilidade para a distribuição.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa,  e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/5 - Logística: Materiais e Armazenamento
Leia o trecho a seguir:
Docas de carga – em vez de serem locais perigosos para se trabalhar – podem ser equipados para uma segurança muito maior do funcionário, bem como produtividade superior. Na pior das hipóteses, uma doca de carga é uma zona de perigo. Na melhor, é um local de trabalho seguro e produtivo. E sem os equipamentos e práticas corretas, a diferença entre o primeiro e o último pode ser menor do que você imagina.
Fonte: BANZATO (2003) p. 227
A partir do texto, analise as sentenças a seguir e marque V para Verdadeiro e F para Falso em relação a elementos que auxiliam a tornar as atividades nas docas mais seguras e produtivas.
I. Para uma doca segura é importante investir em equipamentos de movimentação interna, em EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e em capacitação da mão de obra.
II. Para uma doca segura é importante investir em caminhões novos, sistemas informatizados de gestão de ativos, limpeza frequente das estanterias porta pallets.
III.Para uma doca segura é importante investir em lixeiras de coleta seletiva, em manutenção dos leitores de código de barras e na manutenção de torneiras e bebedouros.
IV. Para uma doca segura é importante investir em iluminação adequada, em ventilação do espaço e em manutenção dos equipamentos de movimentação interna utilizados.
Agora marque  a alterntiva que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V, V, F, F.
	
	B
	F, F, V, F.
	
	C
	F, V, V, F.
	
	D
	V, F, V, V.
	
	E
	F, F, F, V.
Questão 4/5 - Sistemas de Produção de Bens e Serviços
Para saber quanto produzir de determinado produto é preciso saber quantos clientes desejam comprá-lo. É difícil para uma empresa ter essa informação exata, mas através de uma eficiente gestão da demanda, consegue-se números aproximados da realidade. Essa tarefa é considerada essencial para uma boa programação da produção.
O setor de PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção) recebe informações sobre a gestão da demanda dos seguintes setores:
	
	A
	Contabilidade e Compras.
	
	B
	Financeiro e Assistência técnica.
	
	C
	Manutenção industrial e Engenharia de produto.
	
	D
	Marketing e Vendas.
	
	E
	Logística e Suprimentos.
Questão 5/5 - Sistemas de Produção de Bens e Serviços
A Cadeia de Suprimentos é um grande processo onde empresas de distintos segmentos (fornecedores de matérias primas, de serviços, de transporte, transformadores, montadores de kits, entre outros) desenvolvem suas operações com o mesmo objetivo: atender a empresa focal (empresa cliente - dona da cadeia de suprimentos).
A partir desse conceito simplificado sobre Cadeia de Suprimentos, analise as sentenças a seguir que versam sobre a importância do controle das informações: 
I. O fluxo de informações na Cadeia de Suprimentos requer coordenação por parte da empresa focal e cooperação dos demais elos.
II. A correta gestão da Cadeia de Suprimentos exige fluxo de informações rápido e assertivo e para isso, utilizam-se ferramentas tecnológicas.
III. A troca de informações entre os elos da Cadeia de Suprimentos é uma atividade dispensável se cada um fizer sua parte.
IV. A qualidade do fluxo de informações na Cadeia de Suprimentos pode ser mensurada pela quantidade de problemas que os elos enfrentam.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V, V, F, V.
	
	B
	F, V, F, V.
	
	C
	V, V, V, F.
	
	D
	F, F, F, V.
	
	E
	V, F, V, F.
	1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes