Buscar

conceitos basicos genetica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE SINOP
FACULDADE DE PSICOLOGIA
CONCEITOS GENÉTICOS BÁSICOS
O que é Genética ?
 A ciência que estuda a variação e a transmissão de características de uma geração para outra é chamada de : Genética. Dentro desta definição encontramos a variação genética , que é o intervalo dos possíveis para uma característica e esta é influenciada pela hereditariedade.
 A hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução. Essa informação genética é transmitida através dos genes.
O que é ambiente ?
 Em genética a palavra ambiente é a combinação de todos os fatores, exceto os genéticos, que podem afetar a expressão dos genes. Portanto , vacas com a mesma genética irão produzir quantidades diferentes de leite se estão em ambientes distintos
Genótipo e Fenótipo
	
 O termo “fenótipo” é empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais, ou seja, é o valor de uma característica, é o que pode ser observado e medido. Porém o fenótipo muda continuamente para algumas características durante a vida do indivíduo. Portanto o fenótipo não é um indicador confiável do genótipo
 O termo “genótipo” refere-se à constituição genética do indivíduo, ou seja, aos genes que ele possui, são características fixas de um organismo 
O material genético
 O material genético esta localizado no núcleo de cada célula do corpo. Exceto pelas células reprodutivas do corpo e algumas outras exceções. Quando as células se dividem, o material genético se organiza em cromossomos. Cada cromossomo têm outro parceiro que têm o mesmo cumprimento e forma. 
 Os genes são uma unidade básica da hereditariedade, onde contém a informação genética responsáveis pela expressão de uma característica em particular. Os genes se localizam ao longo dos cromossomos.
 O gene é composto pelo ácido desoxirribonucleico, sua função é transportar a informação necessária pela síntese de proteína.

Outros materiais