Buscar

Estudos Dirigidos I II III IV - Corrigidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ed 1
1. Qual foi a contribuição de Pasteur para a microbiologia?
Pasteur conseguiu provar sua teoria de que os micróbios presentes no ar eram os responsáveis por todo o processo de contaminação. Mudando então o conceito de geração espontânea e mostrando a importância do conhecimento de microrganismos.
2. Qual a diferença principal entre uma célula procariota e eucariota?
As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação.
3. Quais os principais domínios de micro-organismos?
Os principais micro-organismos se encontram distribuídos em três domínios: BACTERIA, ARQUEA E EUCARIA
4. Qual é o tamanho aproximado dos agentes microbianos listados abaixo:
Bactéria, Protozoários e Vírus
2µm, 200µm e 90nm respectivamente.
5. Dê a estrutura geral dos procariotos.
Apresentam uma parede esquelética (parede celular) externamente à membrana plasmática, com função de proteção. Dispersos no citoplasma ficam os ribossomos, auxiliando a síntese proteica, através da decodificação do comando enviado pelo material genético. Apresentam também pilus, fímbria, flagelo e cápsula.
O material genético desses organismos, geralmente se constitui de um único filamento emaranhado de DNA circular (ácido desoxirribonucleico) e este encontra-se mergulhado no hialoplasma da célula.
6. Qual é a estrutura geral dos eucariotos?
Possuem um desenvolvido sistema de membranas. Apresenta interior celular bem compartimentado, ou seja, uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso (RER), mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi. E individualização de um núcleo ou carioteca,
delimitado por membrana nuclear ou cariomembrana, restringindo em seu interior o material cromossômico.
7. O que são bacteriófagos?
Os bacteriófagos podem ser vírus de DNA ou de RNA que infectam somente organismos procariotos. São formados apenas pelo nucleocapsídeo, não existindo formas envelopadas. Os mais estudados são os que infectam a bactéria intestinal Escherichia coli, conhecida como fagos T.
8. Cite pelo menos 5 aplicações industriais e duas ambientais relacionadas aos micróbios.
Produção de biocombustíveis, produção de antibióticos, produção de alimentos, sintese de vitaminas e auxilio na digestão humana. A biorremediação bem como os ciclos biogeoquímicos devem ser mencionados face o papel primordial que alguns microrganismos desempenham.
Estudo Dirigido II
1) O que são biofilmes? Qual a importância dos biofilmes? 
Biofilmes são uma conglomeração de bactérias, funciona como uma barreira hidratada protetora entre as células bacterianas e seu ambiente. Ele facilita a sobrevivência sob condições adversas e insultos ambientais tais como radiação ultravioleta, estresses físico-químicos, dessecação e suprimento insuficiente de recursos nutritivos. 
2)Quais os principais componentes do envelope celular? 
O envelope celular é composto por uma parede celular, membrana plasmática e, nas bactérias gram -, membrana externa e espaço periplasmático.
3) A membrana citoplasmática das bactérias é formada por fosfolipídeos, proteínas transportadoras de nutrientes, proteínas sensoriais que detectam mudanças ambientais, enzimas que sintetizam peptideoglicana e hopanoide que confere a rigidez da membrana
4) Qual é a composição da membrana citoplasmatica das arqueas? 
A membrana citoplasmatica das arqueas é constituída por uma região hidrofobica formada por uma cadeia de isopreno, ligados covalentemente, o que compõe o fitanil. Ainda apresenta o glicerol, o qual é ligado ao fitanil por uma ligação éter.
5)Quais a funções básicas das membranas ? 
Além de compartimentar a célula, a membrana celular exerce atividades complexas: separa o meio intracelular do extracelular; funciona como barreira , controlando a passagem de solutos; fornece suporte físico para a atividade das enzimas; possibilita o deslocamento de substâncias pelo citoplasma; participa dos processos de endocitose e exocitose; interage com moléculas provenientes do exterior através de receptores específicos; sinal químico ou ligante. 
6) transporte passivo:
 difusão passiva: o soluto se movem para a região de alta concentração para a de baixa concentração para ter equilíbrio.
transporte ativo:
 translocação de grupo: a substância transportadora sofre uma    modificação química no momento que passa pela proteína transportadora e cai no citoplasma.
Ed 3
1) A parede celular de bactérias gram positivas é formada predominantemente de peptideoglicano (90%), exibindo várias camadas sobrepostas deste composto. Porém além disso, muitas gram positivas apresentam ácidos teicoicos ou lipoteicoicos (polissacarídeos anióticos aniônicos que contêm fosfato) ligados covalentemente a resíduos de ácido murâmico no peptideoglicano. O ácido teicoico atua como um sítio de ligação para autolisinas, podendo regular sua ação ao se ligar a prótons, e se liga a íons cálcio e magnésio para prevenir a difusão de substâncias. Já o lipoteicoico previne a fagocitose por outra célula ao se ligar à actina F e facilita a adesão à célula hospedeira.
2) As Gram-positivas possuem paredes celulares mais espessas, que confere a integridade da célula e determina a sua forma. Possui quase que totalmente um único tipo de molécula, sendo uma camada rígida e espessa de peptideoglicano que contribui para a fuga do sistema imune. Algumas possuem ácidos teicoicos ligados ao peptideoglicano covalentemente. Ainda podem ter o ácido lipoteicoico (um ácido teicoico ligado a um lipídio) que é um antígeno de superfície. Esse ácido serve de sítio de ligação para as autolizinas, que se ligam a H+, mantendo o pH da parede baixo.
-Peptideoglicana - composto por carboidratos e peptídeos 
-Acido Teicóico – é um polímero aniônico de glicerol ou ribitol fosfato
-Acido lipoteicóico - é um polímero aniônico de glicerol ou ribitol fosfato e fosfolipideos
3)Os principais componentes são os peptideoglicanos, espaço periplasmático e lipoproteínas e a membrana externa de composta por lipopolissacarídeos e porinas. 
4) Os peptideoglicanos formam apenas 10% de toda a parede celular das Gram- negativas, lhe conferindo uma função estrutural, além de impedir a função osmótica do citoplasma. Possui estrutura em malha cristalina formado a partir de amino-açúcares, N-acetilglucosamina e ácido N-acetilmurâmico . Enquanto os lipopolissacarídeos é composto por fosfolipídeos, proteínas e polissacarídeos ligados a lipídeos. Ele ajuda no reconhecimento do sistema imune, funcionando como um antígeno de superfície.
- Peptideoglicana- composta por açucares e peptídeos com função de proteção contra lise osmótica, - Espaço periplasmático semelhante ao gel, local de proteínas de transporte,enzimas, proteínas quimiotáticas,  - Lipoproteínas – composta por proteínas e lipídeos com a função de ancorar a membrana externa a peptideoglicana, - Membrana externa- lipopolissacarideos na face externa, fosfolipídios, porinas.
5) Cite as principais diferenças entre a parede celular de bactérias e arqueas.
Arqueas não possuem peptidoglicano, algumas possuem apenas pseudopeptidoglicano. No lugar disso possuem uma camada S.
As arqueas apresentam uma variedade muito grande nesta estrutura. Podem ter um pseudo peptideoglicana, com ligações β1(3 em vez de β1(4 composta por N-acetiltalosaminurônico e, vez do N-acetil murâmico; ter somente aminoácidos na forma L nos peptídeos enquanto as bactérias têm L e D; podem ter apenas a camada S envolvendo a membrana ; podem ter a camada S e uma bainha proteica e podem ter apenas uma membranaexterna.
6) Camada S - Uma camada formada por proteínas e glicoproteínas, é bastante definida com arranjos simétricos. Funções barreia a passagem de moléculas, proteção contra mecanismos de defesa do hospedeiro e prevenção a predação.
7) O que é capsula? 
Cápsula é uma camada espessa e viscosa situada externamente à parede celular. Constituída de polissacarídeos, é organizada e firmemente aderida à parede celular e também pode ser composta por  proteínas ou ainda uma mistura de ambos. Algumas bactérias como o Bacillus, possui a cápsula composta por proteínas. É mais uma barreira de proteção à célula (contra fagocitose ou bacteriófagos, por exemplo) e também auxilia os microorganismos na fixação no biofilme.
8) Alguns gêneros de bactérias, como Bacillus e Clostridium, formam esporos quando estão em condições críticas para sua sobrevivência. Descreva de forma sucinta o processo de esporulação e germinação.
Estágio 0:
célula vegetativa: o DNA se torna mais denso.
Estágio 1:
filamento axial e formação do septo.
 A célula sofre invaginação da membrana citoplasmtatica em 2 regioes da celula, atraves de receptores localizados na parte externa, estes detectam que não há nutrientes para a célula. Está [e Esta é a fase de duplicar o DNA, formando invaginação na membrana citoplasmatica
Estágio 2:
esporo em desenvolvimento.
Os septos migram se encontrando para individualizar uma parte do citoplasma,contendo: DNA,ribossomo. Elas se unem formando o septo.
Estágio 3:
*o septo do esporo cresce ao redor do protoplasto(engolfamento)
*formação do pré esporo.
*aparecimento do exosporio: formação do cortex primordial entre as duas membranas.
Estágio 4:
desidratação:perda de água, começa adaptação de calcio e sintese de acido dipicolinico.
Estágio 5:
incorporação de Ca2+;maior desidratação, produção de PPASs e ácido dipicolinico; formação das camadas da capa
Estágio 6:
maturação(desenvolvimento da resistencia ao calor e aos agentes quimicos)
Maturação das camadas cortex,desidratação, capa exosporio,core.
Estágio 7:
lise celular e liberação do esporo: sofre hidrolise atravé de enzimas que clivam a peptideoglicana e o esporo é liberado.
GERMINAÇÃO:
A germinação do esporo dá-se quando as condições de nutrição e umidade se tornam favoráveis ao desenvolvimento, em particular pelo que respeita a certos estimulantes. A germinação é irreversível e envolve rápidas alterações degradativas: o esporo perde sucessivamente a sua termo - resistência e o ácido dipicolínico; perde o cálcio e estas condições são favoráveis para o esporo voltar a ser célula vegetativa.
Ed 4
1) Proteínas e ácidos nucleicos.
2) O ferro é um componente essencial de citocromos e proteínas que têm ferro e enxofre, envolvido as nas reações de transporte de elétrons. Em condições anóxicas, o ferro é geralmente encontrado na forma ferrosa (Fe2+) sendo solúvel. Entretanto em condições óxicas, o ferro encontra-se geralmente na forma férrica (Fe3+), em minerais insolúveis. Para captar o ferro a partir desses minerais, as células produzem agentes ligantes de ferro, denominados sideróforos, os quais ligam-se ao ferro, transportando-o para o interior da célula.
3) ?

Outros materiais